15 dezembro 2012

Projetos de Irrigação do Dnocs Ceará rendem R$ 150 milhões


A produção dos 14 projetos de irrigação do Dnocs no Ceará superou em 2011 a casa dos R$ 149,7 milhões, o que corresponde a uma importante parcela do Produto Interno Bruto-PIB cearense no setor agropecuário.

Esses números fazem parte da Síntese Informativa, um documento produzido pela diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Dnocs. Esse dado corresponde a renda bruta de toda a produção vegetal e animal, concernente a uma área cultivada de 23.166ha, onde estão empregados, direta e indiretamente, 69.500 trabalhadores, beneficiando uma população estimada em 139.000 pessoas.

Os números estabelecidos nos projetos do Dnocs – que têm como carro chefe a fruticultura – são muito expressivos, levando em conta, também, que em seus entornos, giram importantes atividades produtivas como serviços, comércio, empregos, salários, etc, multiplicando em grande escala essas receitas.

Segundo o diretor geral do Dnocs, Emerson Fernandes, esses números por si só, dizem da importância da instituição não apenas para o Ceará, mas para todo o Nordeste e o Brasil. Os valores oriundos desses polos produtivos irrigados divergem daqueles que contestam a atuação da instituição como órgão executor da política de desenvolvimento agrícola do Governo Federal para o semiárido e preconizam sua atuação apenas no desenvolvimento dos recursos hídricos.

* Com informações da Divisão de Comunicação Social do Dnocs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.