Edição de 7 de abril de 2012
A Malhação do Judas
Crato volta a fazer neste sábado, dia 7, uma de suas mais importantes heranças culturais: a Malhação do Judas, agora realizada sob a coordenação do dramaturgo e Mestre da Cultura, Cacá Araújo. Trata-se de um evento da tradição popular quase bissecular, chamado – nos séculos XIX e XX – de “Testamento do Judas”. O historiador Irineu Pinheiro (1881-1954) assim recorda esta manifestação nos tempos de antanho: “Inda hoje castigam Judas as multidões, passeando-lhe, todos os anos, a figura feita de pano através das ruas da cidade e dos povoados, pendurando-a em fim numa árvore, em meio às chufas impiedosas dos circunstantes”. (a foto acima foi feita por Antônio Vicelmo, na "malhação" de 2010)
Mudaram os tempos
Antigamente, o Judas era julgado pelos pequenos “malfeitos” dos acontecimentos daqueles dias: furtos em sítios ou casas, crimes de mortes, dentre outros. Em 2012, o Judas recebeu, em Crato, nome de “Honestino Belzebu”, sinônimo da corrupção que avassala esta antiga Terra de Santa Cruz. Poderia até ter sido chamado de “Demóstenes”, ou nominado por um dos vários ministros que deixaram o atual governo desde a posse de dona Dilma, todos alvos de denúncias e suspeitas de corrupção. Judas poderia ser lembrando, também, pelos fatos que sujaram recentemente a imagem da República, como o “mensalão”, os “dólares na cueca”, os “aloprados”, a roubalheira na Casa Civil e tantos outros "malfeitos" (como diria dona Dilma), os quais, semanalmente, vazam através dos meios de comunicação... Nos dias hodiernos, a imaginação popular já não concebe o Judas apenas como o réu (quase primário) do século passado!
Procissão do Fogaréu
Na última 5ª feira, dia 5, foi realizada em Barbalha a segunda Procissão do Fogaréu. Feita à noite, a procissão saiu da histórica Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e percorreu ruas centrais daquela cidade. A Procissão do Fogaréu tende a se consolidar definitivamente no calendário de celebrações da Semana Santa na cidade de Barbalha.
Excelente iniciativa
O Projeto Cidades do Ceará–Cariri Central, ora em execução pela Secretaria das Cidades, foi anunciado como uma “experiência-piloto”, destinado a acelerar a melhoria da qualidade de vida das cidades do Cariri. Especificamente no que se refere a Crato, esse projeto incluiu a requalificação de 3 ruas e 4 praças centrais da cidade, e, ainda, a recuperação ambiental e urbanização do bairro Seminário.
Finda esta primeira semana de abril de 2012, e dentro do previsto para Crato, pode-se anunciar que foi feita a nova pavimentação de 2 quarteirões da Rua João Pessoa (foto ao lado), 1 quarteirão da Rua Miguel Limaverde, num lado da Praça da Sé e no quarteirão da Rua Dom Quintino. Nesses, fizeram também o alargamento das calçadas. 2 praças já foram restauradas: Siqueira Campos e São Vicente. Estava previsto a colocação de bancos e jardineiras nas calçadas alargadas, o que, até agora, só foi feito nos dois quarteirões da Rua João Pessoa. As obras de restauração das outras duas praças (da Sé e Alexandre Arraes) estão paralisadas há mais de um mês.
No mais
Quanto à recuperação ambiental e urbanização do bairro Seminário, a obra não saiu do papel. E a população já não alimenta mais esperança de que ela seja iniciada neste ano eleitoral. A razão? O temor de que isso beneficiaria um pré-candidato a prefeito. São as “Coisas da República”...
Encampação da URCA pela UFCA
Atentem para estas duas frases, a seguir transcritas, constantes do parecer feito pelo deputado Ariosto Holanda para aprovação da futura Universidade Federal do Cariri–UFCA: “Ela (a UFCA) funcionará imediatamente com o acervo da UFC que consta de 8.500 m² de área construída, abrigando salas de aula e doze laboratórios e onze cursos de graduação em funcionamento”(...) “e deverá implantar, até 2014, mais 16 novos cursos”. Por coincidência, a URCA possui exatos 16 cursos de graduação. Mais clareza, impossível!
Dura Lex
Bem que os antigos diretores do Treze Atlético Juazeirense, por meio de uma ação de reintegração de posse, ainda tentaram. Mas a Justiça concedeu parecer favorável à ação ajuizada pela Prefeitura de Juazeiro do Norte desapropriando a área onde funcionava o clube, no bairro Aeroporto. A Prefeitura pagará 243 mil reais pela área (na foto a lado, o imenso muro que cerca o terreno do clube) e lá vai construir uma Escola em Tempo Integral-ETI. O investimento da nova obra será da ordem de R$ 3.264.723,15, que já foi licitada e será construída pela Construtora Justo Júnior, da cidade de Crato.
Será que sai?
Farta propaganda anuncia a construção do novo Shopping Juazeiro, em terreno localizado numa esquina da Avenida Castelo Branco com Avenida Humberto Bezerra, em Juazeiro do Norte. Segundo o folder, o projeto – que não é nada modesto – prevê para o futuro shopping “13.388,54 m², 3 lojas âncoras, 109 lojas, 04 salas de cinema, praça de alimentação e 532 vagas de estacionamento cobertas”. À frente do empreendimento está o jovem empresário Mauro Macedo, filho do deputado federal Raimundo Macedo.
Tá feia a coisa
Lembram-se do Programa de Aceleração do Crescimento–PAC, aquele que não faz jus ao nome? Segundo dados do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Siafi e BNDES, das 114 obras do PAC voltadas para o saneamento (coleta e sistema de tratamento de esgotos em cidades com mais de 500 mil habitantes) apenas 7% foram concluídas em 2011. Segundo o Trata Brasil, quando somadas as obras paralisadas, atrasadas e não iniciadas do PAC, a região Nordeste detém 88% delas, só perdendo para a região Norte, a campeã, como 90% do descaso.
No Quartel de Abrantes...
Tudo continua como dantes! A economia brasileira é a sexta do planeta, mas ficamos em 102º lugar na avaliação do ensino secundário no mundo. Se servir de consolo, estamos à frente da Etiópia e do Afeganistão. A “marolinha” (agora chamada de “tsunami” por dona Dilma), já começa a fazer estragos. Segundo pesquisa do Serasa Experian, a inadimplência da classe C (aquela que teria “ascendido à classe média”) está freando o “milagre econômico” tão propalado na era lulista. E as pessoas endividadas não podem mais consumir para “salvar a economia” como fizeram em 2009, a conselho do “Nosso Guia”. Pesquisas do IPEA já vinham indicando a percepção das famílias sobre seu alto endividamento.
Mentira tem perna curta
Lula, o falastrão, chegou a anunciar que, no governo dele, o Brasil ficara autossuficiente na produção de petróleo. Leiam este texto de um editorial do jornal “Estado de S. Paulo”: “O Brasil não atingiu a autossuficiência em petróleo. Depois de décadas de esforço, o País se tornou um exportador líquido de petróleo em bruto, mas continua altamente dependente de gasolina importada, o derivado que mais consome. Com o rápido aumento da frota de veículos e a quebra na produção de etanol nos últimos anos, o consumo de gasolina no Brasil em janeiro deste ano foi de 493 mil barris por dia, 36% acima do mesmo mês do ano passado”.
Indigência Cultural
Outra pesquisa – esta do Instituto Pró-Livro/Ibope – constatou: o número de pessoas que leem livros no Brasil diminuiu. Na penúltima, o brasileiro lia em média, 4,7 livros por ano. Neste último caiu para 4 livros. Segundo a dita cuja, 75% dos brasileiros jamais pisaram em uma biblioteca e 85% declararam que a televisão é a principal fonte de informação e lazer nas suas casas. Ao invés de livros, jornais e revistas informativas, quem faz a cabeça dos brasileiros são as novelas, e programas tipo Big Brothers, do Ratinho, Faustão, Hebe e quejandos da telinha... Triste!
Torpedos
1 – Este ano o retiro do clero da diocese de Crato acontecerá de 02 a 06 de julho vindouro, na cidade de Arcoverde (PE).
2 – A comunidade do bairro Novo Juazeiro já se organiza para comemorar – no próximo dia 30 de setembro – os 50 anos de ordenação sacerdotal do monsenhor José Alves de Oliveira, pároco do Menino de Jesus de Praga, de Juazeiro do Norte.
3 – Já em Crato quem vai celebrar os 25 anos de ordenação sacerdotal, no próximo dia 31 de outubro, é o padre Rocildo Alves Lima Filho.
4 – Coerência é isso. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner está propondo um “cerco comercial” às Ilhas Malvinas, logo ela que vive condenando o embargo comercial dos EUA a Cuba.
5 -- Pense numa dupla comprometida com a liberdade de imprensa! O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) fala sobre a “democratização das comunicações” na Universidade Federal do Ceará, na próxima sexta, dia 13. Com ele, o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaizo. Aguarda-se uma "saraivada" de críticas em cima dos meios de comunicação do Brasil e às pessoas que não se renderam, nem "se reciclaram" à lábia e às falácias dos trogloditas...