02 agosto 2013

Resposta a um Desavisado - Por: Gustavo Siebra Felício Calou


Eu estava sem querer falar desse tema, por que sei que é polêmico e muita gente aqui não concorda. Mas diante de tanta bobagem que ando lendo, resolvi escrever minha opinião.

Primeiramente gostaria de dizer que quando meu avô Pedro Felício Cavalcante e Wilson Gonçalves (seu cunhado) tiveram a ideia de criar a Exposição Agropecuária do Crato em 1944, tinham como ideal e condão básico, que a festa seria uma festa popular, onde todos poderiam participar indistintamente - diferentemente do que alguns afirmam ao contrário - ideias que não verificamos hoje. Jajá explico porque. Pois bem, hoje fala-se bastante na saída da hoje denominada "EXPOCRATO", para um local mais "moderno" e "maior", onde supostamente ofereceriam-se melhores condições as pessoas. (alguns desavisados também comentam em ampliação do campus da URCA pimenta)

Alega-se também a falta de espaço e estrutura tanto dentro do parque como nas vias de acesso. Alguns falam também que o espaço para shows não comporta mais tanta gente.

O parque de exposições do Crato conta com 33 hectares de terra. Ocorre que o Governo do Estado não utiliza as dimensões do parque por completo. Vejamos...
Poucos sabem, mas o parque de exposição conta com uma pista de vaquejada e uma área de estacionamento atrás dos camarotes - uma área imensa - Agora eu pergunto... quantos de vocês que estão lendo esse texto, sabem que no crato tem vaquejada? Um espaço totalmente desabitado que não conta com utilização nenhuma por parte dos gestores da exposição.

A modernização pode ser feita la mesmo. A estruturação das vielas, do cocheiros, das barracas, criação de laboratórios. Por que não? Por que não melhorar os currais? Por que não expandir a área de shows? Por que não criar condições para os vaqueiros dormir de forma digna? PORQUE ESPAÇO TEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quanto as vias de acesso. Para chegar na expocrato hoje contamos com várias vias de acesso. A avenida do canal, a avenida do "CEO", e quem desce do granjeiro tem a via principal, bem como a avenida que se chega no estacionamento por trás dos camarotes. A titulo de exemplo, o São João de Campina Grande - PB é no centro da cidade, contanto apenas com uma única via de acesso, e NINGUÉM deixa de ir.

Vamos lembrar meus senhores, que a EXPOCRATO é uma festa popular, onde todos possam chegar. 70% das pessoas que chegam a expocrato,chegam a pé. Grande parte vem dos sítios e pé de serra. Não podemos esquecer deles também, pois eles compõe essa festa e ajudaram a tornar essa grandiosidade que é hoje! 

Pensar como os que querem tirar a expocrato daqui é pensar mais ou menos assim: "eu posso chegar de carro lá nesse novo local, então sou a favor". Se tirar a expocrato daqui e levar p outro local(ainda que seja no crato) seria a mesma coisa que tirar a romaria do horto e da praça e levar la para o novo juazeiro, seria tirar o carnaval de salvador e levar p morro de são paulo. Enfim...

No inicio do texto falei a "EXPOCRATO" estava perdendo a essência de ser uma festa popular. Vou começar a dizer porque. Primeiramente pq para comer na expocrato hoje é um absurdo, um exemplo é o espetinho custar 6 reais - um espetinho para mim nesse valor é caro - Outro exemplo diz respeito a criação de uma "área vip" nos shows, separando aqueles que podem e que não podem comprar um ingresso mais caro, esquecendo os gestores que essa é uma festa popular. Inclusive entre meus amigos e pessoas que conheço, é quase unanimidade que as festas eram melhoras antes da criação de área vip - que de vip não tem nada -

Ontem li um texto de um cidadão, que n vou citá-lo, afirmando que esse pensamento - de manter a expocrato aqui - era puro capricho de pessoas de familias tradicionais e ricas do Crato.

Mas a ele eu respondo que o capricho desses cidadãos cratenses que querem que o parque continue aqui, é o capricho de ver um parque te TODOS ainda. Onde se possa modernizar e fazer tudo que faria no outro "espaço", só que vendo ser feito onde sempre foi, e sempre vai ficar.

Agora, meu senhor, so falta o sr me convencer, de que não há interesse político por trás disso tudo.
Só falta querer me dizer que a saída do evento daqui, não vai favorecer fulano ou sicrano, mas apenas a população.
Só falta enfim, o senhor colocar em minha cabeça duas orelhas de burro e uma viseira, para que eu possa só olhar para onde o sr deseja.

Mas o que eu desejo, sem pieguice nenhuma. É o bem de minha cidade!!

Gustavo Siebra Felício Calou


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.