URCA realiza I Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura PopularO I Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura Popular está sendo realizado na Universidade Regional do Cariri (URCA) por meio do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI). O evento será encerrado hoje, com conferência de encerramento será sobre “Vissugos - cantos afro-descendentes”, com Sônia Queiroz, da UFMG, às 19 horas.
O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira, 19, no Salão de Atos da URCA, pela Reitora Otonite Cortez, com a presença de conferencistas renomados acerca do tema em estudo de várias universidades do Nordeste e Sudeste. O colóquio contou palestra de abertura da conferencista Maria Ignez Ayala, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A docente abordou o tema: “A dança como patrimônio imaterial brasileiro.
No mesmo dia, foi enfocada a temática sobre “Recepções, representações e reapresentações de si na cultura popular, com mediação do professor Tiago Coutinho, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a participação na mesa de Catarina Oliveira, da UECE; Teresa Cristina Furtado Matos, da UFPB, e Roberto Marques, da URCA. A segunda mesa redonda trouxe como temática para as discussões sobre “Oralidade, Poesia e Resistência Cultural”, com mediação do professor Ridalvo Félix de Araújo (UFPB), com Rosângela Vieira, (UFPB); Edson Soares Martins (URCA); Cláudia Rejane Pinheiro Grangeiro (URCA) e Harlon Homem de Lacerda Sousa (URCA). À noite, foi proferida conferência com o professor Marcos Ayala, sobre “Oswaldo Elias Xidieh - Pioneirismo e atualidade de um mestre”.
O segundo dia do Colóquio foi aberto com conferência sobre “Poéticas performáticas de cantos dançados: na pisada do coco de roda e na batida do candomblé”, com o professor Ridalvo Félix. Já à tarde as mesas redondas contaram com os temas “Cultura popular e religiosidades não-hegemônicas”, com mediação do professor Newton de Castro Pontes, com os docentes Marinaldo José da Silva (UFPB); Ridalvo Félix e Babalorixá Bira Tomolu, do Ilê Axé Omo Olwayê, e “Cultura popular e diálogos institucionais!”, tendo como mediador o professor Roberto Marques, da URCA. Participaram desta mesa como debatedores Lênin Falcão, do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN – Sousa/PB); João do Crato, do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec) e Manoel Leandro, da mesma entidade, além de Maria Ignez Ayala.
Nos dias 21 e 22 foram realizadas programações culturais, a partir das 16 horas, na casa de dona Maria Santa, no Sítio Quebra, com o Coco Amigas do Saber; e Roda de Samba, no Ilê Axé Omo Olwayê, às 19 horas, em Juazeiro do Norte.
Vestibular da URCA com mais de 9 mil participantesCom mais de 9 mil particpantes, foi iniciado ontem, o Processo Seletivo Unificado – Vestibular 2012.1 – da Universidade Regional do Cariri (URCA). O certame será encerrado hoje, com a presença de 350 pessoas envolvidas diretamente com o processo, durante a realização das provas em sete municípios da região. Este semestre, como forma de atender ao maior número possível de estudantes, o vestibular está sendo realizado em mais duas localidades, incluindo Mauriti e Missão Velha. O prazo para recursos poderá ser nos dias 23 e 24 deste mês, com julgamento no dia 27 de janeiro. Mais de 3.500 candidatos tiveram direito às inscrições do vestibular com abatimento, principalmente estudantes de escolas públicas e 503 foram isentos da taxa, por serem doadores, policiais e filhos e funcionários públicos. O maior número dos alunos, cerca de 2.376, realiza as provas em Crato. Os cursos mais concorridos em relação ao número de vagas são: Direito, turno noite, em Crato, com 17.6 concorrentes para uma vaga; e Direito, turno tarde, Crato, com 17.3 por vaga, além de Enfermagem, em Crato, com 15.1, por vaga.
Alunos de Artes Visuais obtém menção honrosaOs alunos Charles Faria Siqueira e Karol Luan, do Curso de Artes Visuais, obtiveram Menção Honrosa como premiação de Trabalho Artístico (fotografia) no concurso de fotografias "EURO CLIP", evento promovido pelo Centro Europeu de Curitiba. A premiação engrandece a URCA.
Inscrição para seleção em cursos de idiomas prorrogadas para dia 10A Pró-Reitoria de Extensão por meio da Coordenação de Programas e Projetos de Extensão – CPPE torna público a prorrogação do Período de Inscrição e Seleção para Cursos de Idiomas até o dia 10 de fevereiro. O Programa Idiomas na URCA tem por objetivo oferecer ao público em geral cursos de Língua Estrangeira em diferentes níveis de qualificação e proficiência.
Aluno do Curso de Direito aprovado no Mestrado na UFPBO aluno concluinte do curso de Direito, João Adolfo Ribeiro Bandeira, foi aprovado, no último dia 13, no Mestrado Acadêmico em Direitos Humanos na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, na linha de pesquisa "Inclusão social, proteção e defesa dos Diretos Humanos", com o projeto de pesquisa intitulado "Direitos Humanos: Entre eficácia e o imperialismo de concretização"
O aluno foi membro do Programa de Assessoria Jurídica Estudantil - P@JE, projeto de extensão voltado para a assessoria jurídica popular, dos alunos do curso de Direito da URCA, além de ex-membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais - GEDHUF. Também atuou na Comissão Organizadora da XIII, XIV e XV Semana de Direito da URCA e do I Seminário de Estudos Jurídicos da URCA. A Coordenação e o Departamento de Direito, em nome da comunidade acadêmica, parabenizam o aluno pelo resultado do seu esforço e desejam boa sorte e bons frutos nessa nova etapa.
Fórum de Turismo e Cultura do Cariri empossa nova diretoriaO Fórum de Turismo e Cultura do Cariri elegeu, na manhã do último dia 19/01, no SESC/ Crato a nova diretoria. Com a presença de governanças municipais, instituições e terceiro setor foi anunciada a nova equipe de gestão, que assim foi eleita pelos presentes: Presidência- Secretário de Cultura de Santana do Cariri, Vicente Paulo, Vice-Presidência- Departamento de Cultura de Porteiras, Secretaria- Wyldiane Sampaio, Secretária de Turismo e Cultura de Nova Olinda, Segunda Secretaria - Fundação Casa Grande, Diretoria de Comunicação - Geopark Araripe, Vice-Diretoria de Comunicação- Curso de Guia de Turismo do SENAC.
A partir dessa gestão, o Fórum terá uma sede própria, sediada em Nova Olinda, no Centro de Apoio ao Turismo, que será inaugurado em fevereiro. O objetivo do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri é criar um espaço de debate e construção de políticas públicas para apoiar o desenvolvimento do turismo e da cultura no Cariri de forma integrada. Atualmente, cerca de 40 instituições, incluindo o poder público municipal, ONG’s , instituições de apoio ao desenvolvimento da região, iniciativa privada de 21 municípios caririenses integram o Fórum.
Criado em 1997, é um dos mais antigos do Estado. Realiza reuniões itinerantes mensalmente e já obteve várias conquistas. Entre elas está a escolha de Nova Olinda como destino indutor do turismo pelo Ministério do Turismo, a criação de entidades representativas do setor privado, como a Associação Caririense de Hotéis-Acari, a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Caririense de Condutores Ambientalistas e Guias de Turismo (Aconguia).
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 23 de janeiro de 2012