13 dezembro 2012

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 13 de Dezembro de 2012


Centro de Artes da URCA promove a VII Mostra Didática de Teatro

O Centro de Artes Violeta Arraes Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (URCA), está realizando até o próximo dia 14, a VII Mostra Didática de Teatro, em Crato e Juazeiro do Norte, com apresentações de diversos espetáculos encenados por alunos da Instituição e coordenados por docentes do curso de Teatro. A programação foi aberta no último dia 4, no Teatro do SESC, em Crato. As apresentações seguiram nos dias 6 e 8 e serão encerradas na cidade, dia 14. Já em Juazeiro do Norte, as apresentações acontecem desde o último dia 14 e vão até a próxima sexta-feira, encerrando com as peças Esperando Godot e Eles não Usam Black Tie. Os trabalhos incluem apresentações das disciplinas de Encenação I e Estágio Supervisionado. Em Juazeiro, as dramatizações acontecem no Centro de Artes, no campus Pirajá, de frente a praça do Mateu. O evento tem a intenção de promover a arte teatral no Cariri, além de proporcionar aos alunos o aprendizado prático dos palcos.
 
Artes Visuais com nota 5 no Enade



Os alunos do Centro de Artes se destacam na região, proporcionando uma dinâmica maior à dramaturgia e às artes visuais, e também no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - MEC (Enade). Os alunos de Artes Visuais conseguiram obter nota cinco, a maior na avaliação. Também se encontram em Bologna-Itália, os alunos do curso de Artes Visuais, Edilania Vívian Silva dos Santos, Francisco Diêgo Vieira de Oliveira, Karol Luan Sales Oliveira e Larissa Rachel Gomes Silva, aceitos junto ao Programa Ciências sem Fronteiras - CNPq/CAPES, para realizar parte de seus estudos junto a Alma Mater Studiorum _ Universitá di Bologna.
 
Abertura da XV Semana de Iniciação Científica da URCA reúne cultura local e saber científico

Com apresentação do Coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato, o evento deu início às atividades mesclando cultura e saber acadêmico

Será encerrada no próximo sábado (15), a XV Semana de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri (URCA). Aberta na última segunda-feira, no Salão de Atos, o evento acontece de forma simultânea com o I Encontro de Líderes de Grupos de Pesquisa do Ceará e o II Encontro de Pesquisadores de Bioprospecção do Nordeste. O evento conta com 1.150 inscritos e ao longo da semana serão apresentados 540 trabalhos científicos de alunos de graduação e professores da região. O evento foi aberto com a apresentação musical do Coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato, regido pela maestrina Divani Cabral, que prestou uma homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. A primeira parte da apresentação foi voltada para a história de Gonzagão. Já a segunda parte, homenageou José de Alencar e sua obra, por meio da música “O Guarani”, de Carlos Gomes. A Reitora da Universidade Regional do Cariri, Professora Otonite Cortez, realizou a  abertura oficial, lembrando a história da Semana de Iniciação Científica na URCA, iniciada com poucos trabalhos inscritos, mas que hoje é referência para o conhecimento acadêmico da região. Além disso, a Reitora destacou o bom desempenho da instituição na avaliação nacional dos cursos, com base no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), no qual os cursos de Ciências Sociais e Artes Visuais alcançaram nota máxima (5).

De acordo com a Reitora, no ano de 2012 foram publicados 517 trabalhos de professores e estudantes da URCA, entre artigos e defesas, o que é considerado um número alto e representativo para a Instituição. A URCA acaba de receber a aprovação de mais três doutorados interinstitucionais, sendo eles nas áreas de Direito, Artes e Engenharia. Além disso, ressaltou o número significativo de 73 mil pessoas atendidas pelos projetos de extensão da Universidade. A Reitora Otonite destacou a concomitância de dois grandes eventos sendo realizados pela URCA: a XV Semana de Iniciação Científica e as homenagens prestadas a Luiz Gonzaga, por ocasião de seu centenário.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Arlene Pessoa, destacou o intercâmbio de conhecimentos proposto pela XV Semana de Iniciação, que está acontecendo nas cidades de Crato, Campos Sales e Missão Velha, e congregando as diversas Instituições de Ensino Superior da Região. “Em 2015 a meta é que a Universidade conte com cinco cursos de mestrados e dois de doutorado, ampliando as discussões acadêmicas no Cariri” disse. A primeira palestra do evento teve como temática a “Editoração de Revistas Científicas: importância para a Ciência e para o Pesquisador”, com o professor Francisco de Assis Ribeiro, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O Professor destacou a importância da publicação em revistas para disciplinar o fazer científico e garantir a propriedade intelectual, numa forma de alertar e incentivar os jovens pesquisadores presentes no local.

I Feira de Geoprodutos do Geopark Araripe realizada em Crato


A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Projeto Geopark Araripe, realizou na manhã desta quarta-feira, a I Feira de Geoprodutos da área do Geopark, com a presença de artesãos de seis municípios da região. O evento marca a abertura do espaço, na própria sede do Geopark, em Crato, para os artesãos do Cariri. Para isso, foi realizado um trabalho de articulação com os artesãos das cidades de Crato, Juazeiro, Missão Velha, Barbalha, Santana do Cariri e Nova Olinda junto à coordenação do Geopark. As barracas cedidas pela Associação Cristã de Base – ACB expunham trabalhos realizados em madeira, barro, pinturas, todos com temática voltada à região. As réplicas de fósseis também foram expostas ao público. À noite, as barracas foram transferidas para a área dos jardins da Pró-reitoria de Extensão, no campus do Pimenta, onde acontecia a programação alusiva às homenagens dos cem anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A feira contou, em sua abertura pela manhã, com a apresentação do grupo de dança da Apae, de Crato. 
 
Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
Telefone: (88) 8812.5525/3102.1218

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.