05 maio 2013

Notícias do Fim-de-Semana (Armando Rafael)

 Memória histórica-fotográfica de Crato


Na foto acima, o 3º Bispo de Crato, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, durante encontro com o Papa João Paulo II. Este último é hoje beato da Igreja Católica (ou seja, já foi beatificado) e sua canonização poderá ocorrer ainda neste ano

Na foto abaixo, num momento de descontração, anos atrás, o atual Bispo de Crato, Dom Fernando Panico, numa de suas frequentes  visitas pastorais:


Boa notícia: pequi o ano todo

O “caririense da gema” (ô expressão besta!) adora o pequi. Mas esse fruto só é encontrado para compra na época da safra, devido à falta de tecnologia para conservá-lo na entressafra. Agora, pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical criaram a pasta de pequi, que pode ser utilizada em pratos típicos da Região do Cariri. A pasta de pequi foi apresentada, dias atrás, na Seção de Agroindústria do IFCE–Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus do Crato.

O que é o IFCE?

Pouca gente sabe a importância do IFCE. Deveria fazer uma visita ao Campus de Crato, localizado no sítio Almecegas, sopé da Chapada do Araripe. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará é uma instituição que oferece educação superior, básica e profissional, de forma pluricurricular. É uma instituição multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas.

IFCE-Crato
Vista parcial do Campus do IFCE na cidade de Crato
Em Crato o IFCE tem dois cursos em nível superior (bacharelado): zootecnia e sistemas de informação. Oferece ainda cursos técnicos: agropecuária e informática, além de cursos de extensão e pós-graduação. O IFCE-Crato planeja a introdução de outro curso superior: veterinária.

Até a Benigna ajuda

O deputado estadual Sineval Roque solicitou à Cúria Diocesana de Crato, dados sobre a Serva de Deus, Benigna Cardoso da Silva. Não, o deputado Roque não virou mais um devoto da menina Mártir da Castidade. Ele vai encaminhar Ofício ao governador Cid Gomes, pedindo o asfaltamento do pequeno trecho de 5 km, ligando Santana do Cariri ao Portal da Santa Cruz, um dos lugares mais bonitos da Região Metropolitana do Cariri. Roque vai mostrar que esse pequeno trecho asfaltado ajudará a fortalecer o turismo religioso e ecológico da “Capital Cearense da Paleontologia”, como foi denominada oficialmente a simpática cidade de Santana do Cariri.

A guerra civil brasileira

No Brasil, vivemos – na prática – uma guerra civil. Basta ver que metade do tempo dos noticiários na televisão agora é ocupada com as notícias dessa guerra sórdida, silenciosa e perversa... São crimes hediondos, latrocínios, sequestros, arrastões, assaltos, tráfico de drogas, acidentes na selvageria do trânsito caótico... Que país é este? O que levou o Brasil a virar esse matadouro? No entanto, os políticos o Partido dos Trabalhadores–PT são contra a redução da maioridade penal (proposta apoiada por 93% da população brasileira), conforme as últimas pesquisas de opinião. Qual o interesse dos petistas em deixar impunes os marginais-mirins?

Santa ingenuidade

Enquanto a quase totalidade da população clama por leis penais mais duras, visando inibir a criminalidade que tomou conta do Brasil, o Ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo (PT-SP), fez questão de declarar à mídia ser contra a redução da maioridade penal porque “os jovens criminosos iriam mais cedo para a penitenciária e lá poderiam aprender mais sobre a criminalidade com os bandidos que ali se encontram presos”. No que foi apoiado publicamente pelos ministros Maria do Rosário, Gilberto Carvalho, além do prefeito de São Paulo, Fernando Hadad. A julgar pela lógica dos petistas, se soltassem todos os criminosos presos, a violência tenderia a diminuir no Brasil. Vade retro!

Igual a cantiga da perua

Mais de 70% dos brasileiros votam contra o desarmamento num plebiscito realizado anos atrás. Toda essa demonstração de revolta da população de nada adiantou. A bandidagem continua lépida e fagueira matando e tocando fogo em suas vítimas. Enquanto isso, a população vive trancada em suas casas, com medo da barbárie que tomou conta do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.