Brasil tem primeiro presidiário deputado do mundo
O publicitário Mário Galvão em seu Twitter resumiu bem a situação diante da absolvição (pela Câmara de Deputados do Brasil) do deputado Natan Donadon, de Rondônia, que foi condenado a 13 anos de prisão em regime fechado por peculato e formação de quadrilha: "O país tem oficialmente o primeiro presidiário deputado do mundo". Donadon já havia entrado para a história como sendo o primeiro deputado a ser preso por corrupção, no cumprimento do mandato, desde a Constituição de 88.
(cfe. “O Globo”, na coluna de Ancelmo Góis)
Senador boliviano cogita pedir asilo a outro país
O advogado do senador boliviano Roger Pinto Molina em Brasília, Fernando Tibúrcio, reuniu-se ontem com um embaixador de um "terceiro país" para sondar a possibilidade de protocolar, se necessário, pedido de asilo diplomático para o senador. Segundo o advogado, o embaixador respondeu que o asilo é tecnicamente "possível", mas antes precisava consultar seu chanceler. Segundo o advogado, Molina buscará asilo nesse outro país caso haja "politização" na análise de seu pedido de refúgio no Brasil.
(transcrito de “Folha de S.Paulo”, 30-08-2013)
Médico da ilha-prisão já sabia da vinda dos cubanos há pelo menos seis meses
Professores brasileiros viajaram para diversas regiões de Cuba para ensinar português e passar informações sobre o SUS aos médicos
Médicos cubanos recrutados para trabalhar no Brasil recebem aulas de português e informações sobre o Sistema Único de Saúde há pelo menos seis meses. Mesmo sem a formalização de um acordo, professores brasileiros, usando material didático do Mais Médicos, viajaram para diversas localidades de Cuba para iniciar a formação dos profissionais, em uma sinalização de que o governo há tempos trabalha com a meta de trazê-los para o País. "Agora é só revisão. Boa parte do conteúdo aprendemos lá", assegurou o médico Alfredo Rousseaux, que desembarcou semana passada em Brasília para um estágio de três semanas. "Um dos professores daqui conheço de vista, já deu curso lá em Cuba", completou.
(transcrito de “Estado de S.Paulo”, 30-08-2013)
Abaixo, duas “Cartas de Leitores”, publicadas no “Estadão” desta 6ª feira, 30
Risco de desobediência civil no Brasil
A opinião foi publicada no Estadão desta 6ª feira. A conferir. “A Câmara dos Deputados não cassou o mandato do parlamentar que está preso em regime fechado. E ele tampouco perderá o mandato por um terço de faltas a sessões ordinárias porque o suplente tomou posse até que o deputado condenado possa voltar ao mandato ao passar para o regime semiaberto. A decisão política de não cumprir uma decisão judicial pode estimular a desobediência civil no País”. – Luiz Roberto da Costa Jr – e-mail: rcostajr@uol.com.br – Campinas (SP)
Ações da ministra e senadora “socialista” Marta Suplicy (PT-SP)
Nossa ministra da Cultura, Marta Suplicy, pretende conceder R$ 7 milhões da Lei Rouanet para que os estilistas Pedro Lourenço, Alexandre Herchovitch e Ronaldo Fraga possam participar da belezura de uma semana de moda a ser realizada em Paris em março de 2014. Ela explicou que esses desfiles vão ajudar a promover a imagem do País no exterior. Tem toda razão, num país onde existem mais de 50 milhões de miseráveis, vai chamar a atenção essa afronta de gastar uma fortuna em profissionais que labutam na alta sociedade do País, onde se torram fortunas em roupas e futilidades. Achamos que o Brasil tem a ministra que merece, sua visão social é limitadíssima. O povo que relaxe e goze com as migalhas de seus brioches. Ela bem que poderia seguir o caminho do ex-ministro Patriota”...
João Henrique Rieder – e-mail: rieder@uol.com.br – São Paulo (SP)