17 novembro 2012

A maior conquista em 7 anos do Blog do Crato foi trazer de volta a Auto-Estima do Povo Cratense


Crato hoje respira a elevação da sua Auto-Estima

Quando troquei o Crato por Fortaleza em 1998, fiz em grande parte pela falta de oportunidades e de  reconhecimento para com os artistas da nossa terra que aqui viviam. Estávamos na época da segunda grande diáspora do Crato, em que gestores incompetentes haviam assumido o controle da nossa cidade e retrocederam e frenaram o seu progresso por quase 20 anos. Assisti com muita tristeza a decadência cada vez maior da cidade, transformando-se em quase vila, com a falta de incentivos às pessoas.

Com muita tristeza, vi companheiros meus, intelectuais, poetas, músicos abandonando o Crato pelas grandes cidades do país. Chegamos a formar colônias cratenses em Fortaleza, Recife, São Paulo, e começávamos a sonhar com os tempos idos, tempos de progresso, de dedicação, tempos em que nossa cidade era conhecida como o centro do cariri, como a Capital da Cultura Caririense.

De 1998 a 2003 permaneci em Fortaleza, onde fui muito bem acolhido, com um carinho que aqui não existia. Éramos mais valorizados lá do que na nossa própria cidade. Assim é que, como artista, músico, tive oportunidades de tocar com os maiores nomes da música no Ceará e do Brasil, sendo estimado dentre os maiores desta geração. Quando mesmo daqui de Crato hoje eu vejo pessoas de outras partes do país tecendo elogios ao meu trabalho, e dedicando músicas a mim em shows ( como aconteceu recentemente em São Paulo com o grande músico Arismar do Espírito Santo ) ainda que eu não esteja presente, recebo isso como sinal de verdadeiro reconhecimento e a semente que plantei lá fora.

Cansado do exílio voluntário, em 2003 decidi que se um dia voltasse ao Crato iria trabalhar para elevar a auto-estima do nosso povo, através de veículos de comunicação que mantivessem os Cratenses que moram na sede e lá fora, informados com as notícias do Crato, já que a notícia foi sempre a minha grande preocupação. Retornando , criei um site chamado "Portal do Crato", que começou a propagar as notícias da cidade. O sucesso foi enorme. Sentindo falta da resposta do público, em 2006 transformei o Portal do Crato no "BLOG DO CRATO", sendo o primeiro Blog dedicado a uma cidade do Nordeste, e foi aí que tudo deslanchou.

Hoje os cratenses cada vez mais retornam à sua terra com esperança de dias melhores, estão orgulhosos da nossa cidade. Somos mais vistos na internet do que nunca. O Blog do Crato tem uma grande parcela de contribuição em todo esse processo. Talvez pelas mais de 10.000 fotos do Crato que já foram publicadas nos últimos 7 anos, sempre  ressaltando as nossas belezas naturais, as nossas tradições, o nosso folclore, o nosso povo. Ou talvez pelos mais de 24.000 artigos que já foram escritos, ou ainda talvez pelos mais de 80 dos maiores intelectuais do Cariri que são colunistas permanentes do Blog, conseguimos ganhar o respeito e a simpatia de todos. 



O certo é que a realidade da nossa cidade HOJE é muito diferente de quando aqui cheguei em 2003 e encontrei os poetas e escritores sem ter local para publicar os seus textos; Divulgar suas crônicas; Os músicos não tinham locais para se apresentar; O povo vivia sem esperanças, movidos por gestores que não buscavam nada pelo Crato. Hoje a realidade é outra. Nossa cidade ruma cada vez mais para dias melhores, e podemos vê-la HOJE como um verdadeiro cartão postal. Temos um aparato cultural, locais onde os artistas podem se apresentar, temos novas perspectivas, temos vitalidade e temos uma grande vontade do nosso povo. 

Foram anos difíceis. Foi um processo lento e gradativo trazer de volta a auto-estima ao povo do Crato. Mas em 7 anos, essa foi a nossa missão principal. E a ver pelo carinho que o povo do Crato tem hoje novamente pela cidade, creio que logramos êxito. Mas nossa missão não termina, ela apenas começou. Como desde o primeiro dia de existência, o nosso lema é "Blog do Crato - O Crato na Internet", daqui a mais um mês em seu oitavo ano de existência. E nesses 7 ou 8 anos, mais do que informar, formamos opinião, e no bojo de tudo isso está a auto-afirmação de um povo que saiu do obscurantismo político, do marasmo, da falta de amor próprio para uma era de progresso, de cultura e de trabalho.

Quero aqui parabenizar todos os escritores do Blog do Crato, todos os fotógrafos, todos os leitores ( que hoje formam mais de 212.000 visitas por mês ). Quero parabenizar todos os comentaristas, e dizer que independente de qualquer corrente política, econômica, filosófica, o nosso amor pelo Crato permanece. O sonho de ver esta cidade brilhar, continua sendo a nossa tarefa mais básica. Nesta época em que quase estamos no oitavo ano, celebramos muitas conquistas, muitas lutas obtidas, mas de todas elas, a que considero mais importante, é sem dúvida alguma, a volta da auto-estima do Povo do Crato. Nisso, todos nos rejubilamos, nisto todos permanecemos, e a auto-estima, é sem dúvida, a maior conquista de um povo que almeja o progresso.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Ha 7 Anos, o Crato na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.