O Parque Grangeiro é uma das nobres áreas do Crato, onde não se compra um lote de terra de 6 X 30 por menos de 50 mil ou 80 mil reais. Por ser um local com panorâmica visual privilegiada e de clima agradabilíssimo, no Bairro residem juiz de direito, promotor de justiça, jornalista, advogado, medico, empresário, secretário municipal e vereador. Embora seja perto do centro da cidade, os investimentos públicos ali não tem sido prioridade das administrações municipais. As duas grandes obras publicas construídas no Bairro são caducas.
A primeira foi a eletrificação feita pelo ex prefeito Pedro Felício Cavalcanti há mais de 40 anos atrás e a outra foi o calçamento em pedra tosca e instalação do abastecimento de água feito pelo ex prefeito Walter Peixoto há 30 anos passados. No Bairro não tem uma rua asfaltada, não tem uma praça, não tem esgoto sanitário, não tem supermercado, uma loja de material de construção, boutique, frigorífico, e nem farmácia. Quem quiser comprar um comprimido de um real para dor de cabeça, por exemplo, terá que ir ao centro, pagando 4 reais de mototaxi pra ir e mais 4 reais para vir e o remédio finda saindo por 9 reais. O transporte publico coletivo que a população usa é um ônibus que passa fora do Bairro em direção ao Grangeiro. Mulheres grávidas, crianças, idosos e deficientes físicos que precisam do serviço são obrigados a se deslocar até 500 metros até a avenida para se expor ao sol quente a espera do coletivo.
A segurança publica praticamente é zero, os assaltos acontecem nas esquinas e esporadicamente, uma vez por outra, passa uma viatura do policial. Para completar, vem faltando água de dia e energia de noite. As sucessivas oscilações no sistema elétrico do Bairro, já queimou aparelhos eletrônicos de muita gente e fato foi comunicado a COELCE e nenhuma providencia ainda foi tomada.
O Parque Grangeiro já elegeu três vereadores para uma só legislatura. Luiz Wellington, que hoje é empresário lojista, Valdetário Brito, que hoje é medico e Claudio Esmeraldo que atualmente é subsecretário de saúde do município. Sem falar em Enrile Pinheiro, que também foi vereador do Bairro e presidente da câmara. A maioria dos eleitores do Parque Grangeiro vota na urna que funciona no Rotary Clube e está entre as que registram o menor índice abstenções. Ou seja, a população votante do Bairro sempre tem comparecido maciçamente em todas as eleições. Nos últimos 50 anos não está na lembrança dos moradores a visita de um deputado ao Bairro, exceto em campanha eleitoral. Moradores esperam da atual gestão municipal os investimentos que o Bairro merece e precisa.
Wilson Rodrigues
Repórter e Membro Oficial do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe