19 novembro 2013

VÍDEO - FATOS em FOCO - Especial sobre a Guerrilha do Ato Dramático Caririense - Entrevista com Cacá Araújo

Olá, Bem-vindos a mais uma edição do programa FATOS em FOCO, que hoje é dedicado a um movimento de resgate da Cultura eminentemente Caririense. Estou falando da Guerrilha do Ato Dramático, que já vai na sua quinta edição, e somente neste ano, com 30 companhias de teatro se apresentando. No programa de hoje estarei conversando com o seu fundador, o Dramaturgo Cacá Araújo, que fala sobre a história do movimento, as dificuldades, e os recentes conflitos entre a Guerrilha e a Mostra SESC Cariri de Cultura. 
O Cariri é reconhecido internacionalmente como um celeiro de cultura. Uma região que foi "colonizada" entre aspas, à partir do ciclo do Couro, cujos habitantes originais eram os índios Cariris. Nos últimos séculos a região desenvolveu uma identidade cultural única, que a diferencia das demais regiões, na música, na dança, na literatura, e tudo isso tem influenciado a consolidação de uma nova estética na dramaturgia, tendo na atualidade, grandes representantes. Acontece que nem sempre esses valores, os artistas caririenses puderam ter seu espaço garantido e valorizado. Foi por isto que em 2009 surgiu a Guerrilha do Ato Dramático Caririense, como movimento de resistência e de resgate à cultura do Cariri. O movimento que inicialmente abraçou a dramaturgia, também pretende se expandir para outras áreas de atuação como a música, as artes plásticas, na chamada Confederação das Artes do Cariri.
E para conversarmos sobre a Guerrilha, ninguém melhor que o seu fundador. Cacá Araújo, bem-vindo ao programa Fatos em Foco. 
01 - Em um primeiro momento, gostaríamos que você nos explicasse como começou esse movimento, a Guerrilha do Ato Dramático Caririense
02 - Há um interesse também por parte da Guerrilha em fazer o intercâmbio de artistas entre as diversas regiões do Brasil ?
03 - Por que neste ano aconteceu esta celeuma vista nos meios de comunicação e nas redes sociais entre a Mostra SESC Cariri de Cultura e a Guerrilha do Ato Dramático ?
04 - Cacá Araújo, como é que você vê o público que vai aos espetáculos culturais hoje aqui no Cariri, você acha que tem aumentado, tem diminuído, qual o panorama ao longo dos últimos 10 anos ?
05 - Agora vamos falar sobre o artista em si, o ator, o Dramaturgo Cacá Araújo, como foi o seu início de carreira, você logo cedo percebeu essa vocação para as artes cênicas ou isso aconteceu muito mais tarde ?
06 - Então você concorda que o epicentro deste movimento acontece aqui, no coração do Nordeste, como movimento de vanguarda cultural e possivelmente estaria criando uma nova escola, novas estéticas na dramaturgia brasileira ?
07 - Então, além da questão cultural, há também, diga,os, um propósito social na Guerrilha, é isso que você quer dizer ?
08 - Cacá Araújo, todo artista, toda celebridade, todo aquele que se dedica a uma intensa atividade que depois se torna gratificante, que produz frutos para a sociedade, acaba por ter sua vida marcada por pontos altos e baixos. Qual foi, ou quais foram os principais pontos em sua carreira que você citaria como os mais importantes, até agora ?
09 - Cacá, acho que você teve conhecimento do recente episódio envolvendo a Tatiana Vanderlei, que é uma cantora lírica Cratense premiadíssima na Itália, e que enviou uma proposta para vir se apresentar aqui no Crato pela mostra SESC 2013 e teve o seu trabalho rejeitado, infelizmente, a Tatiana entrou em contato com o Blog do Crato e fez um relato do ocorrido, como você vê essa questão, que é um verdadeiro paradoxo, já que a Mostra SESC se propõe a valorizar as Artes, uma artista caririense de renome mundial ser rejeitada dentro da sua própria casa, dentro da sua própria terra ?
FINALIZAÇÃO
Cacá Araújo, muito obrigado por participar desta edição do Fatos em Foco. Quero parabenizá-lo pelo seu trabalho, pelo seu imenso esforço em conseguir esse resgate da arte genuinamente caririense, neste ano são 30 companhias participando da Guerrilha, e desejo sucesso para as próximas edições, pois você confirma que é um verdadeiro guerrilheiro da cultura caririense.
Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
www.tvchapadadoararipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.