UM FATO NOVO ? - "Dárcio fora de si ou dentro de si ?"
Na tarde desta Quarta-feira, dia 06 de Outubro, o ex-prefeito Samuel Araripe divulgou à imprensa, 3 novas gravações ( como parte da gravação original ), onde o vereador Dárcio Luiz de Sousa continua contando a história de uma reunião que ocorreu ( foi confirmada na nota do Presidente da câmara, Luis Carlos ) na residência do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos um dia antes da votação que estava marcada inicialmente para o dia 08 de Outubro ( Portanto, a gravação, segundo Davi Araripe, foi feita no dia 07 de outubro com Dárcio Luiz ) e a votação foi adiada para o dia 21 de outubro. O ex-prefeito Samuel Araripe recebeu orientação técnica e legal do seu advogado para realizar a gravação, segundo foi informado à imprensa.
O Conteúdo das novas gravações
Como sempre, o conteúdo é fragmentado, são 3 trechos da gravação total feita no dia 07 de outubro. O ex-prefeito já disse em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, que só quem irá ter a gravação na ÍNTEGRA é o Ministério Público, e como sabemos, o promotor Lucas Azevedo de Brito já "soltou" à imprensa há poucos dias, em entrevista ao repórter Ed Alencar, que "sobre os fatos que foram publicados recentemente na imprensa, o MP está em fase de investigação, e que em breve teremos novidades". Portanto, pelo tempo decorrido, entre a denúncia feita ( dia 10 de outubro ), pode-se presumir que a esta altura, até como parte necessária às investigações, a gravação na íntegra já estaria sob o poder do Ministério Público até prova em contrário.
O dado que diferencia este conjunto de gravações das demais, onde anteriormente nomes foram citados como participantes de um suposto esquema formado por 9 vereadores, que segundo Dárcio Luiz teriam ganho a quantia de 50 mil reais cada um, totalizando 450 mil reais para votarem contra o parecer do TCM nas contas do ex-gestor, é que nas gravações divulgadas hoje, não implicam em nomes que teriam recebido qualquer quantia, mas Dárcio ( E Samuel ) citam como se pertencentes a uma suposta espécie de complô para derrotar as contas do ex-prefeito na votação que haveria no dia seguinte.
Portanto, poder-se-ia deduzir pelo conteúdo, que existiriam aqueles que "naturalmente" já iriam votar contra o parecer, e como revelou o Dárcio Luiz, teria existido um grupo de 9 outros que precisaram de uma "forcinha" adicional ( ou uma espécie de garantia ), e teriam pedido algo mais a um ou a outro lado da questão. Somente as investigações que estão em curso é que poderão mostrar quem fala a verdade, quem procurou quem, e SE esta história dos 50 mil reais é verdadeira ou falsa, se não seria apenas um truque criado pelo próprio Dárcio Luiz para que ele mesmo se desse bem, pedindo o seu "algo mais" e incriminando outros vereadores e até o prefeito da cidade do Crato, sem que os mesmos tivessem qualquer conhecimento acerca disso, sendo portanto, inocentes de tudo.
Por outro lado, em conversa com colegas repórteres da imprensa, como Ed Alencar, acham muito esquisito que um grupo de vereadores se reúnam à noite na casa do prefeito na noite anterior a uma importante votação, a fim de discutir "calçamento" da cidade, como afirmou o Pres. Luis Carlos Saraiva, porque a chamada CASA DO POVO, a Câmara Municipal, é o local mais apropriado para a discussão dessas questões, e não, conforme disse o Dárcio, no "quarto do prefeito". Isso nos lembra a fala fatídica do Dep. Fernando Hugo semanas atrás, quando questionou se essa bendita reunião teria sido para discutir o sexo dos anjos, o sumiço da galinha preta, ou o paradeiro da perna do Saci-Pererê.
Das 3 gravações lançadas hoje na imprensa, pelo menos uma coisa poderia ser acrescentada ao "bolo" que já existe: "Que, de um lado, pode ter havido, segundo a fala do próprio Dárcio, um grupo de 9 que pediram o "algo mais", e um grupo maior, que poderia ser chamado de a "cúpula articulativa", que não implica necessariamente que tenha tido qualquer participação monetária, mas que estava incluso na reunião supra citada. Assim é que nomes como Rafael Branco, Florisval Coriolano e o próprio Luis Carlos teriam ido parar na lista do Dárcio ou citados por ele ( Ou ele inventou ? ). Mas isso é apenas uma leitura sobre o material lançado à mídia. Quem pode confirmar ou desmentir qualquer coisa dita pelo Dárcio Luiz que como ele mesmo disse "estava fora-de-si" ( E portanto, alguém que está fora de si, em tese não lembra de TANTOS DETALHES ) é o próprio Ministério Público. E afinal de contas, vamos esperar pelo posicionamento oficial. Como disse o Dr. Lucas, "em breve, teremos novidades".
PRIMEIRA GRAVAÇÃO:
"O mais forte para lhe derrotar chamava-se Fernando Brasil, e ele disse : "Samuel já ligou pra mim hoje 3 vezes, 4 vezes. Eu digo, Samuel não sabe nem...eu dizendo ao meu colega aqui, a, como é o nome do "fio de uma égua", Pedro...GALEGO, José Pedro da Silva, Eu disse, não, Galego, Samuel não sabe nem o número do meu telefone, ele não ligou pra mim não."
SEGUNDA GRAVAÇÃO
"não, o menino chegou lá, o Rafael Branco chegou lá...quem foi que foi..Samuel interrompe: "Luis Carlos, Rafael e..."
Dárcio: "Todos 3 me disseram assim, que Davi lá na hora disse:
Davi interompe dizendo: "Eu nem abri minha boca"
Dárcio continua: "Os votos de pinto de granja eu não tem nem medo...rapaz, tanto respeito que eu tenho por Davi, rapaz!"
Davi responde: Dárcio tu me conhece, trabalhou comigo 8 anos.
Dárcio: pois é, rapaz!
Guer: "Abriu nem a boca, Davi"
Dárcio: "E eles 3 são mentirosos ?"
Davi conclui: "São. Chama eles aqui! "
TERCEIRA GRAVAÇÃO
Aí, rapaz, o Pedro Alagoano chegou lá e disse: Ronaldo, rapaz, nós fomos maltratados lá por Samuel"
Samuel: "Você sabe que não foi. Não foi maltratado, o Luis Carlos assumiu o compromisso de colocar em votação amanhã."
Sobre material enviado à imprensa pelo ex-prefeito do Crato, Samuel Araripe