19 novembro 2013

VEJA O VÍDEO - FATOS em FOCO - AS últimas notícias sobre o Escândalo do Mensalão do Crato


Veja no programa FATOS em FOCO de hoje:


A repercussão nas ruas do Crato sobre o escândalo do Mensalão na Câmara Municipal.  O que a população pensa à respeito das investigações e das inúmeras versões já lançadas na mídia.  E veja também, vereadores querem instalar CPI para apurar as denúncias na câmara Municipal do Crato. E ainda nesta edição, o som moderno e essencialmente Cratense de Ibbertson Nobre Trio.

População se manifesta sobre as denúncias de Mensalão no Crato

O clima político continua quentíssimo em Crato com a denúncia feita pelo ex-prefeito Samuel Araripe a uma estação de rádio local no dia 10 de outubro, de que alguns vereadores tentaram lhe extorquir dinheiro para que votassem a favor do parecer do TCM, que recomendava a aprovação das contas do exercício de 2009 do ex-gestor. De lá para cá aconteceram inúmeros desdobramentos em torno do assunto principal, como a divulgação de várias gravações à imprensa, em que o vereador Dárcio Luiz de Sousa cita uma reunião em que o atual prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de  Mattos e diversos vereadores se reuniram 1 dia antes da votação das contas do ex-prefeito e 9 deles teriam recebido do atual prefeito, a quantia de 50 mil reais para votar contra o parecer do TCM, fato que foi desmentido pelo prefeito Ronaldo em nota oficial à imprensa e pelos vereadores citados nas gravações. A denúncia foi parar no Ministério Público, que está investigando o caso. Nos últimos dias, somando-se ao já tumultuado quadro gerado pelas denúncias, o movimento dos sem-teto se uniu a outras pessoas e foi criado um movimento de ocupação da Câmara Municipal, que durou por vários dias e noites, e continha na sua pauta, 10 tópicos, sendo um deles, a apuração das denúncias de corrupção, e a reivindicação de terrenos para a construção de moradias, que foi promessa de campanha do atual prefeito. 

Como se vê, há muitas pautas sendo discutidas, todas juntas e misturadas, diz-se que algumas delas possuem interesses francamente políticos, e outras reivindicações são legítimas, de real interesse do povo.

A nossa reportagem esteve nas ruas do Crato nesta semana, onde procurou ouvir o que a população tem a dizer à respeito das graves denúncias que envolvem a câmara municipal do Crato e muitos arriscam fazer até um prognóstico de como tudo isso terminará. ( Veja no Vídeo ).

CPI NA CÂMARA

Nas sessões ocorridas nesta semana, os vereadores discutiram a criação de uma CPI para apurar as denúncias e pedem dentre outras coisas, a gravação original feita pelo ex-prefeito Samuel Araripe, só que o ex-prefeito já declarou em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, que somente o Ministério Público é que teria a gravação original. O ministério público, por sua vez já está investigando todas as denúncias. Também falou à nossa reportagem o Presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Saraiva sobre a criação de uma CPI. O Vereador Marquinho do Povão também falou sobre a instalação da CPI. Já o vereador Bebeto Anastácio falou sobre a ocupação da câmara e os direitos dos sem-tetos que reivindicaram moradias. ( Veja no Vídeo ).

ARTE & CULTURA - Ibbertson Nobre Trio

Mas nem só de política vive o Crato: Apresentou-se recentemente no Teatro do SESC o trio do pianista Ibbertson Nobre, com ele mesmo ao piano, o contrabaixista João Neto e o baterista Demontier DeLamone. O objetivo do grupo é a divulgação de um trabalho autoral, com influências da música moderna, do Jazz, aliado a uma sonoridade essencialmente nordestina e Cratense. ( veja no Vídeo ).

Veja no próximo programa, a discussão do momento em Crato, os rumos da Mostra SESC Cariri de Cultura e da Guerrilha do Ato Dramático, dois eventos culturais que acontecem simultaneamente aqui no Cariri. Na próxima edição do FATOS em FOCO. Até lá...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.