14 novembro 2012

Falece o Geólogo e Professor Jackson Antero


É com muito pesar que o Blog do Crato anuncia o falecimento do Geólogo e Prof. Jackson Antero, uma das maiores personalidades do Cariri. A notícia foi divulgada nas redes sociais na noite de ontem ( 13 de novembro ). Extendemos a nossa solidariedade à família enlutada.

Jackson Antero, formado em Geológia, professor da Universidade Regional do Cariri “URCA”, ocupou o cargo de chefe da APA, em 2003, e por motivo de saúde, deixou o cargo em 2009. Quando no comando, foi o mais atuante no trabalho de “CONCIENTIZAÇÃO” junto às comunidades rurais. UMA PALAVRA DO AMIGO DR. NIVALDO SOARES- “GEOPARK:” O Jackson, por ser bastante destemido, passou por diversos momentos difíceis, até de ameaças de morte por combater aqueles que praticam irregularidades. Entre tantas ações por ele defendidas na região do Cariri, destaca-se as questões dos LIXÕES, preservação das NASCENTES, na luta pela sobrevivência do SOLDADINHO DO ARARIPE, tudo dentro deste mundo tão complexo de se administrar e fazer algo pela riqueza da BIODIVERSIDADE da Chapada do Araripe.

Por: Ed Alencar

"A construção de uma amizade esta na cumplicidade de termos idéias e ideais diferentes, e convivermos sempre na harmonia do calor da discussão e logo depois nos abraçarmos, nos despedindo de mais um dia de amizade envelhecida nas verdades. Um ser iluminado pela ética e a moral e acima de tudo, companheiro. Me lembro de campanhas do PT memoráveis que eu e Ele ( Jackson ) no carro de som fazendo campanha para outros e esquecendo das nossas, discutíamos muito mais do que simplesmente deveríamos, e no final da tarde nos abraçávamos longamente, com a certeza de que no outro dia seríamos revitalizados com uma amizade renovada no respeito de sermos fraternos. Meu amigo eterno, e de fato, não se constrói uma amizade de um dia para o outro, se eterniza uma amizade quando mesmo somos diferentes, mas somos cúmplices de ideais e quando lutamos no que acreditamos custe o que custar. Chorar é o que me resta mas é um choro de alegria, pois sei que ele descansa em paz pelo seu dever cumprido no que ele acreditava. Descanse meu amigo e irmão."

Wilson Bernardo

"Amigo Jackson Antero, receba o meu abraço!!! Um ser especial, combativo, humano. Poucos tiveram a sua coragem e sou testemunha disso. Enfrentamos alguns momentos, que ninguém teve a coragem de dar a voz, e vc mesmo ameaçado, se colocou em favor da natureza, da nossa Chapada do Araripe, denunciando os destruidores das florestas em favor do capital. Tantas histórias... Sempre tive uma admiração por este ser humano. Mesmo em uma cadeira de rodas estava lá, na luta. Medo não era o seu nome. Seu nome era coragem. Agora, fique em paz."

Elizangela Santos - Jornalista

"Lamento muito, demais até, mas merecia muito descançar em paz...O grande defensor da nossa APA da Chapada do Araripe agorra com DEUS deve ser o simbolo da luta em defesa do ambiente inteiro desta região. Jackson está imotalizado no filme Chapada do Araripe-Uma Questão Ambiental , que está sendo exibido nas escolas da região, dentro do Projeto audiovisual de Educação Ambiental da Chapada do Araripe... Jackson onde estiver estará apoiando esta causa! saudades"

Jefferson De Albuquerque Junior

"Custou-me acreditar nesta notícia, quando vi os primeiros rumores na noite de ontem nas redes sociais. Cheguei a redigir a matéria para publicação no Blog do Crato, mas deixei em forma de rascunho, porque a morte do renomado professor já havia sido anunciada por duas vezes neste ano erroneamente. Desta vez, infelizmente é verdade. Várias pessoas estão manifestando a sua solidariedade, e um tributo ao Prof. Jackson Antero pelo seu grande exemplo de vida e trabalho. É uma perda lastimável. A morte de um ícone do Cariri. Descanse em paz, Prof. Jackson. O cariri agradece pela sua luta."

Dihelson Mendonça

Um comentário:

  1. Soube recentemente da partida do meu companheiro de faculdade, Jackson Antero, professor conceituado, defensor da liberdade e da natureza, pouco pudemos conviver apos os anos de UFC, foi muito cedo , que DEUS o tenha !!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.