08 janeiro 2013

Jornalista Cratense, da Rede Globo, Francisco José, recebe homenagens em Crato e toma posse em cadeira do Instituto Cultural do Cariri

O Jornalista da Rede Globo de Televisão, Francisco José de Brito, recebeu na noite desta segunda-feira, 7, em Crato, homenagens da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e foi empossado em cadeira do Instituto Cultural do Cariri (ICC). A solenidade aconteceu no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA). Na ocasião houve a outorga da Medalha do Mérito Bárbara de Alencar, pela Prefeitura do Crato, e da Comenda Frei Carlos Maria de Ferrara, do Legislativo. O repórter cratense tomou posse na cadeira do Jornalista João Brígido dos Santos, do ICC. A homenagem de honra ao mérito a Francisco José foi realizada pelo prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Matos.  O jornalista se notabilizou pelo seu trabalho desenvolvido em nível nacional. Já esteve na sua região de origem por várias vezes, onde realizou reportagens de grande repercussão, abordando temáticas diferenciadas, a exemplo das riquezas natural e cultural do Cariri.

O Jornalista João Brígido foi o fundador do jornal ‘O Araripe’, veículo pioneiro no Estado do Ceará, em 7 de julho de 1855, e depois o jornal O Unitário de Fortaleza. A cadeira que é ocupada pelo jornalista cratense, Francisco José, já pertenceu também ao Jornalista Nertan Macedo e ao Advogado Emídio Macedo Lemos, já falecidos. A solenidade de posse teve à frente o Presidente do ICC, Professor José Huberto Tavares de Oliveira, e como orador oficial, o Jornalista Antônio Vicelmo.  

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA ( Clique para Ampliar )

Acima: O Jornalista francisco José de Brito e sua Esposa, Beatriz Castro


Acima: Homenageado, vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito


Acima: Madre Feitosa


O Coral sa SCAC também se apresentou no evento, e o auge foi a apresentação da protofonia do Guarani de Carlos Gomes, que fez com que o homenageado quebrasse o protocolo e subisse ao palco antes do horário previsto, a fim de cumprimentar a maestrina e o Coral.


Na platéia, familiares, autoridades, secretários de governo. ( Olha a Josane Garcia aí... )


Na foto acima: Clique para ampliar e veja cada rosto que estava na solenidade ( brinde do Blog do Crato )


Acima: Madre feitosa entrega medalha ao jornalista Francisco José, por quem tem grande afeição e uma história de vida familiar.


Jornalista Francisco José de Brito recebe homenagem das mãos da magnífica reitora Otonite Cortez


O emérito Professor, Cronista e Escritor Napoleão Tavares Neves, membro do ICC - Instituto Cultural do Cariri



A cerimônia foi magnificamente conduzida pelo memorialista Huberto Cabral, um gênio enciclopédico dos fatos que aconteceram no Crato nos últimos 100 anos.


Acima: Primeira-Dama Gilvania Gomes de Mattos, Prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos, e o homenageado, Francisco José de Brito ( vê-se ainda a sua esposa, Beatriz Castro, também repórter da Rede Globo )
A Primeira-Dama desfilou simpatia e descontração na solenidade.




Acima: O Homenageado, Francisco José de Brito.

Nota do Editor: A homenagem foi muito merecida a uma das personalidades que mais trabalhou para o engrandecimento do Nordeste como um todo, sendo o primeiro repórter da Rede Globo a fazer questão de manter o sotaque da sua região. Chico deverá ser lembrado não só como um dos mais intrépidos repórteres da TV Brasileira de todos os tempos, como também pelo ser humano extraordinário que é, merecedor não só destas, mas de muitas outras homenagens que já recebeu em vida e tantas outras que se seguirão. Foi um prazer para mim, fazer a cobertura fotográfica da posse o Chico no ICC, Medalha Bárbara de Alencar, além de outras honrarias. Que continue sempre a brilhar a sua luz em nome do Cariri, do Nordeste e do Brasil. Ele é uma das poucas pessoas que faz com que possamos nos orgulhar e dizer em alta voz: "Eu tenho orgulho de ser nordestino. Eu tenho orgulho de ser Brasileiro."

Por: Dihelson Mendonça
Fotos e Reportagem
Com informações adicionais da Ass. de Imprensa da PMC
Proibida a Reprodução das Fotos sem Autorização por Escrito do Autor

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.