18 fevereiro 2013

Dissidente cubana Yoani Sánchez recebida com festas em Recife

Matéria publicada no site Terra

A dissidente cubana Yoani Sánchez, autora do blog Geração Y, chegou na madrugada desta segunda ao Brasil, primeira etapa de uma viagem de 80 dias que a levará a uma dezena de países da América e da Europa. Yaoni, de 37 anos, chegou depois de 0h30 desta segunda-feira em um voo procedente de Cidade do Panamá ao aeroporto internacional Guararapes, da cidade de Recife, onde a esperavam vários amigos, entre eles o cineasta Dado Galvão, seu anfitrião no Brasil. A blogueira cumprimentou os jornalistas que a esperavam e prometeu que mais tarde daria declarações no mesmo aeroporto. Esta noite, Yaoni será a convidada especial de uma sessão na qual será projetado o documentário Conexão Cuba-Honduras, produzido por Galvão e no qual ela é uma das entrevistadas.

A projeção acontece em Feira de Santana, na Bahia, para onde Yaoni irá nas próximas horas. Yaoni seguirá inicialmente em avião para Salvador, e de lá irá de carro até Feira de Santana, cidade de 557 mil habitantes, situada a 116 quilômetros da capital baiana. A viagem de Yaoni, uma das vozes mais críticas da ilha, foi possível devido à reforma migratória vigente desde o dia 14 de janeiro em Cuba e após ter recebido negativas durante os últimos cinco anos do Governo de Havana para sair do país.

No ano passado Yaoni tentou visitar o Brasil para participar da apresentação do documentário, mas apesar de receber o visto, as autoridades cubanas voltaram a negar-lhe a permissão de saída. A blogueira terá no Brasil uma intensa agenda que inclui sua participação em conferências e debates sobre liberdade de expressão e direitos humanos, mas ela também quer "conhecer os brasileiros e seu modo de vida".

Além de assistir à exibição do documentário, Yaoni dará na terça-feira uma entrevista coletiva em Feira de Santana, terá uma sessão de autógrafos de seu livro "De Cuba, com Carinho" e participará de um debate sobre liberdade de expressão e direitos humanos. Na quarta-feira fará turismo em Salvador e depois partirá rumo a São Paulo, onde suas atividades se prolongarão até sábado.

A viagem de Yaoni também inclui México, Peru, Estados Unidos, República Tcheca, Alemanha, Suécia, Suíça, Itália e Espanha, onde entre outros eventos participará na cidade de Burgos de um congresso sobre internet entre 6 e 8 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.