08 janeiro 2013

CDL entrega Troféu Joazeiro Empresarial


O prêmio é uma forma de homenagear pessoas, entidades ou instituições que atuam fortalecendo o comércio
 
Há cinco anos o Troféu Joazeiro Empresarial foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte para homenagear, anualmente, pessoas, entidades e instituições de categorias empresariais que contribuíram ou continuam atuando para fortalecimento do comércio da cidade. Homenageados pelo troféu, que foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte, pelo trabalho em prol do desenvolvimento do comércio

Na escultura do prêmio, a imagem remete ao símbolo da natureza que, de tão presente, deu origem ao nome da cidade: Juazeiro. Árvore nativa que pertence ao único bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga, é vegetação xerófila, adaptada a ambiente de clima seco e com chuvas irregulares como no Cariri. Para o presidente da Federação das CDLs do Ceará, empresário Honório Pinheiro, o reconhecimento das boas práticas feito pelo empresariado cearense só motiva e estimula ainda mais a promover ações para o desenvolvimento do comércio.

História

O Troféu Joazeiro Empresarial, escrito assim mesmo, como era denominada a cidade de Juazeiro do Norte no início do século passado, carrega seus significados e características tais quais as da planta e a do homem, que aparece agarrado na árvore da escultura. O homem de Juazeiro do Norte, como demonstra o troféu e sua história, é inteligente, trabalhador, destemido, firme e triunfante. Assim como a árvore juazeiro, que continua símbolo de resistência e aparece verde, mesmo com a seca.

O artista que absorveu todos esses significados e doou sua criatividade para construir o troféu que é conhecido hoje foi o artesão Cícero Paulo da Silva, nascido em Caririaçu, município vizinho, e que hoje expõe seus trabalho no Centro de Cultura e Arte Mestre Noza, além de Fortaleza e Rio de Janeiro.

O presidente da CDL de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, disse que essa "é uma homenagem mais do que justa a pessoas e entidades que lutam para melhorar a situação da economia local por meio do fortalecimento do varejo". Nesta quinta edição do prêmio, considerado também o "Oscar do varejo caririense", dois empresários e uma entidade educacionais foram os homenageados.

DN



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.