27 novembro 2012

Só no Crato mesmo N° 1


Destruição do Patrimônio Arquitetônico


Esta foto foi tirada pela Professora, Poetisa e Escritora Claude Bloc, que por sinal é minha irmã, recentemente recebeu o Título de Imortal do ICC." Instituto Cultural do Cariri". Agora vejamos qual era a sua preocupação em ver esse começo de construção em uma casa histórica do século passado no centro da cidade, precisamente na Praça da Sé. A Claude Bloc adentrou na construção, e la lhe foi revelada que era apenas uma reforma, mas a frente da casa seria preservada.

Me fez lembrar da minha querida cidade adotiva Maranguape, que certa vez eu, Jacques Boris, para o Crato,  la sou conhecido como Daniel Boris, também preocupado com os predios históricos da Cite, fui às autoridades competentes e explanei a minha aflição sobre os maus tratos e conservação dos prédios histórico, discutimos, fizemos reuniões com o Prefeito e  a Secretária de Cultura, por fim, foram tombados alguns prédios e restaurados, que hoje um deles é a sede de Cultura de Maranguape, e ainda fiz dez (10) quadros desses casarões históricos a preço de custo que ainda hoje se encontram no museu da cidade.

 Agora para minha surpresa vejo isso... toda a frente da casa foi derrubada, e nem ai para História da cidade. Só no Crato mesmo.



Um crime contra o patrimônio histórico do Crato, como também foi feito com o antigo Crato Hotel, que era um cartão postal, isso com consentimento das autoridades compententes, se assim não o fosse, teria sido embargado. Caro leitor não estou escrevendo isso para enaltecer minha irmã Claude Bloc ou a mim, simplesmente estou jogando a responsabilidade para o poder público e a sociedade em geral. Sei que no município existem leis que impedem esses absurdos, basta usar, sem olhar para quem é o dono da construção, e nós como sociedade temos o direito e dever de exigir e cobrar que se cumpra a lei.
A expeculação imobiliária do Crato é cruel, e esta sendo feita às claras, sem temer as leis.

Jacques Boris
Artista Plástico

Um comentário:

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.