30 outubro 2013

Dom Newton Holanda Gurgel chega aos 90 anos

 Na foto acima, Dom Newton segurando o microfone

Na próxima sexta-feira, 1º de novembro, o bispo-emérito de Crato, Dom Newton Holanda Gurgel completará 90 anos de idade. Para comemorar a efeméride, Dom Newton optou pela celebração de uma missa festiva, na Igreja-Matriz de Acopiara, sua cidade natal. Diversos bispos do Ceará confirmaram presença na solenidade religiosa, que contará também entre celebrantes com a participação de Dom Fernando Panico, atual bispo diocesano de Crato.

   Quem é Dom Newton

Nascido em 1º de novembro de 1923, na cidade de Acopiara, Ceará, Dom Newton Holanda Gurgel entrou no Seminário são José de Crato no ano de 1937. Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza e Teologia no Seminário Arquidiocesano de João Pessoa – Paraíba. Foi ordenado padre em 17 de dezembro de 1949, pelas mãos de D. Francisco de Assis Pires, 2º bispo de Crato, na cidade de Milagres, Ceará.

Foi pároco de Campos Sales, professor e reitor do Seminário Diocesano São José. Em 28 de abril de 1979 foi nomeado Bispo-auxiliar de Crato, tendo sido sagrado em Roma no dia 27 de maio do mesmo ano pelo Beato-Papa João Paulo II.  Após o afastamento de D. Vicente, em 1992, por motivo de saúde, D. Newton assumiu a Diocese como Administrador Diocesano e, em 1993, foi nomeado, como quarto bispo diocesano de Crato, cargo que assumiu no dia 09 de janeiro de 1994.

Ao completar 75 anos apresentou a  sua renúncia, a qual foi aceita em 2 de maio de 2001, passando a ser Administrador Apostólico enquanto aguardava a posse do seu substituto, Dom Fernando Panico, o que aconteceu no dia 29 de junho de 2001.  Nos dias atuais, dotado de muita lucidez e dinamismo, além de ser estimado por todos, Dom Newton celebra todas as tardes na capela anexa a sua residência, localizada na Rua José Pinheiro Esmeraldo, Bairro Santa Luzia, em Crato. Naquele bairro continua sua missão pastoral, confessando e orientando a todos os que procuram na sua residência.

(Fonte:Diocese de Crato)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.