No final de dezembro do ano passado ( 2012 ) uma revista comemorativa alusiva aos 48 anos da SAAEC ( Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato ) contendo prestação de contas referentes aos 8 anos de gestão encomendada pelo então ex-presidente Dr. Procópio da Silveira, foi impressa em uma gráfica do Crato com aproximadamente 800 exemplares, e estas, após a troca da presidência e de gestão, nunca vieram a público. ( O porquê ninguém sabe ).
As revistas foram entregues pela gráfica, mas não foram distribuídas. Eu possuo 3 exemplares da revista, quando foram distribuídos na primeira "fornada" cerca de 50 exemplares entre os funcionários da empresa e pessoas que nela trabalharam, no dia da viagem do ex-presidente à Fortaleza, já que fui o revisor de todos os textos contidos nela.
Conforme os senhores poderão observar através das fotos aqui em anexo, a revista contém textos técnicos, dentre eles, estratégias administrativas operacionais, diagnóstico dos sistemas de distribuição de água e coleta de esgotos no Crato, História da expansão da rede de distribuição de água, levantamento dos bairros que mais sofriam com o problema da falta de água, abastecimento da Vila Gregório, Conjunto Recreio, Sítio Bucanhãs, Bairro Seminário, Análises dos problemas de água dos distritos do Crato, Reportagem sobre a troca de 15Km de tubulação de amianto por PVC, Perfuração de Poços profundos do Crato, Sistema de Adução da Fonte Serrano, Evolução física e gerencial, modernização da empresa, mapeamento da distribuição de água no Crato, Estudo técnico e propostas para o tratamento de água de bairros que sofrem com o problema de sujeira na água, análise sobre a sustentabilidade ambiental e a preservação dos aquíferos, reportagens sobre o necessidade da preservação da água, dicas de como economizar água, Estudo técnico sobre a Vulnerabilidade do Aquífero Rio da Batateira, utilizando o método GOD, escrito por 5 engenheiros com pós-graduações em recursos hídricos, Engenharia urbana, professores de Universidades, crônicas de pessoas ilustres do Crato, como Dr. Pedro Luis Camelo, Promotor de Justiça, reportagens sobre a Feira do Crato e a necessidade da preservação do Patrimônio Histórico, escrito pelo radialista Antonio Vicelmo, Reportagem sobre tubulações de amianto, que são cancerígenas, escrito pelo Instituto Nacional do Câncer - INCA, O mercado de água, transporte internacional de água e o papel das transnacionais, Tentativas de Privatizações da SAAEC, Tarifa Social como um bem público da cidade, Agradecimentos e colaboradores na confecção da Revista, dentre outros temas abordados.
Quando já em Fortaleza, dois dias depois da viagem, Dr. Procópio da Silveira me telefonou, pedindo que eu fosse, se possível até a sede da SAAEC, verificar denúncias de que alguém da nova administração estaria bloqueando a entrega da revista ao público e se era verdade que as revistas estariam presas numa das salas da SAAEC, e impedido o acesso por parte dos funcionários pela nova gestão.
O fato é que a revista nunca circulou ( Mas nós ainda iremos investigar este caso ), e nela foram gastos cerca de R$ 8.000,00. A revista, com todas as suas seletas reportagens, história da SAAEC e um balanço geral do que a SAAEC fez no Crato nos últimos 8 anos é acima de tudo, um patrimônio da população, uma prestação de contas que o povo merece e precisa conhecer. Não deve ser escondida ou destruída ( conforme denúncias que já recebemos ).
Para que alguém brilhe, não é necessário tentar destruir o brilho daqueles que o antecederam, e dedicaram sua vida e seu trabalho a uma causa. Só é necessário que se trabalhe também, a fim de que seus próprios méritos possam colocá-lo(a) na história também. Deixemos que a história julgue os fatos. Aí estão fotos da revista, e depois, poderei providenciar cópia da revista na íntegra, em PDF para distribuição em massa para o conhecimento de toda a população cratense. A verdade jamais pode ser mascarada ou sufocada.
Dihelson Mendonça - Revisor da Revista Comemorativa da SAAEC 2012