20 agosto 2013

ONG MORACA: Feijoada Cultural e Filantrópica

No próximo dia 8 de setembro, a Organização Não Governamental Movimento Raízes do Cariri, MORACA, realizará show com suas bandas cabaçais, Banda Moraca, Banda Pé de Serra do Moraca, Companhia de Teatro do Moraca, o grupo de chorinho do Mestre Jerônimo Tem Samba e Axé, Ciço Gnomo, entre outros artistas convidados. Um dia lazer cultural, com uma musicalidade genuinamente caririzeira, uma arte que precisa ser vista pela mídia, porque Juazeiro do Norte esconde o mais belo dos belos, sua arte e cultura, seja na música, nas artes plásticas ou artes cênicas e visuais. Os ritmos do Nordeste foram captados por esta turma do MORACA de forma que os frutos estão ai pelo Brasil a fora conhecidos por quem entende de cultura e arte aqui no Cariri, afirma Franco Barbosa coordenador geral da ONG MORACA.
Durante o evento o Movimento Raízes do Cariri, MORACA, promoverá uma feijoada cultural e filantrópica como objetivo de adquirir fundos para manutenção do Projeto Moraca que hoje congrega mais de 130 crianças e adolescentes envolvendo ainda três grupos da tradição oral do Bairro João Cabral. Precisamos de pessoas para atendimento, limpeza, vigilância, coordenação pedagógica, professores e instrutores para os cursos de pífano, flauta, percussão, bateria, dança, circo-escola, auxiliar debiblioteca etc. Nesse sentido estamos solicitando as pessoas de boa vontade que nos ajuda, ressalta Franco Barbosa, coordenador geral do MORACA.
O trabalho no bairro João Cabral, do MORACA, objetiva atrair crianças e adolescentes para desenvolver suas habilidades artísticas e culturais ocupando a mentalidade e transformando-os em verdadeiros cidadãos com uma consciência transformadora. Só neste bairro há uma necessidade de fazer um trabalho com mais de 3.000 crianças e adolescentes, estamos fazendo um trabalho paulatino é o começo de uma prevenção para que não se precise mais tarde de uma cirurgia social, o MORACA não tem partido precisa apenas de ajuda de todos, empresários, políticos, comerciantes, instrutores, professores enfim todos os profissionais.

BREVE HISTÓRICO DO MOVIMENTO RAÍZES DO CARIRI- MORACA

A Raízes do Cariri, ONG MORACA, surgiu no Bairro São José, em 1998. Seu carro chefe sempre foi a música percussiva, levando em conta toda musicalidade ancestral dos nossos grupos da tradição oral.  Nesse contexto, surgiu a Banda Moraca, em seguida Zabumbeiros Cariris, consequentemente a Banda Cantigar, essas duas últimas bandas  hoje são  grupos independentes, mas desse contexto muitos se profissionalizaram  dentro do projeto e hoje são chamados para apresentarem seus trabalhos pela Europa e Ásia.
A capoeira sempre existiu. Atualmente contamos com mais de 130 alunos. Em 2005, o movimento fez uma pausa. Seu coordenador se voltou para fazer pós-graduações, mestrado e agora doutorado, como também uma retomada na vida literária, publicando quatro livros. Em 2012, Franco Barbosa retornou às atividades no Bairro João Cabral, com a missão de adentrar a alma da comunidade, e agora precisa de sua ajuda para, juntos, fazer um trabalho social com crianças e adolescentes. No momento, são 130 crianças e adolescentes, entre os Bairros São José e João Cabral. A Banda Moraca foi alvo de matérias nacionais em 2004, na Globo e no Canal Futura. Porém, fez um intervalo de oito anos, e retoma suas atividades no segundo semestre de 2013, com toda força e nova formação parcial. Contribuir com projetos sociais é uma das tarefas mais sublimes de amor ao coletivo; a nossa juventude é um futuro em potencial para o bem ou o mal; as entidades como o MORACA que cuida desses meninos contribui demais com um amanhã sem violência, sem drogas e sem miséria; as vezes queremos um mundo melhor e não fazemos nada; por isso pense bem; você pode ser vítima da sua própria omissão, quanto mais cuidamos do próximo mais estamos contribuindo para um mundo melhor, enfatiza o teatrólogo e professor universitário Franco Barbosa, colaborador da ONG Moraca.

CONTATOS:


Endereço: Rua Senhor do Bonfim, 796. Bairro João Cabral (próximo à Praça do CC e Igreja Nossa Senhora Aparecida). Fones de Franco Barbosa: (88) 3571 5264 /8804 0715 / 9660 4034 / 9499 7387. E-mail: francobbar@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.