13 janeiro 2013

Notícias deste Domingo - Por Armando Rafael

Casa de Mãe Joana, ou,  
"Só no Crato mesmo!”


É incrível, mas é verdade!
Neste sábado começa a festa de São Sebastião, padroeiro do bairro Ossian Araripe. Por conta disso, um minúsculo e insignificante  parque de diversão ocupou – desde a última 5ª feira – o primeiro quarteirão da Rua Pergentino Maia, que tem início atrás da Escola Dom Vicente Matos, localizada no término da ladeira da Caixa d’água. Naquele quarteirão, que dá acesso a toda a Rua Pergentino Maia – rua que se estende pelo bairro Parque Granjeiro – não passa mais veículos, motos ou outro transporte. O dono do Parque de diversão (agora “dono” do espaço público da rua citada) alega que tem autorização da Prefeitura para fazer este atentado à civilidade desta Mui Nobre e Heráldica Cidade de Frei Carlos. O que o dono do parque de diversão  fez mesmo foi dar ao Crato um aspecto de cidade do porte de Salitre, Tarrafas, Moreilândia, etc. vôte!

Ídolos em julgamento 1

Membros do Partido dos Trabalhadores–PT reagiram com veemência à decisão da Procuradoria-Geral da República de mandar investigar as acusações do publicitário Marcos Valério contra o todo poderoso, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), foi o mais enfático: "É um absurdo que se produza uma nova investigação sobre esse tema, envolvendo o presidente Lula. Esse tema foi investigado à exaustão", disse.

Ídolos em julgamento 2

Ora, se todos somos iguais perante a lei (pelo menos é o que reza a Constituição) não é  um “absurdo” nenhum investigar uma pessoa (seja ela quem for) quando existem denúncias contra essa pessoa... Aliás, por que tanta celeuma sobre isso se   “quem não deve não teme”?.

No mais

Aqui no Brasil, a inflação percebida pelas famílias de baixa renda acumulou alta de 6,90% no ano, taxa que coincide com a de 12 meses, consoante informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV).  Este índice teve uma acelerada em dezembro último, causando impacto no Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), usado para medir os preços entre famílias com renda mensal entre 1 e 2,5 salários mínimos. O indicador subiu 0,76% no mês passado, após avançar 0,44% em novembro.

O tamanho do bicho


O Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, (para quem não sabe ele é cearense e primo do bispo-emérito de Crato, Dom Newton Gurgel) confidenciou, a um conhecido, a sua conclusão sobre o escândalo do “mensalão” do qual foi relator: "O “mensalão -- disse Gurgel --  é “muito maior”, muito mais amplo, do que aquilo que acabou sendo objeto da denúncia"...

Venezuela

Esta sabedoria,  nem os "trogloditas-socialistas" (que ainda raciocinam na visão dos anos 60)  podem negar à diplomacia do Departamento de Estado norte-americano: saber lidar com fanfarrão-megalomaníaco Hugo Chávez. Os Ianques , segundo Elio Gaspari, utilizam –  com o ditador venezuelano –  a ”Operação Pocilga”, ou seja,: “Se você entra num chiqueiro e se mete numa briga com os porcos que estão lá, é certo que vai perdê-la”... Os norte-americanos usam, às vezes, a "doutrina Bonaparte", aquela que diz: "Se um doido entrar num coquetel dizendo que é Napoleão, chame-o de Bonaparte. Se disser que ele não é, começa uma briga inútil".  Sabidos,  esses gringos! Eles vão empurrando pela barriga o caos venezuelano até o desfecho final, que será feito pelos próprios venezuelanos...



Um giro pelas notícias publicadas nos jornais

As obras do PAC, Brasil afora

A jornalista Elizângela Santos, do “Diário do Nordeste”, publicou – neste sábado, dia 12 – importante matéria sobre o abandono das obras da transposição do Rio São Francisco, no Cariri cearense, mais precisamente em Mauriti. Na reportagem consta: “Há quase um ano, a presidente Dilma Rousseff esteve em Palestina, distrito de Mauriti, estabelecendo o marco da retomada das obras do Canal do Rio São Francisco. Em fevereiro do ano passado, o canteiro de obras visitado pela presidente já contava com um quadro reduzido de operários. Hoje, o lote 6 está sem ninguém. As marcas de um visível abandono de um trecho entre os distritos de Palestina e Umburanas estão no caminho deserto, com retratos da seca pela estrada”.

As marcas de uma visível deterioração do que já foi construído podem ser vistas em trechos entre os distritos de Palestina e Umburanas FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

“Destrava”, Dilma!

Notícia publicada na edição do dia 12 da “Folha de S.Paulo”: "O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem demonstrado preocupação com o desempenho do governo Dilma Rousseff e seus reflexos sobre o projeto de poder do PT. Para discutir a situação, marcou uma reunião com a presidente para a segunda quinzena de janeiro. Na avaliação do petista, segundo interlocutores, Dilma precisa "destravar" sua administração, entre outras razões para segurar sua alta popularidade em um ano desafiador como 2013. No fim do ano passado, o ex-presidente foi procurado por empresários, banqueiros, políticos e líderes de movimentos sociais. O estilo "centralizador" e "pouco acessível" da presidente é sempre lembrado nos encontros, e até mesmo servidores da Esplanada já fizeram chegar a Lula apreensão com a falta de autonomia".

Tá feia a coisa


A informação é do jornal “Estado de S.Paulo”: “O Brasil completou mais um ano com inflação bem acima da meta e um crescimento econômico pífio - desempenho muito pior que o da maior parte dos países emergentes  e até inferior ao de alguns países desenvolvidos ainda em crise. O contraste entre o Brasil e outros latino-americanos é notável. No Chile, a inflação até novembro ficou em 2,1%, com provável expansão econômica de 5,2% em todo o ano. Na Colômbia, o número final da inflação foi 2,44%, mas o PIB deve ter aumentado cerca de 4%. No Peru, o produto deve ter aumentado uns 6%, talvez pouco mais, mas os preços ao consumidor, até novembro, haviam subido apenas 2,7%.”

E para finalizar

Esta nota foi publicada na coluna de Ancelmo Góis, no jornal "O Globo": "Para quem acha que o governo não faz ajuste fiscal: No prédio do Ministério da Fazenda, onde Guido Mantega despacha em Brasília, tem faltando papel higiênico, sabão e papel-toalha. Como diria Tutty Vasques, isso a oposição não vê! Oh, raça!"

Por: Armando Lopes Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.