30 dezembro 2012

Um Sonho que sonhamos Juntos, Jogado na Lata de Lixo da História - Por: Prof. Brondi


NE - Depoimento de um ex-integrante do Partido dos Trabalhdores

Os últimos acontecimentos envolvendo a questão do "Mensalão" e seu julgamento pelo STF(Supremo Tribunal Federal) jogou na lata do lixo a história de um partido político que no seu nascimento era considerado de esquerda-radical. O PT moveu o sonho de milhões de brasileiros e brasileiras, de militantes aguerridos e comprometidos, de pessoas que na época da ditadura deram suas vidas em prol da liberdade e da justiça, que demonstrou ser uma força importante do movimento operário, dos sem-terra, dos sem-teto e de vários outros movimentos sociais que viam o PT como a salva-guarda nas suas lutas diárias, nos seus sofrimentos e angústias. Eu pessoalmente não me sinto feliz com as condenações e muito menos com o processo em si. 

Um dia, fui do PT, e parte desse julgamento, leva parte da minha luta na lata do lixo da história também. Militei durante muitos anos na cidade de Osasco, apoiei em diversos momentos figuras históricas do partido, que hoje infelizmente estão sendo julgadas por crime eleitoral e outros. Que sirva de lição para todos nós que somos militantes de esquerda, seja da esquerda em si ou da extrema-esquerda em geral. Seja você do PSTU, seja você do PSOL, seja você do PCO, até porque todos esses partidos mencionados e bem como seus militantes, um dia também foram do PT. Em sua grande maioria, foram expulsos do PT, mas fizeram parte desta história também. Acreditaram na mudança, acreditaram na transformação do Brasil em um país melhor, mais justo e igualitário. 

Muitos votaram no LULA em 2002 acreditando nesta mudança. Mas enquanto escrevo estas linhas, o julgamento continua e continuará, e pelo que vejo mais condenações serão feitas. E fica uma pergunta que não quer se calar. Somente o PT cometeu crimes eleitorais, somente o PT foi o grande responsável pelas falcatruas em campanhas eleitorais? E o MALUF, e o caso da compra de votos no governo de FHC? E vários outros casos que seriam e deveriam também ser julgados pelo STF e nunca foram? Provas existem aos milhões e ninguém foi julgado ou condenado também. As vezes fico pensando que tudo isso é uma grande armadilha arquitetada pelos partidos e pessoas inimigas do PT e da esquerda em geral, que não está de forma alguma fora de sua mira e de seu ódio.O PT vendeu sua bandeira e copiou o modelo de se fazer campanha da direita neste país. O PT para chegar ao poder vendeu a mãe e deu a avó de brinde para tal. No entanto, a armadilha que o próprio PT criou para si, é de alguma forma uma armadilha para todos nós da esquerda no Brasil, ou seja, uma grande e valiosa brecha para a direita voltar ao poder no Brasil. 


Veja o caso de Osasco, João Paulo provavelmente perderá a eleição para seu adversário Celso Giglio. A população de Osasco acabará jogando os votos no PSDB da cidade por conta do seu julgamento. A candidatura de Alexandre Castilho (PSOL) por exemplo não teria uma envergadura substancial para enfrentar o PSDB na cidade. Lembrando que pelo andar da carruagem, conforme a notícia for se espalhando, o crédito que a população dará para tudo isso pode ser grave e talvez nem 2º turno tenhamos em Osasco, tamanho o estrago que isso possa representar, trazendo de volta ao poder em Osasco uma figura política que não valoriza opiniões diversas, que não tem uma proposta voltada para o social e sobretudo representa o que de mais ruim temos na forma de se fazer política na minha cidade. Concluo dizendo que essa é minha opinião dos fatos apresentados, e que de alguma forma, o "Mensalão" seja um referencial histórico para a esquerda neste país, de que nunca devemos copiar o que nosso inimigo (a direita conservadora) sempre fez. A direita sempre usou "Mensalões" para comprar apoio político, sempre. 

A direita sempre coopitou adversários políticos usando verbas e cargos, e o PT fez a grande besteira de fazer o mesmo. Espero que daqui para frente, nas próximas 4 ou 5 décadas o estrago tenha se dissipado, porque o povo apesar de toda sua alienação e coisificação, não deixará barato tudo isso, irá se vingar nas urnas de forma consciente ou não pelo voto. Daqui dois anos teremos eleições outra vez, e a presidenta Dilma, que foi militante da luta armada, foi da extrema-esquerda necessária na luta contra a ditadura militar, mude sua forma de fazer política, mude sua forma de conduzir a nação daqui para frente, dialogando mais com os movimentos sociais, preenchendo os cargos administrativos da nação com pessoas que representem um ideal mais voltado para o social. 

Que não mexa na lei de greve como se anuncia no noticiário dos jornais e TV, que não insista na construção da barragem de Belo Monte, já que afetará a vida de mais de 20 mil povos e nações indígenas e mais de 40 mil povos ribeirinhos que vivem da pesca naquela região. Que a presidenta reformule sua agenda presidencial, ouvindo o povo e não banqueiros, que ouça mais de perto o clamor das ruas e não o clamor do mercado sanguinário das bolsas de valores, que tenha uma competência magistral para fazer um governo que seja de fato de esquerda e não uma cópia mal feita do PSDB. Sei que tudo que disse não acontecerá, mas a esperança ainda fica, e adeus PT. 

Professor José Eduardo Brondi
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.