05 janeiro 2013

Notícias do Crato - 05-01-2013


Crato festeja Dia de Reis, no domingo, com cortejos de brincantes nas ruas e praças centrais

A CONCENTRAÇÃO ACONTECE A PARTIR DAS 16H30, NA PRAÇA SIQUEIRA CAMPOS

Vários grupos de tradição popular estarão nas ruas do centro do Crato para festejar e fazer a louvação do Dia de Reis, no domingo, 06/12, tradicionalmente comemorado na cidade. Este ano, com grande programação que se estende desde às 16h30, o evento acontece a partir de concentração na praça Siqueira Campos. Em seguida, os grupos sairão em cortejo para a louvação ao Divino, às 18h30, na praça da Sé. Um ano de muitas mudanças e novidades.  É assim que a nova gestão da Secretaria de Cultura do Crato oferece as boas-vindas à cidade. No Dia de Reis, a Secretaria prepara uma programação especial para dar ensejo às suas ações. Retomando as antigas folias e brincadeiras de Reis, diversos grupos de tradição tomarão as praças e ruas centrais do Crato.

Segundo Dane de Jade, Secretária de Cultura do Crato, essa ação reafirma a identidade cultural caririense em que a cultura se alimenta essencialmente das tradições. “Precisamos caminhar na luta para salvaguardar o patrimônio cultural brasileiro, revigorar nossas manifestações e mantê-las por meio de ações coletivas. São dessas tradições que a cultura se alimenta. A cultura possui o que se costuma chamar de fecundidade, ela tem a capacidade de dar origem, de propiciar algo, de instigar”, afirma.

Serão seis reisados, duas bandas cabaçais, maneiro pau, duas lapinhas e três grupos de coco. A ideia é transformar ruas e praças em um grande terreiro, tais quais os quintais dos mestres da cultura.  O intuito é vivificaras manifestações tradicionais da cultura popular apresentando seus saberes, seus fazeres, suas danças e seus movimentos encantatórios, numa grande roda com a participação intensa do público. Essa ação tem parceria com o SESC-Crato. O evento contará com os reisados do Mestre Aldenir, Mestre Antonio Carreiro, Mestre Galego, Mestre Tico Barbosa e Reisado dos Irmãos. Também farão parte do cortejo de louvação a tradicional Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e a banda Padre Cícero; os cocos da Batateira, Muriti (D.Lucinha) e Scam, o Maneiro Pau do Mestre Cirilo (adulto e mirim), e a queima de lapinhas acontece com a presença dos grupos da Mestre Zulene Galdino e do Belas Artes. A festa do Dia de Reis tem a parceria da Prefeitura Municipal, com órgãos como o SESC e a Fundação do Folclore Mestre Elói Teles de Morais.

Programação do Cortejo da Tradição
Concentração - Local: Praça Siqueira Campos. Horário -16h30.
Louvação do Divino: Local Igreja da Sé. Horário - 18 horas
Folia de Reis - Local: Praça da Sé. Horário -18 horas

Jornalista da Globo, Francisco José, recebe homenagens em Crato nesta segunda e toma posse em cadeira do ICC

O Jornalista da Rede Globo de Televisão, Francisco José de Brito, receberá nesta segunda-feira, 7, em Crato, homenagens da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e será empossado em cadeira do Instituto Cultural do Cariri (ICC). A solenidade acontece no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), às 19h30. Na ocasião haverá outorga da Medalha do Mérito Bárbara de Alencar, pela Prefeitura do Crato, e da Comenda Frei Carlos Maria de Ferrara, do Legislativo. O repórter cratense tomará posse na cadeira do Jornalista João Brígido dos Santos, do ICC. A homenagem de honra ao mérito a Francisco José será realizada pelo prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Matos.  O jornalista se notabilizou pelo seu trabalho desenvolvido em nível nacional. Já esteve na sua região de origem por várias vezes, onde realizou reportagens de grande repercussão, abordando temáticas diferenciadas, a exemplo das riquezas natural e cultural do Cariri.

O Jornalista João Brígido foi o fundador do jornal ‘O Araripe’, veículo pioneiro no Estado do Ceará, em 7 de julho de 1855, e depois o jornal O Unitário de Fortaleza. A cadeira que será ocupada pelo jornalista cratense, Francisco José, já pertenceu também ao Jornalista Nertan Macedo e ao Advogado Emídio Macedo Lemos, já falecidos. A solenidade de posse terá à frente o Presidente do ICC, Professor José Huberto Tavares de Oliveira, e como orador oficial, o Jornalista Antônio Vicelmo.  

Programação da solenidade:
Dia: 7 de janeiro de 2013
Horário: 19h30
Local: Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA)
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.