O prêmio é uma forma de homenagear pessoas, entidades ou instituições que atuam fortalecendo o comércio

Na escultura do prêmio, a imagem remete ao símbolo da natureza que, de tão presente, deu origem ao nome da cidade: Juazeiro. Árvore nativa que pertence ao único bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga, é vegetação xerófila, adaptada a ambiente de clima seco e com chuvas irregulares como no Cariri. Para o presidente da Federação das CDLs do Ceará, empresário Honório Pinheiro, o reconhecimento das boas práticas feito pelo empresariado cearense só motiva e estimula ainda mais a promover ações para o desenvolvimento do comércio.
História
O Troféu Joazeiro Empresarial, escrito assim mesmo, como era denominada a cidade de Juazeiro do Norte no início do século passado, carrega seus significados e características tais quais as da planta e a do homem, que aparece agarrado na árvore da escultura. O homem de Juazeiro do Norte, como demonstra o troféu e sua história, é inteligente, trabalhador, destemido, firme e triunfante. Assim como a árvore juazeiro, que continua símbolo de resistência e aparece verde, mesmo com a seca.
O artista que absorveu todos esses significados e doou sua criatividade para construir o troféu que é conhecido hoje foi o artesão Cícero Paulo da Silva, nascido em Caririaçu, município vizinho, e que hoje expõe seus trabalho no Centro de Cultura e Arte Mestre Noza, além de Fortaleza e Rio de Janeiro.
O presidente da CDL de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, disse que essa "é uma homenagem mais do que justa a pessoas e entidades que lutam para melhorar a situação da economia local por meio do fortalecimento do varejo". Nesta quinta edição do prêmio, considerado também o "Oscar do varejo caririense", dois empresários e uma entidade educacionais foram os homenageados.
DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.