Proposta envolve parceria com universidades e prevê a
oferta de bolsas de auxílio
"É preciso estimular a vocação de professor. Temos o problema
salarial, de carreira, mas há também o problema de despertar o interesse pela
educação desde cedo e valorizar quem tem esse interesse. Precisamos estimular as
ciências exatas, a demanda por ensino superior nessas áreas é muito baixa",
disse o ministro, ao participar de audiência na Comissão de Educação da Câmara
dos Deputados.
De acordo com Mercadante, a proposta vai incluir várias
estratégias para alcançar o objetivo de formar mais professores para o ensino
das ciências exatas. "Vamos fazer um programa para estimular desde o ensino
médio, com bolsa, com parceria com as universidades, com laboratório, com
cientista para dar palestras".
O ministro citou como exemplo da falta de interesse dos
estudantes pelo magistério na área de exatas a baixa a procura por esses cursos
na última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por meio do qual
instituições públicas de educação superior oferecem vagas a participantes do
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Dados do relatório Escassez de Professores no Ensino Médio:
Soluções Estruturais e Emergenciais, do Conselho Nacional de Educação (CNE), de
2007, apontam que as áreas mais carentes de professores eram as de física e
química, seguidas das de matemática e biologia.
Mercadante adiantou ainda que o ministério estuda lançar um
grande edital de cultura nas escolas públicas e também a criação de uma
universidade das artes para aulas de música, cinema, teatro, dança e poesia.
Essas ações deverão ser feitas em parceria com o Ministério da Cultura.
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.