Amigos, o que irei relatar nas próximas linhas não é estória de ouvi contar; É um caso real, que aconteceu comigo na última sexta-feira, quando precisei renovar a minha Carteira Nacional de Habilitação no DETRAN/Cariri.

Há muito tempo que nós caririenses somos aviltados em nossos direitos de cidadão. Pelos altos impostos que pagamos aos governos, deveríamos ter um tratamento privilegiado; Já que a carga tributária do Brasil é uma das maiores do mundo, pelo menos os cidadãos deveriam ser tratados com dignidade. Infelizmente não é isso que acontece.
Na sexta-feira passada ( 11 de Janeiro ) fui renovar minha carteira de habilitação que se encontrava vencida. Para quem mora no Crato, já é um saco ter que se deslocar até a cidade vizinha para dispor de um serviço que deveria ter em sua cidade ( E tinha, só que levaram daqui ). Imagina como deve ser para quem vem de muito mais longe, ou se encontra doente e debilitado...Como é que fica ?
Chegando no DETRAN de Juazeiro às 10:00, o local se encontrava abarrotado de pessoas vindas dos mais distantes rincões do Cariri. A estrutura do local é precaríssima, com 5 filas intermináveis, sem vagas de estacionamento, aparelhos de ar-condicionado com defeito, apenas 3 dos 8 guichês funcionando para atender centenas de pessoas por dia sem revesamento ( Quando saem para almoçar, o serviço praticamente pára, e as pessoas precisam esperar ). Logicamente, o Banco fecha às 14:00, o que impede que a maioria das pessoas só consiga realizar a renovação em vários dias de tentativas, porque em cada dia, apenas uma parte dos trabalhos consegue ser feita.
O PURGATÓRIO E O INFERNO DE DANTE ( A FORNALHA )
Renovar a sua carteira de Habilitação no Detran de Juazeiro é um verdadeiro purgatório, para não dizer um Inferno ( O calor beira os 40 graus ). Há meses eu adiava, ao temer as inúmeras histórias escabrosas que se ouvia de lá, tipo, que alguém se dirigiu ao local às 05 da manhã para sair às 14:00 enfrentando filas DE PÉ. No meu caso, cheguei às 10:00 e tive que enfrentar não uma, mas 5 filas. Primeiro, você pega uma senha no balcão e entra na primeira fila. Meu número era o 254. A chamada estava ainda na 138, por aí vocês tiram como foi a coisa. Num calor beirando os 40 graus e com gente passando mal por todo lado, tentei me manter calmo e seguir nesse calvário. Ao chegar a vez da minha senha, 254, recebi uns documentos para pagar uma taxa no banco. Dentro do próprio DETRAN, existe uma agência bancária de apenas 1 ( Hum ) funcionário para dar de conta de centenas de pessoas por dia. Além das pessoas que pagam suas taxas no local, uma empresa de vendas de placas e despachantes se aproveitam do espaço para colocar IDOSOS para trabalhar pegando lugar privilegiado na fila para pagamento, o que faz com que atrase ainda mais. Teve o caso de uma idosa que durante a manhã entrou 3 vezes na mesma fila, vinda de um despachante, e demorando quase meia hora em cada vez pagando milhares de reais que o caixa levou uma eternidade para contar.
Pelo fato de eu, precavidamente, levar uma equipe de 4 pessoas comigo para facilitar as coisas, deixei uma pessoa na fila do banco esperando, enquanto eu ficava na fila principal. Depois de pagar a minha taxa no banco, fui para uma terceira fila, para tirar uma fotografia. Esta fila é bem menor, porque a maioria das pessoas desiste já na primeira fila, pelo calor, os maus-tratos em ter que ficar de pé por horas, e a falta de ar-condicionado. Depois de tirar a foto e por os dedos para as impressões digitais, você entra na quarta fila, que é a fila do exame médico, de vista ou psicológico. Depois desta fila e em geral após 5 hora de filas, ainda entra na quinta e última fila para receber o documento provisório de habilitação que vigorará por 1 mês.
Com o perdão da palavra, isso é uma verdadeira SACANAGEM para com o contribuinte Caririense. Como disse no início deste relato, pelo que nós pagamos, deveríamos ter um tratamento VIP. Pra que então, pagar esse fardo de tributos ao governo ? Porquê não desmembrar esse DETRAN de Juazeiro entre as várias cidades do Cariri ? Pelo contrário, fizeram foi acabar com a possibilidade de se renovar a carteira de habilitação em Crato.
Diz o velho ditado que cada povo tem o governo que merece.
Não sei. O que posso afirmar é que o tratamento que o DETRAN dá às pessoas aqui no Cariri é desumano. Aqui fica a nossa nota de indignação perante estes descasos, essa irresponsabilidade, essa falta de respeito e à dignidade humanas.
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA:
PARA RENOVAR A CARTEIRA DE HABILITAÇÃO, O CIDADÃO PRECISA ENTRAR EM 5 FILAS
Num calor beirando 40 graus, dezenas de pessoas se acomodam como podem, em Ar-Condicionado COM DEFEITO.
O Clima é de aborrecimento sem direito a reclamar. Reclamar a quem ???
Aí está um dos dois aparelhos de Ar-Condicionado com defeito:
Instalações precárias: Vejam só esses interruptores, dentro da agência Bancária, que a todo momento, alguém encosta e apaga as luzes:
Ainda dentro da agência Bancária: Ventilador para amenizar o calor num cubículo de pouco mais de 3 x 3 metros, ligado sem a menor proteção, com o risco dos usuários serem ELETROCUTADOS:
Assim é mais um dia de INFERNO no Detran de Juazeiro
Num total DESRESPEITO aos direitos do cidadão, que paga pesados impostos para receber em troca um tratamento de Merda.
Texto e Fotos: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Comentários dos Leitores:
Geraldo De Sousa Borges Verdade, passei por isso sem ,contar que o atendimento eh péssimo a omitia dos funcionários não estão nem ai , quando não conversando eh no cafezinho , sai passa uma eternidade para voltar , realmente eh um caos .
Luiz Vasconcelos Caro Dihelson, Aqui em Iguatu acontece a mesma coisa. É um verdadeiro descaso com as pessoas. Os funcionários não estão nem aí e dizem que o governo não dá estrutura de trabalho.
Sandra Raquel Pinheiro Dias Muito bem Dihelson Mendonça,temos que lutar pelos nossos direitos e recebermos tratamento nesses estabelecimentos dignos e humanos.!
Lusmário Rodrigues Valeu Dihelson Mendonça. Já estou tremendo só de pensar que em junho a minha vence.
Jesualdo Teles Araújo Cidadãos Cratense por favor não me interpretem mau, mas se meditarmos direitinho veremos que a culpa ñ é do DETRAN, também ñ é do governo, a culpa é minha a culpa é sua, pois permitimos q certas safadezas aconteçam, como saída do Detran de CRATO e só aceitamos quietos e omissos. Andorinha só ñ faz verão mas a união faz a força. UMA ALAVANCA COM UM PONTO FIXO NO ESPAÇO MOVEREMOS O MUNDO.
Raquel Lócio Ouvi de uma amiga aqui de Barbalha que esteve neste mesmo dia lá a mesma indignação... Inclusive, segundo consta, vários ar condicionados novos estão lá a algum tempo para serem instalados e ainda não foram. Falta direção? Susanne Xavier de Sá olha só que coincidência amiga!!!
Cris Alencar Você está coberto de razoes Dihelson Mendonça! Mas deixe-me tirar uma dúvida em relação ao desmembramento do Detran. Para que servem os "postos" como o nome Detran nas cidades do interior? digo isso porque moro em Mauriti e la existe uma unidae com o nome Detran...Apenas fachada para o que? Temos que reclamar e exigir nossos direitos, vamos fazer desse seu desabafo um protesto!
Cesar Coelho Como ja comentei no Blog, acho que a renovação da CNH deveria ser agendada por telefone, assim os usuarios so iria no dia marcado e o Detran melhoraria sua logistica de atendimento e claro que ai o Governo deveria tambem investir mais nas instalaçoes fisicas e capacitação dos funcionários.
Mozart Rolim Na minha opinião o problema é mais sistêmico. Em que lugar do Bra$il há serviços públicos de qualidade? Na imensa maioria, pagamos impostos nórdicos por serviços africanos. Não há boa gestão e os servidores, concordados, entram na zona de conforto e mu...Veja mais
Cláudio Iaronka Junior Brasil, mostra a tua cara!!!! Infelizmente só somos cidadãos para pagar impostos....VAMOS ACORDAR E REIVINDICAR NOSSOS DIREITOS! PROTESTO ORGANIZADO JÁ!!
Humberto Nobre meu caro, isso nao é so ai no Cariri. Depender de orgaos publicos é uma verdadeira peregrinaçao no Brasil. O povo nao reclama!!!
Giulliano Wagner Dihelson Mendonça, já li uma vez em seu blog sobre o iminente perigo de incêndio/explosão no Camelódromo de Crato.Realmente aquele lugar é um barril de pólvora. Caro ammigo, você poderia republicar ou fazer outra matéria sobre aquela "bomba chiando" em pleno centro da cidade.