31 dezembro 2013

Serra do Quincuncá - Por: Valdemir Correia de Sousa


Li hoje no Blog do Crato um interessante artigo do Dr. Carlos Eduardo Essmeraldo, sobre uma inauguração de rede elétrica na vila de Quincuncá em Farias Brit. O artigo, me fez lembrar um fato que aconteceu, comigo há cerca de uns 40 anos atras.

Januario Feitosa, candidato a deputado estadual, agendou com Dona Neuza Leal, na epoca fazendeira e líder politica naquele distrito, uma visita aquele lugar, com o fim de programar a construçao da ladeira. D. Neuza era proprietária da fazenda que hoje pertence ao líder politico cratense Valter Peixoto. Pois bem, Januario chegou ao Crato, e perguntou se eu podia fazer o favor de fazer esta viagem com ele. Na epoca, eu possuía uma velha rural willis, caindo aos pedaços. Mas não querendo contrariar o nobre candidato, me prontifiquei em fazer a viagem.

Marcamos o dia, e Januario chegou com seu pessoal: Dois agrimensores,  e dois mateiros, que somados comigo, faziam 6 pessoas. Partimos antes, tive que comprar 3 latas de gasolina, pois naquele tempo, nao tinha postos de gasolina na regiao. Quando chegamos a farias brito, um amigo meu chamado neguinho, me preveniu, que eu tivesse cuidado, pois a ladeira era muito perigosa. Carro cheio não subia, vazio também não, pois patinava. Para nossa segurança, ele mandou um seu ajudante acompanhado de um cepo, isto mesmo, cepo. Um pedaco de madeira triangular que o ajudante colocava atrás do pneu, quando o carro estava voltando. Para me prevenir, tomei logo três lapadas de cachaça, e fomos subir a danada. Liguei a primeira, a tração nas quatro rodas, mas no meio do caminho, o motor comecou a ferver. Januario suava que corria em bicas. Pegado numa protecao que tinha no painel, comecou a tremer, eu dizendo, tenha calma, Januario, tenha calma! Enquanto isto, o ajudante com o cepo na mao, bota não bota, a rural fervendo, mas conseguimos chegar.

Lembro-me bem que parei a Rural embaixo de uma frondosa árvore, Januario desceu esfregando
as mãos, Dona Neusa nos esperava com umas 30 ou 40 pessoas. Nisto Januario se benzeu, agradeceu a Deus e disse...tou eleito. O candidato que conseguir chegar aqui tá eleito. E realmente,  ele foi eleito deputado

valdemir correia
Nova York, 30/12/12


Um comentário:

  1. Pois é prezado Valdemir. Você comprovou o risco que era aquela ladeira do Quincuncá. Subi por ela, mas na descida preferi voltar por Altaneira. Um grande abraço e tire esse Dr. do meu nome!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.