20 fevereiro 2013

Milho já brota com as primeiras chuvas da estação


Nos próximos dois meses, os agricultores já esperam colher as primeiras safras de milho e feijão plantados

Crateús/Canindé Na localidade de Bonsucesso, a 9km da sede de Canindé, plantio de milho semeado há seis dias já se desenvolve. O agricultor Pedro Luiz Martins de Freitas, de 68 anos, plantou sozinho 19 quilos das sementes em três hectares de terra. Ele está otimista. "Está muito bom. Antes, a paisagem era de seca. Com estas chuvas, deu para animar a gente".

Com apenas seis dias de chuvas na zona rural de Canindé, o milho já começa a desenvolver na localidade de Bonsucesso. Em Crateús, os agricultores também aproveitam para plantar as primeiras sementes fotos: Antonio Carlos Alves/Silvania Claudino

Ele fez tudo sem um auxiliar. "Preparei a terra, cavei as covas, plantei e agora vou limpar o milharal sozinho porque não dá para pagar a outro trabalhador R$ 30,00 por um dia de serviço no campo", afirma. O plantio foi feito na última sexta-feira, e as sementes germinaram com perfeição. Ele aproveitou e plantou também dois litros de feijão em meio hectare.

Neste ano, muitos agricultores já preparam a terra com o objetivo de recuperar os prejuízos do ano passado. Foram 100 milímetros nos últimos dias em Canindé. Segundo o produtor rural, João da Silva, as precipitações renovam as esperanças dos agricultores da região.

De acordo com o produtor rural João Pereira Campos, os agricultores esperam recuperar logo os prejuízos causados pela longa estiagem de 2012. "Eu já tinha perdido a fé de chover. Achava que não chovia mais. Porque os prejuízos que a gente teve, principalmente para os que vivem da agricultura e da pecuária, foram grandes. Eu tive que vender 80 gados para alimentar o restante que ficou. O engenheiro agrônomo da Ematerce de Canindé, Luiz Fernando, visitou o cultivo feito por Pedro Luiz. Ele se mostrou surpreso com o trabalho.

Hora de Plantar

"O milho já está enraizado e, pelo processo de crescimento, se continuar chovendo nessa média, com certeza, será uma grande safra. A área é boa e isso facilita o crescimento das sementes", observa Luiz Fernando. Segundo ele, com seis dias nasce. Já o feijão é mais rápido. Com três dias já começa a brotar.

O gerente da Ematerce em Canindé, Domingos Sávio, disse que as sementes do Programa Hora de Plantar deverão ser distribuídas ainda neste mês. Para isso, já se reuniu com o secretário de Agricultura do município, Valdenir Amâncio, para traçar planos de como será feita a distribuição. "Neste ano, nós iremos fazer um acompanhamento permanente junto aos agricultores, desde a entrega até a colheita dos grãos. A assistência técnica no campo ajuda os agricultores a produzirem mais", disse.

"Em relação à planta de seu Pedro Martins, sempre que for necessário, nós iremos mandar um técnico para orientar sobre o que será melhor para sua plantação", finalizou Domingos Sávio.

As boas chuvas registradas nos últimos cinco dias em Crateús também animaram os agricultores. Em todo o município, do pé de serra ao sertão, eles estão na roça, preparando a terra molhada. Muitos já tinham plantando. Após um jejum de chuvas de mais de um ano, os olhos brilham diante dos campos agora verdinhos, já com "rama" para os animais. Na Fazenda São José, a 5km da sede de Crateús, os agricultores Antônio Barbosa, conhecido como Baé, e José Rodrigues preparam 40 tarefas de terra para o plantio de feijão, milho e sorgo. Apostam em um bom inverno e boa safra.

"A terra está bem molhada. Quando está assim, o inverno vai ser muito bom. Vai chover bem e dar muitos legumes. A safra neste ano vai ser boa", já comemora seu Antônio, mostrando os grãos de milho plantados no campo há dois dias. Segundo ele, em três dias já vão estar brotando porque a terra está bem molhada.

A alegria e expectativa de seu José é a mesma do vizinho de morada e companheiro de plantio. Espera que, em 60 dias, já esteja colhendo as primeiras tarefas do feijão plantado agora e, em 90 dias, as espigas de milho. Enquanto faz as fileiras dos futuros pés de feijão, seu José parece dançar ao movimentar os pés tal a intimidade com a matraca, que rapidamente vai enchendo o solo com cinco grãos de feijão em cada escavação.

Para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crateús, a chegada das chuvas animou e renovou o sertão. Chegou em boa hora, inclusive porque os agricultores já tinham recebido as sementes do Programa Hora de Plantar, do Governo do Estado. "Em todo o município os agricultores estão plantando e foi bom porque a maioria já estava com as sementes em mãos", comenta o presidente Antônio Ximenes. A expectativa é de que a quadra invernosa seja boa.

Apesar das boas precipitações nos últimos dias e a animação dos trabalhadores, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) prefere aguardar mais uns dias para caracterizar como boa a quadra invernosa. A instituição acredita que é cedo para afirmar que haverá boa safra no Estado em 2013.

Fonte: DN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.