O Blog do Crato, presente à sessão da Câmara Municipal do Crato, nesta segunda feira (21), trará para seus leitores, um resumo em vídeo dos prós e contras, na votação das contas do ex-prefeito Samuel Araripe.
HOJE ME REPORTAREI A UMA LEITURA DE BASTIDORES, ENTRE OS PRÓS E OS CONTRAS, ENTRE O ONTEM E O HOJE.
A sessão desta segunda feira (21) na Câmara Municipal do Crato, teve um inicio de indecisão por parte do presidente Luiz Carlos, diante do pedido de suspensão da votação das contas do ex-prefeito Samuel Araripe, para a sessão de hoje (21) pedido do Dr. Boaventura, advogado do ex gestor, em respeito ao prazo ainda não vencido para o direito de defesa. Prazo este, que se expirava no transcorrer de todo o dia desta segunda feira. A sessão chegou a ser suspensa para uma reunião da comissão de orçamento e finanças e do departamento jurídico da câmara, onde decidiram que a votação seria mantida.
E assim se fez, foram (14) catorze votos pela desaprovação, contra (5) cinco a favor. Destes cinco a favor de Samuel, tiveram como justificativa, o parecer do “TCM”, que era favorável à aprovação, e assim seguiram os vereadores: Bebeto, Amadeu de Freitas, Guri, Jales Veloso e Guer.
Os que votaram pela desaprovação seguindo o parecer da comissão de orçamento e finanças da câmara são: Marquim do povão, Celso dos Frangos, Dárcio Luiz, Expedito Anselmo, Nando, Henrique Leite, Fernando Brasil, Galego da Batateira, Luciano Saraiva, Nágila, Paulo de Tarso, Pedro Alagoano, Tiago Esmeraldo e o presidente da casa, Luiz Carlos Saraiva. Estes, logo após a sessão, foram batizados pelos populares na platéia, como “os carrascos de Samuel”, mesmo o vereador Guer, tendo feito um apelo de consideração e apreço, antes da votação, aos velhos companheiros de outrora, aliados na bancada quando na gestão de Samuel. Entendia-se, numa referencia maior aos do mesmo partido, que lá se fizeram de “SURDO-MUDOS”.
Ao ocupar a tribuna antes da votação, o Dr. Boaventura, advogado de Samuel Araripe, fez a defesa do ex-prefeito, e condenou o não cumprimento da casa, no que reza a constituição, no caso do direito de defesa. Entre vaias e aplausos, o Dr. Boaventura disse para os presentes, em especial os vereadores que; “A vida é uma roda gigante, quem vaia hoje, poderá ser vaiado amanhã, quem acusa hoje, poderá ser acusado também amanhã”. Frases também usadas pelo vereador Amadeu de Freitas no seu discurso.
Ainda nos bastidores, os comentários foram diversos. Havia os que lembravam que o ex-prefeito Samuel, estaria pagando hoje, na mesma moeda, do que fez com Walter Peixoto. Outros achavam injustiça, uma vez que o “TCM”, não condenou as contas de Samuel, e classificava como perseguição política. Outros pareceres, condenavam a atual gestão, na formação de um complô político, para o caminho livre das eleições de 2014 e 2016, sem ameaça de Samuel na disputa. Outros lembravam a campanha de 2012.
Em suma, a sessão foi como um desafio, as ameaças do ex-prefeito Samuel Araripe, quando acusou a existência de alguns vereadores, sem declinar nomes, que tentaram lhe extorquir dinheiro, para aprovarem suas contas e que ele prove.
A pergunta a gora é: “QUEM VAI PROVAR, QUEM É QUEM? É SAMUEL OU A JUSTIÇA? O povo quer saber!!
Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato
www.blogdocrato.com