20 janeiro 2013

Noticias deste Domingo -- por Armando Rafael

A volta da Indústria da multa? 


Quarta-feira última, dia 16, estacionei meu carro na Praça da Sé, lado sul. Nem tinha reparado que em alguns metros do meio-fio – unicamente naquele lado – tinha sido pintada, no dia anterior, uma pequena faixa azul. Os poucos metros pintados- desse meio-fio - indicavam que o curto espaço passara a integrar a “Zona Azul” de Crato. Na hora que deixei meu carro – naquele espaço – não tinha nenhum cobrador do serviço da Zona Azul trabalhando no estacionamento. Pois bem, quando voltei para pegar o carro encontrei – no para-brisa – um “Auto de Infração” notificando uma multa por “estacionamento irregular”. Ainda não sei o valor que será arbitrado (pelo Demutran–Crato) para eu pagar. Vou aguardar o laudo de "infração" que vem pelo Correio.  Também não sei quantos “pontos negativos” vão arbitrar para sujar minha carteira-de-motorista pelo factóide descrito. Justo eu, que sempre faço questão de pagar criteriosamente aquela pequena tarifa, cobrada pelo Demutran-Crato, quando utilizo a “Faixa Azul”, ao estaciponar -- todos os dias -- para pegar correspondências nos Correios.

Crato segue o triste exemplo de Fortaleza

Na hora que vi a 2ª via do Auto de Infração (colocado no para-brisa do meu carro)  senti grande decepção pela injustiça sofrida.  Sem falsa modéstia, como cidadão,  procuro cumprir a lei.  Depois soube que outras pessoas tinham sido vítimas dessas multas no centro de Crato. Será que o prefeito Ronaldo está sabendo dessa onda de multas? É bom não esquecer que na administração da ex-prefeita de Fortaleza, Luiziane Lins, o Demutran da capital fez a mesma coisa. A coisa chegou a um ponto que a população de Fortaleza, revoltada, decidiu não pagar as multas injustas aplicadas pela autarquia de trânsito da capital cearense... Será que o Crato vai trilhar o mesmo caminho?

Aumento da violência
Que São Paulo que nada! Segundo o site “Miséria”: “Em Juazeiro do Norte os homicídios cresceram 77,4% em 2012 (...) O ano terminou com um saldo bastante violento em se tratando de homicídios em Juazeiro do Norte. Foram 58 assassinatos a mais numa comparação com 2011 (quando 75 pessoas tombaram assassinadas). 2012 fechou com 133 homicídios na Terra do Padre Cícero”.

No rumo certo

Iguatu (na foto ao lado a nova estação rodoviária daquela cidade) não para de surpreender! No próximo mês de abril a Prefeitura de Iguatu define um grande terreno (com cerca de 800 hectares) para ampliar o Distrito Industrial (DI) daquela cidade. Melhor ainda: empresários portugueses, de Leiria, para fugir da crise na Europa  estão interessados em trazer para Iguatu suas  empresas que funcionam em Portugal.

O “jeitinho brasileiro” de enganar


Vão longe os tempos nos quais a imprensa estrangeira exibia capas de revistas com boas notícias sobre o Brasil (como a capa, ao lado). Está no “Estadão” deste sábado: “A admiração da opinião pública internacional pela economia brasileira parece cada vez menor. Na edição que chegou nesta quinta-feira às bancas na Europa, a revista inglesa The Economist lança mais uma série de duras críticas ao governo de Dilma Rousseff. Ao questionar os recentes artifícios usados pela equipe econômica nas contas públicas, a revista diz que "a mudança na meta (de superávit primário) seria uma alternativa melhor do que recorrer à contabilidade criativa".

Tem mais

“A reportagem da revista diz que os dados econômicos "decepcionantes" não param de ser divulgados no Brasil. Depois do fraco Produto Interno Bruto (PIB) apresentado em novembro, o governo de Dilma Rousseff agora "admite que só atingiu a meta de superávit primário" após "omitir algumas despesas em infraestrutura", "antecipar dividendos de estatais" e "atacar o fundo soberano".



É proibido cochilar


A gerentona não dorme em serviço! Dilma Rousseff desembarcou nesta sexta-feira, no Piauí, (mais precisamente na cidade de São Julião, próxima ao município de Campos Sales-CE) como parte da estratégia – gestada no Palácio do Planalto – para recuperar o prestígio político, no Nordeste, do Partido dos Trabalhadores–PT. Os “aspones” da Presidente Dilma constataram a forte influência do governador de Pernambuco (e presidenciável) Eduardo Campos–PSB. E como o projeto do PT é mandar no Brasil por 20 anos, e, já de olho em 2014, Dilma deve visitar ao menos mais seis Estados da região nordestina até o início de março.




Povo marcado e... povo feliz

O giro de Dilma pelo Nordeste incluirá também os estados de Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. A região também está na mira do ex-presidente Lula. O Nordeste tem sido tradicionalmente um reduto eleitoral do PT. Nas últimas três eleições presidenciais (2002, 2006 e 2010), o Nordeste deu ampla margem de vitória para os candidatos do partido – Lula (o grande "Guru") e Dilma (a “gerentona”). Em 2010, o Nordeste garantiu a vitória de Dilma Rousseff que teve – na nossa região – 10,7 milhões de votos a mais que José Serra.

Tá feia a coisa

A estratégia do Palácio do Planalto, com essas visitas da presidente, é driblar o desgaste político gerado pela paralisação nos canteiros de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Nordeste. Na noite do próximo domingo, dia 20, o programa “Fantástico” da Rede Globo vai exibir matéria sobre a incompetência, demagogia e descalabro como vem sendo feita as obras da transposição do Rio São Francisco. Todo o Brasil vai conhecer o atual estágio desses serviços.

Podes crer

E para finalizar: Elio Gaspari, que sempre sabe das coisas, publicou esta nota na sua coluna semanal, deste domingo: "Azedou uma conversa de Lula com a doutora Dilma em Paris. Quem assistiu ficou com a impressão de que "Nosso Guia" está preparando o bote para pedir a cadeira de volta. Se pedir, levará".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.