O fortalecimento de cursos de pós-graduação na Universidade Regional do Cariri (URCA) tem sido constante nos últimos anos. Na última sexta-feira, foi realizada aula inaugural do Doutorado Interinstitucional em Direito (Dinter de Direito), parceria da URCA com o Programa de Pós-Graduação em Direito, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná. Esse é um dos quatro nos últimos anos, aprovados pela URCA em parceria com outras instituições de ensino superior do País. Também foi iniciado o Dinter em Artes, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além da seleção do Dinter em Engenharia, pela Unep.
A Reitora destacou a importância do doutorado, principalmente por conta do destaque do Curso de Direito, de mais de quatro décadas de implantação e atualmente entre os melhores do Brasil, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com o Selo OAB Recomenda.
Ela ainda ressaltou o raio de ação da Universidade, com abrangência de cinco estados da federação, atingindo mais de 100 municípios, para enfatizar a importância institucional no contexto de formação que a URCA envolve. No caso da área do Direito, segundo a Reitora, não há instituição da área que não tenha profissionais formados pelo curso nesses municípios, dentro dos relevantes serviços prestados à sociedade pela Universidade.
A solenidade contou com a presença do coordenador do curso de Direito, Professor Antônio Ambrósio, e o chefe de departamento, Ulisses Olinda. Além deles, o Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da URCA, Professor Apiano Feitosa, além da Professora Doutora da PUC, Danielle Anne Pamplona, ministrante da primeira disciplina da turma, e o Vice-Reitor da URCA, Professor Patrício Melo.
Outros dois cursos na área de Pós-Graduação, segundo a Reitora, deverão ser anunciados nos próximos meses, o Mestrado em Enfermagem, além do Doutorado na área de Bioprospecção Molecular. Para ela, a grande importância desses cursos reside no fortalecimento institucional, com a formação dos professores da URCA, credenciando a instituição para que novos cursos de Pós-graduação sejam implantados no futuro. Além disso, conforme Apiano, há um ganho financeiro para a Universidade, que em breve terá mais de 100 doutores em seu quadro. “Quanto mais pesquisadores no âmbito do mestrado do doutorado, mais investimentos em pesquisas e produção científica e isso representa um ganho importante para a URCA e Região”, afirma.
Para Otonite Cortez, esse é um momento histórico para a Universidade, que poder ofertar um programa de Doutorado em Direito. Ele ressalta o empenho do Professor Patrício nesse processo, além de destacar o coordenador do doutorado, Professo Pós-Doutor do Curso de Economia da URCA, Micaelson Lacerda.
I Festival do Livro é realizado na URCA e conta com grande participação
Dentro da I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades, foi realizado na URCA o I Festival do Livro, que contou com a presença de projetos e Sebos da Região, no intuito de levar aos estudantes e participantes do evento o melhor na literatura da área, dentre outros segmentos.
O evento foi realizado no Salão da Terra, no campus do Pimenta, e contou com grande movimentação, desde a última quinta-feira, dia 17, quando foi aberto o evento, até o último dia 21. O espaço contou com a exposição de trabalhos relacionados às artes, oficinas, e exposição de xilogravuras, com a participação da Lira Nordestina.
Ao espaço Plebeu, projeto desenvolvido pela professora doutora Adelaide Gonçalves, também esteve presente. Uma exposição foi realizada por meio do projeto, também no espaço do Salão da Terra. Na sede administrativa do Geopark Araripe aconteceu exposição de vários vídeos.
Unidade Descentralizada da URCA em Iguatu promove curso de Fisiologia do Exercício
A Unidade Descentralizada da Universidade Regional do Cariri (URCA) em Iguatu, por meio dos alunos da turma de Fisiologia do Exercício, sob a coordenação da professora e Mestra Glébia Alexa, realizou nos dias 20 e 21 de setembro, no auditório do Sesc, o curso de Fisiologia do Exercício.
O evento teve como palestrante o Prof. Dr.Alexandre Sérgio Silva, especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina. Mestre em Saúde Coletiva e Doutor em Ciências da Motricidade pela UNESP - Rio Claro, e professor da Universidade Federal da Paraíba, onde atua como pesquisador.
O curso tem como objetivo criar condições, por meio de fundamentação teórica e aplicação prática, para o pleno entendimento da aplicabilidade da Fisiologia do Exercício na prática diária requerida por diferentes demandas. Na solenidade de abertura, na tarde do dia 20 de setembro, marcaram presença além do palestrante, o Diretor Geral da Unidade, Professor Ivo Ferreira e o Coordenador do Curso de Educação Física em Iguatu, Prof. Jayme Xavier, e a organizadora do Curso, Professora Glêbia Alexa. (Redação e crédito das fotos: Luiz Vasconcelos - www.iguatunoticias.com)
Livro Discurso Político no Folheto de Cordel será lançado dia 25 no Cariri
A Professora Dra. Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro, do Departamento de Letras da Universidade Regional do Cariri (URCA), lança, no próximo dia 25, no Salão de Atos da Instituição, às 19 horas, o livro Discurso Político no Folheto de Cordel. O trabalho é vencedor do Prêmio Mais Cultura Patativa do Assaré, do Ministério da Cultura, na categoria Pesquisa em Literatura de Cordel.
De acordo com a pesquisadora, o livro trata, de uma análise do discurso político no contexto da cidade de Juazeiro do Norte, tomando como corpus os folhetos de cordel “Engana-me que eu gosto” e “Engana-me que eu gosto 2” , de Abraão Batista, matéria de jornal, panfletos e cartas anônimas aos eleitores.
Os dois polêmicos folhetos circularam nessa cidade por ocasião das eleições municipais do ano 2000. O primeiro deles foi proibido judicialmente de circular, por trazer imagem e dizeres considerados pela justiça ofensivos à figura feminina. Trazia também um discurso de “bestaferização” (demonização) da mulher e do comunismo. As análises são norteadas pelas teorias do discurso oriundas dos “diálogos e duelos” entre o grupo em torno de Michel Pêcheux e a Arqueologia do Sabe
Ainda conforme a autora, vivemos na “sociedade do espetáculo”, na qual “a mercadoria contempla a si mesma no mundo que ela criou. “Tais transformações atingiram também a fala política. Dos grandes debates ideológicos da década de 1970, passou-se para o império das formas breves e a hegemonia das imagens”, destaca.
Informações:
Universidade Regional do Cariri (URCA)