02 agosto 2013

Crato - Notícias Administrativas - 02 de Agosto de 2013


Secretaria de Educação abre inscrições para Projovem Urbano

A Secretaria de Educação do Município do Crato está com inscrições abertas para o Projovem Urbano. O ProJovem é um programa do governo federal, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Crato que, além de elevar a escolaridade de jovens, de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever, mas que não concluíram o ensino fundamental, possibilita o aprendizado de uma profissão a partir da qualificação profissional adequada às oportunidades de trabalho da cidade. 

O curso terá início no dia 5 de agosto e funcionará na Escola São Francisco, no turno noturno, durante 18 meses, e os alunos que frequentarem regularmente as aulas receberam mensalmente um auxílio financeiro no valor de R$ 100,00. 

Os documentos necessários são: Xerox da carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência e histórico escolar.

As matriculas podem ser feitas na Secretaria de Educação e escolas São Francisco (sede); Professor José Bezerra de Brito (Ponta da Serra); Raimundo Nonato de Sousa (Dom Quintino); Paulo Limaverde (Santa Fé); Aderson da Franca (Belmonte) e Sônia Callou (Bela Vista).

Demutran esclarece sobre atendimentos às reclamações feitas junto ao órgão

O Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, do Crato, através do Núcleo de Divisão de Engenharia, esclarece à sociedade cratense que está ciente das reclamações feitas nos últimos dias na mídia, inclusive nas redes sociais, acerca de redutores de velocidade (lombadas), que estão sendo implantadas na cidade e que estão em processo de sinalização.

O órgão justifica que, embora não tenha sido comunicado pela construtora que realiza os trabalhos de asfaltamento e tapa-buracos na cidade, e tem implantado lombadas, que estas têm sido feitas em cima de tartarugas implantadas pelo DEMUTRAN, como é o caso da Rua Almirante Alexandrino e Av. Desemb. Edmilson da Cruz Neves (antiga Presidente Kennedy). Estamos trabalhando para resolver estes casos o mais breve possível. Informamos, também, que a demora acontece devido ao tempo de espera necessário para que a aplicação de tinta em asfalto tenha sua eficácia comprovada.

O DEMUTRAN ressalta, ainda, que as reclamações são sempre aceitas e respeitadas pelo órgão, pois entendemos que elas podem contribuir com o aprimoramento do nosso trabalho, que é de proporcionar melhores condições de tráfego para todos os usuários.  O órgão de trânsito conclama a todos para, juntos, construir uma a cultura de PAZ no trânsito, independente de ser você, condutor ou pedestre, observando o respeito às normas do Código Brasileiro de Trânsito. O DEMUTRAN agradece o apoio de todos e se coloca à disposição para maiores informações.

Sede: Avenida Perimetral Dom Francisco, 220 - Bairro São Miguel –Telefone: 3523 5232.Crato – Ceará.

Distritos de Ponta da Serra e Dom Quintino recebem as ações de limpeza

A Secretaria de Serviços Públicos realiza trabalhos de limpeza, capinação e coleta de lixos nos distritos de Ponta da Serra e Dom Quintino. Todas as ruas e espaços públicos foram visitados nesta ação. A ação teve início no começo de julho e vai ser levado a outras comunidades próximas a estes dois distritos, incluindo o sítio Quebra, também contemplado com a ação.

Obras realiza serviço de recapeamento asfáltico no Bairro Vila Alta

A Secretaria de Obras realizou o serviço de recapeamento asfáltico da Avenida Des.. Edmilson da Cruz Neves, no Bairro Vila Alta. Os buracos e áreas onde há desgaste da malha asfáltica foram os principais motivos das reclamações dos que fazem uso da Avenida, principalmente dos motoristas, que precisavam desviar constantemente dos buracos, O tráfego é intenso no local, por ser entrada e saída da cidade.

Biblioteca pública do Crato atuará com empréstimos de acervo para cadastrados

A Biblioteca Pública do Crato está realizando o cadastramento dos interessados em obter empréstimos e livros. Em funcionamento desde 1940, a Biblioteca encontra-se em processo de modernização com a implantação da catalogação de seus livros no software livre BibLivre.

Atualmente, o acervo conta com cerca de treze mil exemplares, entre Literatura geral, Literatura Infantil, livros técnicos, Cordéis, HQs, DVDs, livros em Braille, entre outros. As publicações estão disponíveis desde o dia 10 de julho de 2013, e os usuários precisarão preencher um cadastro para ter direito aos empréstimos, além de apresentar documentação solicitada. Cada usuário poderá retirar dois títulos por vez e os volumes poderão ficar nas mãos dos leitores, no máximo, por 15 dias.

Hoje, cerca de 100 pessoas passam, semanalmente, pela Biblioteca Pública Municipal do Crato. Com a atividade de empréstimo do acervo, esse número deve aumentar, mas ainda não há uma expectativa. “Esperamos que haja uma procura maior à biblioteca. É desejo da população do Crato que haja o empréstimo dos livros é uma reivindicação antiga. Só podemos atender agora devido o processo de modernização estar em pleno andamento. O usuário se sente contemplado ao poder levar para a sua casa um livro, e lê-lo da forma que lhe convier: deitado numa rede, debaixo de uma árvore ou antes de dormir. Esperamos que mais pessoas nos procurem para podermos ampliar esse nosso trabalho.”, diz o gerente de célula de Bibliotecas e Ações Literárias, da Secretaria da Cultura do Crato, Cícero Gomes. O acervo foi adquirido graças a doações do público geral, incentivo da Secretaria de Cultura e repasses da Biblioteca Nacional.

 Fonte: Prefeitura Municipal do Crato - PMC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.