11 abril 2013

Notícias da 5ª feira, 11 de abril (Armando Rafael)

Aí tem coisa

O Fórum de Juazeiro do Norte foi palco, no último dia 9,  de encontro para debate da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n.º 37, em tramitação na Câmara dos Deputados. O evento foi muito concorrido e contou com grande público. O que é isso? Nossos representantes querem excluir  o Ministério Público do trabalho de investigação criminal, atribuindo-o exclusivamente às polícias. Qual será o grande interesse dos parlamentares (e do povo que eles lá representam) em retirar da promotoria o direito de investigar? Por que os condenados do mensalão acompanham nos bastidores essa emenda? E o governo federal e suas lideranças no Congresso, como se posicionam nisso? Fiquem atentos. Aí tem coisa!

Bispo de Crato


   Desde a última quarta-feira, 10 de abril, o bispo diocesano de Crato, Dom Fernando Panico, participa da 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em realização na cidade de Aparecida (SP). O encontro prosseguirá até o próximo dia 19 deste mês. Dom Fernando Panico ocupará 10 minutos desse encontro dos bispos brasileiros para convidá-los a participar do 13º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS), que será realizado na Diocese de Crato em janeiro de 2014.
   Dom Fernando Panico levou para a Assembleia Geral da CNBB, quinhentos exemplares do 2º número do boletim “Heroína da Castidade”, veículo que divulga a causa da beatificação da Serva de Deus Benigna Cardoso da Silva, a menina mártir assassinada em Santana do Cariri. Os exemplares serão entregues aos cerca de 350 bispos brasileiros, e a jornalistas que cobrem o encontro de Aparecida do Norte.

Viagem à Europa


   No próximo dia 20, Dom Fernando embarca para a Europa onde terá extensa agenda de trabalho, na busca de ajuda financeira para a realização do evento de âmbito nacional que será o 13º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS), promovido pela Diocese de Crato. Dom Fernando viveu em Roma os primeiros 20 anos de sua vida e lá mantém extensa lista de amizades. O atual bispo de Crato é sobrinho de um cardeal, Dom Giovanni Panico – já falecido – (na foto ao lado monumento em bronze  ao Cardeal Giovanni Panico, na cidade de Tricase). Ele  foi Núncio Apostólico (ou seja, Embaixador do Vaticano) em vários países da Europa, América Latina e Oceania. Dom Fernando é, também,  primo de Dom Carmelo Panico Cassati, arcebispo-emérito de Trani-Barletta, na Itália.

Participação na canonização de novos santos


     No próximo dia 12 de maio, Dom Fernando Panico vai participar – na Praça de São Pedro, em Roma – da solenidade da canonização dos Mártires de Otranto, a primeira a ser feita pelo novo Papa Francisco. Os Mártires de Otranto são originários da região onde Dom Fernando nasceu, no sul da Itália. (Na foto ao lado, um marco em Otranto, cidade localizada no mar Adriático) Trata-se da canonização de Antônio Primaldo e seus companheiros, um número superior a 800 novos santos – a maioria jovem, mas também estão incluídas mulheres e crianças – todos assassinados por ódio à fé durante o assédio turco à cidade de Otranto, em 1480. Otranto é vizinha a Tricase, terra natal de Dom Fernando.
    A autorização para a canonização desses mártires do sul da Itália foi a última autorizada pelo Papa-emérito, Bento XVI, baseado nas providências deixadas pelo Papa João Paulo II, que visitou Otranto em 5 de outubro de 1980, quando fez um histórico pronunciamento aos jovens daquela cidade, lembrando o martírio de outros jovens que preferiram morrer a apostatarem da fé católica.  
                 
Estouro da inflação

Pois é. Aconteceu o que foi previsto por muitos que enxergam um palmo à frente do nariz: a inflação acumulada no Brasil, nos últimos 12 meses estourou – em março – o teto fixado pelo governo. Isso 9 meses antes do final do ano! Aumentam, agora, a pressão dos economistas responsáveis, dos empresários e do cidadão comum por uma resposta do Banco Central, no sentido de elevar a atual taxa básica de juros, hoje demagogicamente fixada em 7,25%. Quem tem boa memória viu reaparecer na sala um fantasma que pensávamos haver sido exorcizado pelo injustiçado Fernando Henrique Cardoso...

Meu tomate, minha vida!

A retomada da inflação é uma pedra no sapato da presidente Dilma, ou seja, na sua pretensão de se reeleger em 2014. E a “gerentona” só pensa nisso! Para quem não sabe, a inflação, para as pessoas de mais baixa renda (exatamente os eleitores de dona Dilma) chegou a 7,15%, nos últimos 12 meses. Até nos grotões da miséria e do atraso nordestino, a teimosia da presidente e sua demora em tomar atitudes terão agora um custo eleitoral inevitável.

Do seriado “Coisas da República”

E por falar em tomate, enquanto no Brasil esse produto está pelo “olho da cara”, os chineses encontraram  novo “Negócio da China”. Eles estão exportando, para nosso país, a polpa de tomate, cuja importação já atinge a casa de R$ 13,8 bilhões. A polpa chinesa – mesmo trazida do “fim do mundo” –  é bem mais barata do que a produzida aqui.

Na “carne seca”

Acossado pelos defensores do “casamento gay”, da liberação do aborto e da eutanásia (Ô raça!)  e de outros defensores da “cultura da morte”, o deputado Marco Feliciano (PSC- SP) disse que só sai da presidência da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Federal,  se os deputados petistas e réus do mensalão, João Paulo Cunha e José Genoíno, saírem também da Comissão de Constituição e Justiça. Convenhamos: é um excelente medida para moralizar o velho Congresso Nacional...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.