A presidenta Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes visitaram nesta quarta-feira [8] as obras da Transposição do Rio São Francisco. A visita começou pela manhã em Floresta-PE e seguiu para a barragem de Areias-PE.
A comitiva seguiu para Mauriti, na região do Cariri cearense, e no início da noite, a Presidenta se reuniu com os governadores do Ceará, de Pernambuco [Eduardo Campos] e empreiteiros das obras, no Hotel Verdes Vales, em Juazeiro do Norte. Na quinta-feira [9], Dilma e Cid Gomes, visitarão as obras da Ferrovia Transnordestina.
“A presidenta Dilma vem acompanhar as obras, a execução, e cobrar um ritmo mais intenso, nas duas obras estruturantes mais importantes que o Nordeste teve em toda sua história, que são a Transposição das Águas do Rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina. Essas duas obras serão demarcadoras, iniciadoras de uma nova era, principalmente para o interior dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí”, destacou Cid Gomes.
Durante entrevista, o Governador destacou o projeto dos Cinturão das Águas, que já tem recursos acertados do Programa de Aceleração do Crescimento [PAC II]. “A primeira etapa dele começa exatamente em Jati, passa pelos municípios de Brejo Santo, Missão Velha, Crato, Barbalha e chega até Nova Olinda. É uma obra que nós pretendemos já nesse primeiro semestre licitar”, explicou Cid Gomes.
TRANSPOSIÇÃO - A Transposição do Rio São Francisco é um empreendimento do Governo Federal, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional – MI. A obra prevê a construção de mais de 600 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos [norte e leste] ao longo do território de quatro estados [Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte] para o desvio das águas do rio. Cerca de 12 milhões de pessoas deverão ser beneficiadas.
O projeto prevê a retirada de 26,4m³/s de água [1,4% da vazão da barragem de Sobradinho] que será destinada ao consumo da população urbana de 390 municípios do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte através das bacias de Terra Nova, Brígida Pajeú, Moxotó, Bacias do Agreste em Pernambuco, Jaguaribe, Metropolitanas no Ceará, Apodi, Piranhas-Açu no rio Grande do Norte, Paraíba e Piranhas na Paraíba.
TRANSNORDESTINA - A Transnordestina é uma ferrovia que liga os portos de Pecém [CE] e Suape [PE] ao cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, um total de 1.728 km. O objetivo é elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma moderna logística que une uma ferrovia de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte.
No território cearense os serviços foram divididos em três trechos: Missão Velha-Acopiara [183 km]; Piquet Carneiro-Quixadá [179,2 km]; e Itapiúna-Porto do Pecém [164,3 km], totalizando 526,5 km de ferrovia.
A implantação da Ferrovia Transnordestina prevê um investimento de R$ 6,5 bilhões. A construção da ferrovia permitirá a integração da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões brasileiras a partir da união de três pontos do sistema ferroviário do Nordeste - Missão Velha-CE, Salgueiro-PE e Petrolina-PE.
* Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado