01 dezembro 2013

Em defêsa da Liberdade de Imprensa - Em defêsa de ED ALENCAR


O Crato precisa saber disto!


Após a postagem aqui no Blog do Crato no dia de ontem ( 30 de novembro ) da reportagem feita pelo repórter independente Ed Alencar, intitulada "Sessão da Câmara no Hotel Pasárgada foi a "Prova dos 9" para os vereadores e deputados ?" , o vereador Pedro Alagoano lhe telefonou, ao lado do Presidente da Câmara Municipal do Crato, Luis Carlos Saraiva, para reclamar do texto, inclusive com palavras fortes dirigidas ao radialista, que me telefonou depois, constrangido, causando-me grande indignação.

Quero aqui repudiar veementemente este ato vil, antidemocrático e covarde destes vereadores e declarar meu apoio ao radialista Ed Alencar, pois no texto publicado por ele, não há qualquer inverdade ( Aponte alguma inverdade ? ), e ressaltar que os jornalistas não inventam notícias, não fabricam fatos. Jornalistas relatam os fatos e a sua repercussão perante a opinião pública. Quando alguém do porte de um Ed Alencar, de um Wilson Rodrigues, publica uma matéria, está sempre respaldado através de gravações, relatos contextuais e muitas vezes filmagens. Pensavam os "pobres" vereadores que pelo fato do Ed Alencar não estar presente à sessão realizada no hotel Pasárgada, que este iria engolir a intimidação, alegando que ele não poderia saber o que lá aconteceu, quando na verdade, sem que eles soubessem, nós temos não só o vídeo do evento, como o ÁUDIO COMPLETO, desde o início até o fim, => Inclusive as partes que de forma "misteriosa" ( Como disse o Bebeto Anastácio ) não foram ao ar para a internet pela câmara. A parte exatamente onde o vereador Bebeto Anastácio pôs em votação novamente o requerimento para reabertura da CPI, devolvendo aos vereadores na mesma moeda, a fim de saber que desta vez iriam seguir o regimento interno e a Constituição Brasileira, quando cada um rejeitou, e o Bebeto se retirou da sessão, diante dos Deputados Estaduais ali presentes. 

Portanto, meu prezado Ed Alencar, você vem desenvolvendo um trabalho belíssimo, independente no céu jornalístico do Cariri. Esse pessoal da Câmara de Vereadores está muito mal acostumado a dar órdens lá para os compadres deles, os que tem algum contrato e possam receber para postar o que eles desejarem, mas a você não, pois não recebe nada para falar bem ou mal de alguém. 

Quanto custa uma matéria nos outros sites, jornais, revistas ? Quanto custa a título de exemplo, uma matéria no DN ? Que nos explique aí os jornalistas experientes que entendem de preços, que nos diga o nosso amigo Jota Lopes e o Presidente Luis Carlos quanto custaria, caso fosse feita com algum "colaborador" do jornal, uma matéria para a Câmara.

Mas aqui neste espaço, a imprensa livre do Cariri terá sempre vez e voz, e não serão intimidações, ameaças, caras feias, que irão impedir do povo do Crato continuar sabendo da verdade nos bastidores e terem uma opinião diferenciada. Não diziam aí que tinham 95 % da imprensa nas mãos ? Pois os outros 5 por cento que não se vendeu, ou não fez contratos estão fazendo a diferença, e todo o povo está vendo quais vereadores estão trabalhando mesmo, cumprindo a sua função de vereador, e quem está se prestando ao circo, como aquela esculhambação do dia 29, do qual temos o vídeo aqui na íntegra, que mais parecia o antigo quadro do Sílvio Santos, com alguns "Pedros de Lara" desfilando para a platéia e querendo aparecer na TV.

Será que é para assistir às sessões do tipo da do dia 29, que estava mais para um circo do que para uma sessão, que os cofres públicos pagam cerca de 7.000 x 19 = 133 mil reais por mês para fazer o quê mesmo lá ?

Ora, não nos venham com firulas! Senhores, sejam mais DIGNOS !
A população precisa cada vez mais fiscalizar o que esta câmara está fazendo com tanto dinheiro gasto em salários inúteis. E alguns vereadores ( Com exceção daqueles que honram os seus cargos ) deveriam se envergonhar do papel que estão se prestando. Agora, além de tudo, querer intimidar a imprensa livre ? Pessoas inteligentes sabem que a melhor coisa do mundo é ser amigo da imprensa, e não tentar confrontá-la ou intimidá-la.

Conclamo os colegas da Imprensa que repudiem vêementemente qualquer tipo de intimidação, qualquer abuso, qualquer tentativa de tolher a liberdade de expressão de qualquer forma, seja com telefonemas grosseiros, seja chamando em particular para "darem conselhos de como devem se comportar para se darem bem" e coisas do gênero. Não aceitem!

E digo mais: Alguns aí podem até telefonar para o nosso querido Ed Alencar e tratá-lo da forma que bem entendem, pois ele é muito humilde, educado, respeitoso, e sabe apenas se calar diante de certas injustiças sem revidar na mesma moeda, mas tentem os mesmos ligarem para o meu telefone e fazerem a mesma coisa, pra gente ver o que acontece! Se a imprensa vai ter medo de vereador? Qualé rapaz ! Vão trabalhar pelo povo do Crato, que o povo quer ver é trabalho, e deixem de tentar calar a boca das pessoas!

E o mais "engraçado", além de tudo, é que dentro da Câmara, entre eles mesmos, tratam a si próprios da forma mais grotesca possível, alguns dizem palavrões com os colegas, que aqui nem publicaríamos, apontam o dedo na cara do outro e mandam fazer coisas incríveis, agora vá qualquer um de fora que não pertença ao CLÃ fazer ao menos uma crítica, que recebe o que o Ed Alencar recebeu. Lá dentro, eles podem até chamarem a si próprios de ladrões, e fica por isso mesmo. Mas não aceitam que ninguém de fora lhes diga nem que são feios. Muito engraçado isso.

Quem não sabe aceitar críticas, não se candidate a cargo público. Porque cargo público é para quem tem equilíbrio, sabe aceitar críticas, sabe ouvir a população, e sabe que o cliente, aquele povo pobre, humilde, que lhes bota todo mês 7.000 reais no bolso, muitas vezes para não fazer PN, tem sempre razão.

Solidariedade, Ed Alencar. 

Agora, na segunda-feira, eu estarei na Câmara Municipal, e quero ver o Ed Alencar perguntar a cada um, se eles são completamente inocentes se porventura venha a se descobrir que A ou B está em alguma lista negra a ser descoberta AINDA pelo Ministério Público. Quero ter o prazer de gravar esta resposta em vídeo. E no futuro, nós saberemos quem tem dignidade realmente, se alguns vereadores desta câmara que se acham acima do bem e do mal, ou o nosso querido radialista Ed Alencar. Aos vereadores, só existem dois caminhos: Ficar após a sessão e declarar solenemente perante todas as câmeras que nada tem a ver com "futuros embroglios" que possam ser descobertos, ou sair de fininho ao som do gongo de "está encerrada a sessão", para escapar da fatal pergunta, quando aí, o POVO é que deverá julgar tal procedimento.

Parabenizo o radialista Ed Alencar pela sua independência, pela sua decência e pelo seu trabalho.

Por: Dihelson Mendonça
Administrador do Site Blog do Crato, Portal de Notícias Chapada do Araripe, Rádio Chapada do Araripe Internet e WebTV Chapada do Araripe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.