Edição de 28 de junho a 01 de Julho de 2012
Até que enfim
Neste dia 28 de junho foi inaugurada em Crato a unidade do Sest Senat–Cariri (foto acima). Localizada no bairro São José, na Avenida Padre Cícero nº 4400, prestará serviços – aos empregados do setor de transportes – na área de saúde, qualificação e atualização profissional, além de oferecer completa infraestrutura para a prática de esporte, lazer e atividades culturais dos seus associados. Para tanto, o Sest Senat Cariri dispõe de 7 salas de aulas, laboratório de informática, sala de fisioterapia, clínica psicológica, consultório oftalmológico e 8 cadeiras de dentistas. Possui ainda um auditório para 149 pessoas, 2 piscinas (semiolímpica e infantil), parque infantil, 4 churrasqueiras, 4 quadras poliesportivas e 4 campos de futebol society gramado.
Quando julho chegar...
... No dia 6 será inaugurada – na Rua João Pessoa – a filial da loja Mega Moda, instalada em imóvel construído vizinho ao prédio da Associação dos Empregados no Comércio de Crato.
... No dia 8 de julho, a cidade de Crato acolherá a imagem-peregrina do Divino Pai Eterno, trazida do seu santuário em Trindade, Goiás, pelo padre Robson de Oliveira. A solenidade religiosa será no Estádio Mirandão e atrairá caravanas de católicos vindas de cidades próximas, inclusive dos estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí. Calcula-se em 20 mil o número de participantes.
... Ainda no dia 8 será aberta a ExpoCrato–2012. E se a “operação tapa-buraco” não agir rápido, os visitantes verão a buraqueira no início da Rua João Pessoa e em frente ao Centro Cultural do Araripe, na Praça Cristo Rei.
... De 8 a 15 de julho – período da ExpoCrato – a Empresa Guanabara colocará na rota Crato-Fortaleza um ônibus de sua frota com uma pintura gigante do cantor Luiz Gonzaga. (foto acima) A ideia e criação foram da agência de publicidade SG Propag.
Miguel Costa Barros
Uma cidade não é feita só de prédios, praças, comércios e ruas. Ela é feita principalmente por gente. A cidade é o lugar onde se faz amigos, onde as pessoas vivem, estudam, trabalham, alegram-se e se estimam. Uma das personalidades que faz a cidade de Crato é o digno e veterano professor Miguel Costa Barros (ao lado, em foto feita por Dihelson Mendonça). Um dos maiores conhecedores da língua portuguesa no Cariri, o Prof. Miguel dedicou toda a sua já longa existência a lecionar para sucessivas gerações em colégios e na universidade. Redator de textos castiços, leves, com linguagem escorreita e correta, sem estrangeirismos, este filho do município de Itaiçaba, há décadas fez de Crato a sua segunda terra. Miguel Costa Barros está a merecer um reconhecimento oficial desta cidade. Com a palavra os poderes públicos, clubes de serviço, Urca e imprensa. Ele merece.
Se arrependimento matasse...
Os pesquisadores Renato Casimiro e Daniel Walker doaram ao curso de Biblioteconomia da futura Universidade Federal do Cariri–UFCA, importante acervo, destinado à preservação da memória Juazeiro do Norte. O acervo é formado por documentos, cartas do Padre Cícero, jornais, fotos, xilogravuras, cordéis, material em áudio e vídeo, e inclui esculturas de madeira feitas por artistas juazeirenses. Renato e Daniel repetiram o gesto – feito anos atrás – quando também doaram à Universidade Regional do Cariri, objetos de outro acervo, para serem administrados pelo Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudos Socioculturais–IPESC e Lira Nordestina, instituições integrantes da Urca. Consta que ambas as instituições da Urca não deram o devido valor aos objetos daquele acervo. Fato que desgostou profundamente a dupla de doadores.
O povo é bobo?
Faz alguns anos. Creio que era a campanha das “Diretas Já”. Em algumas cidades, multidões bradavam – nas ruas – este slogan: “O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”. Mas, convenhamos, será que o povo brasileiro não é mesmo bobo? Desde que chegaram ao poder – em 2003 –, os petistas vem aparelhando o estado, ou seja, colocando os órgãos estatais a serviço do seu partido ou, em menor escala, a serviço dos demais partidos da chamada “base aliada”. Algumas dessas instituições estão sendo denunciadas – pela mídia – por deslavada corrupção. Além do mais, o PT vem tentando enfraquecer os outros poderes da República. Recentemente foi divulgada pela imprensa a pressão feita pelo ex-presidente Lula, em cima do ministro Gilmar Mendes, com o objetivo de manipular o próximo julgamento do mensalão, no Supremo Tribunal Federal.
Nem os bispos ficam mais calados
Tudo isso levou a direção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB, a divulgar, semana passada, uma nota onde consta: “A sociedade brasileira espera e exige a investigação de toda suspeita de corrupção bem como a consequente punição dos culpados e o ressarcimento dos danos”. (...) “Fatos políticos e administrativos, que contrariam a ética pública e o bem comum, têm sido fartamente divulgados pela Imprensa, provocando uma reação de indignação e perplexidade na sociedade brasileira. Chega-se mesmo a colocar em xeque a credibilidade das instituições, que têm o dever constitucional de combater a corrupção e estancar a impunidade, que alimenta tal prática”.
Tem mais
Setores do PT falam abertamente em controlar a imprensa através de mecanismos de “controle social da mídia”. Coisa que já vem sendo feita na Venezuela, Equador, Bolívia e Argentina. Já os “cumpanhêro” brasileiros sonham com a extinção da alternância do poder, uma prática indispensável para a sobrevivência das democracias. Quando de seu retorno à exposição da mídia – no “Programa do Ratinho” – o ex-presidente Lula admitiu sua candidatura em 2014, afirmando textualmente: “Não podemos deixar os tucanos ganharem essas eleições”. Onde está o povo que não protesta contra tudo isso? Donde se conclui que o povo brasileiro é mesmo bobo...
Maus administradores
Os petistas não souberam, sequer, manter a excelência do ensino do tradicional Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, fundado em 1837, à época do Brasil Império, e, até recentemente, considerado a mais tradicional e eficiente instituição de ensino público federal. A informação – abaixo transcrita – foi retirada da coluna de Elio Gaspari, publicada em jornais de capitais de estado e de grandes cidades brasileiras. A conferir.
“O triste retrato do Colégio Pedro II
“Os mestres do Colégio Pedro II, joia da coroa do ensino público desde o tempo do Imperador, aderiram à greve dos professores federais. Tornaram-se um exemplo do que o comissariado (petista) faz com sua rede de ensino. Expandiram a estrutura do colégio, que hoje reúne 14 unidades. A de Realengo foi inaugurada por Lula em 2007 e reinaugurada em maio passado pelo comissário Aloizio Mercadante. O quadro docente da franquia Pedro II tem 1.179 professores. Deles, 251 são contratados temporários, boias-frias do magistério público. Se um mestre avulso vai-se embora, uma turma pode ficar sem professor de matemática por meses. Faltam inspetores, técnicos e vigias. Depois da greve de 52 dias do ano passado, o governo prometeu um plano de carreira. Até hoje, nada”.
“Os mestres do Colégio Pedro II, joia da coroa do ensino público desde o tempo do Imperador, aderiram à greve dos professores federais. Tornaram-se um exemplo do que o comissariado (petista) faz com sua rede de ensino. Expandiram a estrutura do colégio, que hoje reúne 14 unidades. A de Realengo foi inaugurada por Lula em 2007 e reinaugurada em maio passado pelo comissário Aloizio Mercadante. O quadro docente da franquia Pedro II tem 1.179 professores. Deles, 251 são contratados temporários, boias-frias do magistério público. Se um mestre avulso vai-se embora, uma turma pode ficar sem professor de matemática por meses. Faltam inspetores, técnicos e vigias. Depois da greve de 52 dias do ano passado, o governo prometeu um plano de carreira. Até hoje, nada”.
Tá feia a coisa
2012 já foi descartado, pelo Banco Central–BC, como “o ano da recuperação da economia brasileira”. Segundo o BC, tal meta – prevista e anunciada pelo Palácio do Planalto para este ano – só vai acontecer agora em 2013. Há quase um ano a economia do Brasil beira a estagnação. E o BC já dispõe de dados – com base em maio passado – sobre a perda de fôlego na arrecadação de impostos, pelo Governo Federal, nas receitas de tributos ligados aos lucros das empresas, à produção do setor industrial e às operações bancárias.
Torpedos


2 – Foi finalmente marcada a inauguração das Lojas Riachuelo do Cariri Garden Shopping: será em agosto. Cerca de 70 novos empregos diretos serão criados na Riachuelo-Cariri.
3 – Este dia 29 de junho assinala o 11º aniversário da posse de dom Fernando Panico (foto ao lado) como bispo diocesano de Crato. Nesta data, ele se encontra na Itália, participando de um retiro espiritual no mosteiro dos beneditinos em Subiaco, local onde viveu São Bento, o santo padroeiro da Alemanha e de todo o continente europeu.
4 – Dom Fernando só voltará ao Brasil no próximo dia 11 de julho. Antes desta data ele ainda participa – em sua cidade natal, Tricase – dos eventos comemorativos ao centenário de nascimento do seu tio, – o cardeal Giovanni Panico. Este purpurado foi diplomata do Vaticano, tendo servido na Argentina, Tchecoslováquia, Austrália, Nova Zelândia, Peru, Canadá e Portugal. É o filho mais ilustre da pequena Tricase.