22 novembro 2012

Pois é, Dihelson: já fomos (oficialmente) a "República dos Estados Unidos do Brazil" (com z mesmo) -- postado por Armando Rafael



Com o golpe militar que implantou a República, em 15 de novembro de 1889,  o Brasil passou a se chamar oficialmente ESTADOS UNIDOS DO BRAZIL (grafia da época). E os republicamos adotaram -- para a nossa pátria -- a bandeira acima. O nome -- E.U. do B -- só seria mudado em 1967,  por meio de uma das sete (7) constituições republicanas que já tivemos. A de 1967 foi outorgada pelo Regime Militar que governava à época o Brasil. Notem a semelhança da bandeira republicana brasileira com a bandeira dos Estados Unidos da América, e de fato, esse era o propósito, já que na base ideológica do movimento republicano existia o desejo de implantar um sistema federalista no Brasil idêntico ao norte-americano.
A decisão de adotar a bandeira-cópia dos EUA causou tanta revolta no Rio de Janeiro, que as novas autoridades republicanas voltaram atrás, quatro (4) dias depois  da "mancada". Pense na pisada de bola...
Retornou-se, enfim,  à Bandeira do Império. Mas tirando (na nova republicana)  o bonito Escudo Imperial e colocando no seu lugar uma esfera azul (uma noite escura estrelada?) com a frase: “Ordem e Progresso”.


2 comentários:

  1. As novas gerações – coitadas – nem sabem.
    Por um período de poucos dias, logo após a “proclamação” da República, a bandeira brasileira foi semelhante a dos Estados Unidos da América. (Yes, nós também have bandeira de listras). Quem bem definiu a bandeira foram as palavras do marechal Deodoro da Fonseca: essa ideia do Lopes Trovão (outro golpista republicano) é um arremedo grosseiro da bandeira dos Estados Unidos”.
    Taí, até o velho marechal tinha seus momentos de inteligência...

    ResponderExcluir
  2. Se o leitor fizer uma comparação bem feita entre a bandeira republicana e a bandeira dos EUA não será difícil, nem uma surpresa, verificar que as duas bandeiras possuem faixas horizontais com cores alternadas. Observando com atenção é fácil verificar que até mesmo o número de faixas horizontais é o mesmo, são 13 faixas. Na bandeira norte-americana as 13 faixas representam os 13 estados que deram origem aos EUA. Na bandeira dos republicanos não se sabe porque escolheram também 13 faixas. Mera imitação.
    Tem mais, conforme consta na Enciclopédia Encarta 97 (versão em língua inglesa) "uma versão preliminar da primeira Constituição Brasileira foi completada em Junho de 1890, baseada na Constituição dos Estados Unidos da América. A Constituição da República do Brasil foi adotada em fevereiro de 1891, quando o Brasil adotou o nome de República dos Estados Unidos do Brazil".

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.