15 novembro 2013

Quase um Escândalo: Cantora lírica Cratense, premiada em primeiro lugar na Itália tem trabalho recusado para a Mostra SESC Cariri 2013


Nota do Editor: Ninguém é profeta em sua terra!


Acima: Tatiana Vanderlei canta na abertura do G8, na Europa - Encontro com os governantes dos países mais ricos do mundo

A cantora lírica Cratense residente na Europa há 10 anos, Tatiana Vanderlei, recebeu uma das mais importantes premiações da Europa há poucos meses. Na terra do canto lírico, onde a concorrência é muitíssimo acirrada, ela venceu o famoso concurso de lírico de Pienza 2013, sendo destaque nas TVs mundiais e recebendo a premiação das mãos da esposa do próprio LUCIANO PAVAROTTI. Contudo, o seu enorme talento não foi suficiente para os organizadores da Mostra SESC Cariri 2013, quando fez sua inscrição e teve o seu nome REJEITADO para se apresentar no evento.

Tatiana Vanderlei entrou em contato com o Blog do Crato e comunicou todo o seu constrangimento. Ela possui a documentação da inscrição e apenas lamenta que mesmo com um currículo dos mais cobiçados do mundo, e sendo uma artista natural do Crato, seja rejeitada num evento que em tese, deveria privilegiar os artistas que são do próprio Cariri.

Depois de todo esse "embroglio", à nossa querida amiga, conterrânea e artista Tatiana Vanderlei, devemos lembrar apenas o que já disse um grande mestre há mais de 2000 anos, que "Ninguém é profeta em sua terra e entre sua própria gente". Quem sabe, aos olhos "muito inteligentes" dos curadores da Mostra SESC, podem ter visto talentos superiores e mais "dignos" para participar do evento, ou seria talvez um jogo de cartas previamente marcadas.

Fica aqui a nossa solidariedade à Tatiana e protestos a este ESCABROSO ato cometido contra esta, que é possivelmente a maior celebridade e representante do Cariri na Europa.

TATIANA VANDERLEI


Acima: Tatiana Vanderlei recebe prêmio das mãos da esposa de Lucciano Pavarotti

Com a família do Crato, onde viveu a infância e a adolescência, a cantora lírica Tatiana Vanderlei se formou em direito na URCA. Desde jovem demonstrou muito talento para o canto lírico, tendo participado do Coral da SCAC. Estudou no Paraná e foi aperfeiçoar a vocação na Itália, onde mora há 10 anos. Tatiana acaba de se consagrar vencedora de um concurso de canto lírico muito importante; Sendo soprano, ela foi o primeiro lugar  do quarto concurso lírico de Pienze. Na descrição feita pela imprensa italiana, Tatiana Vanderlei é dona de uma voz esplêndida.

Matéria publicada em 2009 no Blog do Crato - Cantando na Abertura do G8 em L'Aquila

Ela cantou o Te Deum de Verdi com a Orchestra Sinfonica Abruzzese (Maestro Marcello Bufalini) na abertura oficial do G8 em L’Aquila – Encontro com os governantes dos paises mais ricos do mundo. Cantou ainda em vários recitais no Brasil e no esterior, entre eles em Milão no Teatro Silvestrianum e ao Teatro Filodrammatici de Milao em homenagem ao compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Participa de recitais e montagens de Operas no Brasil e na Itália. Frequentou muitos cursos de aperfeiçoamento para cantores líricos no Brasil, Italia e Alemanha e fez numerosos concertos em Sao Paolo, Rio de Janeiro, Curitiba, Juiz de Fora, Fortaleza, Maceió, Sicilia, Capri, Bologna, Chianciano, Bordighera, San Remo (Teatro Ariston), Sapri, Ravenna, L’aquila, Roma, Venezia, Foggia, Avallon e Auxerres (França) e outras cidades.

Estamos falando de Tatiana Vanderlei de Figueiredo, cantora Lírica Brasileira, residente na Itália.
Com toda essa magnífica trajetória artística, não esquece as suas raízes, quando entrou em contato com o Blog do Crato através do telefone, para expressar a sua imensa satisfação em encontrar aqui o genuíno espaço da nossa cidade, berço das expressões artísticas e culturais, da gente que trabalha para divulgar nesse espaço público, o Crato, terra de tantos ícones ilustres.

Em conversa com esse repórter, Tatiana nos conta do seu primeiro encontro com a sua paixão: O canto Lírico:

Tatiana: A Dra. Violeta Arraes uma vez me ouviu cantando quando eu trabalhava na URCA, e me disse: Porque voce nao começa a estudar seriamente? Ouvindo isso nao pensei duas vezes. Terminei minha Graduaçao em Direito, e fui morar em Curitiba pra estudar Canto Lirico. Depois ganhei uma bolsa de estudos para vir estudar na Italia. Estou aqui ja da 6 anos, ja visitei varios Paises e amo estar aqui…

Blog do Crato: Aonde você reside atualmente?

Tatiana: Atualmente moro na cidade de L’Aquila, a cidade que foi destruida pelo terremoto, uma experiencia que nao quero viver novamente, jamais!!! Era tudo tao lindo… abro a janela da cozinha e tem uma montanha maravilhosa que fica coberta de neve por 6 meses… da sala vejo o “Gran Sasso d’Italia”, sem falar nas construçoes maravilhosas que nao existem mais.

Blog do Crato: Qual a Rotina de uma cantora Lírica Brasileira na Itália ?

Tatiana: Ando de bicicleta, nado, leio muito, vou a concertos, sou a Vice-Presidente de uma Associaçao Cultural, e tantas outras coisas que por hora (pelo terremoto) nao posso prosseguir, como um curso de tango… Faço concertos, viajo muito, fiz um curso de cozinha italiana, nao estou jamais parada… Estou terminando minha segunda especializaçao…

RECITAL NO CRATO EM HOMENAGEM À VIOLETA ARRAES

Tatiana Figueiredo está no Crato, onde se apresentará hoje, no Teatro Rachel de Queiroz, juntamente com o Pianista Vitor Duarte, em um recital em homenagem à saudosa memória da Ex Reitora da Universidade Regional do Cariri Violeta Arraes Gervasieau às 19:30h. Além disso, irá acontecer paralelamente ao evento uma exposição contando toda a trajetória de Dona Violeta nos dias 22,23,24 além de mini-cursos de canto coral e apresentação dos Corais da SCAC além da continuação da Exposição.

Fã da Rádio Chapada do Araripe

Tatiana se diz uma ardorosa fã da Rádio Chapada do Araripe, que transmite música Brasileira, Jazz, Música Clássica e Música dos compositores regionais. Nós que administramos o Blog do Crato, Rádio Chapada do Araripe e Jornal Chapada do Araripe, desejamos a Tatiana Figueiredo votos de muita felicidade nessa carreira difícil, que é ser um bom artista, do mais fino gosto, ainda que fora do Brasil. 

Programa de Concerto:

Programa Recital em Homenagem à Violeta Arraes
Concerto Didático – Evolução da Opera
Música Barroca
Haendel – Piangerò – Giulio Cesare
Clássico
Mozart – Der Holle Rache – Il Flauta Mágica
Romântico Italiano
Bellini – Eccomi in lieta vesta – Montecchi e Capuletti
Romântico francês
Offenbach – Les oiseaux dans la charmille – Os Contos D’Hofmann
Romântico Brasileiro
Gomes – Mia piccirella – Salvador Rosa
Moderno Italiano
Puccini – Chi il bel sogno – La Rondine
Contemporâneo
Glitter and be gay – Bernstein – Candide

CONCLUSÃO:

É, meus amigos! Parece mesmo que tá difícil entrar para essa Mostra SESC, que como disse o vereador Marquim do Povão, continua trazendo gente de fora e deixando os de casa a ver navios. Creio que se uma artista do porte de Tatiana Vanderlei que tem renome mundial foi rejeitada para a Mostra, melhor que nós artistas tupiniquins aqui, como Eu, como Pachelly e Abidoral para entrar ali, só se for como faxineiros.

Por: Dihelson Mendonça
Com informações adicionais da TV Verdes Mares Cariri e Jornalista Huberto Cabral


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.