Em Reunião no dia 02 de Agosto a direção do Partido Comunista do Brasil, discutiu e deliberou como resultado de seu debate interno a aprovação de nota oficial acerca da transferência do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante. O PC do B de Crato, compreende claramente que antes da tomada de decisão da retirada ou não do referido parque faz-se necessário um forte e amplo debate com a população cratense, com todos os setores da população, sobre este tema.
Entendemos, portanto que seja necessário, o uso de instrumentos democráticos de escuta e participação popular , a exemplo de verdadeiras audiências públicas, plebiscitos, referendos que envolvam todos os seguimentos da sociedade seja, sindicatos, juventude, associações de bairro, lojistas a própria universidade , estudantes, enfim todos os segmentos que queiram fazer a discussão.
Um projeto como a do deslocamento do Parque, e tudo o que ele representa para a população cratense, mantém características subjetivas como a manutenção sinestésica da memória e seu permanente dialogo com a construção histórica de seu povo, bem como aspectos que envolvem e questionam a própria realidade concreta, sendo transversa sobre um novo olhar para cidade no que tange ao seu espaço (vias de acesso, mobilidade,transporte). Emergem outras questões igualmente polêmicas e muito urgentes, como: a privatização de espaços públicos, excluindo o trabalhador do lazer, mantendo-o mais uma vez sobre o tacão da exploração desenfreada, seja pela limitação ao acesso da área de show, seja pela maior importância dada ao Agronegócio em detrimento da Agricultura Familiar, importando e valorizando outras culturas comerciais, se sobrepondo à nossa cultura popular, de nossos artistas locais e regionais.
Existem, no entanto, outros argumentos contrários a permanência do parque, que precisam ser esclarecidos e colocados a público, localização do novo parque, seu tamanho,as vantagens para os que defendem a saída. O PC do B condena a forma como está sendo conduzido a possibilidade de retirada do Parque e defende mecanismos ampliados de escuta qualificada com o povo, ao mesmo tempo que repreende toda decisão tomada a revelia do povo cratense, ou seja sem a sua participação. Para tanto, o PC do B reconhece o legítimo direito da população e dos movimentos sociais que se levantam de forma corajosa e democrática no intuito de fazer o debate,apóia a permanência do parque e orienta seus militantes e filiados a participarem das lutas do povo do Crato, como também conclama a sua militância e simpatizantes a fomentar e esgotar o debate com a população sobre o eixo central da EXPOCRATO de posse das seguintes bandeiras:
1-Requalificação e modernização do parque de exposição;
2-Discussão sobre as propostas de requalificação dos espaços urbanos que dialogue com mobilidade;
3-Por uma política que contemple um sistema público de transportes;
4-Exigência de uma prestação de contas dos dividendos auferidos pelos promotores da festa e a municipalidade;
5- Abaixo a privatização da festa! e das áreas locadas, que a expocrato entre no calendário das Férias no Ceará do Governo do Estado, portanto, com shows gratuitos e de qualidade;
6- Discussão de um novo Plano Diretor para cidade, que contemple as demandas, de mais vias de acesso, e melhor mobilidade; sob a ótica do estatuto das cidades.
7- Valorização das manifestações culturais de tradições no local do parque;
8- Por 2% do FPM e outras receitas para a cultura de nossa cidade, para resgatarmos o título de Cidade da Cultura.
9- Respeito a Lei da meia cultural e de transporte;
10-Defesa da Autonomia Universitária da URCA, garantindo-lhe dotação orçamentária própria que fortaleça as ações de Ensino Pesquisa e Extensão
Direção Municipal em Crato, em 03 de Agosto de 2013
Samuel Duarte Siebra