17 novembro 2012

A importância da cultura na formação do cidadão - Por Maria Otilia


Ter acesso à cultura é primordial para o crescimento do ser humano. Por isso, quanto mais políticas públicas forem criadas para que as comunidades mais carentes tenham acesso a arte, música e demais manifestações artísticas, maior será o resultado positivo destas ações.
A arte é uma das maneiras mais eficazes para manifestação de novas tendências e até mesmo para criar conceitos e inserir novas maneiras de abrir a percepção do ser, em relação ao mundo, a vida, ao amor e também as relações humanas.
O mundo da cultura é amplo e ilimitado. Através dele é possível chegar a lugares inimagináveis e alcançar objetivos abstratos. Sonhar é um ato necessário para o ser, porém, para sonhar é preciso inspiração, criatividade e claro, motivação. Isso tudo é possível nascer através do contato com as formas de expressões artísticas. Seja o cinema, os livros, uma exposição temática, através de fotografias ou até mesmo por sons e pela música.
Não importa qual o tipo de música estará ao alcance do ser, afinal o importante é que nas horas de descanso, lazer e até relaxamento, o cidadão possa ter acesso ao seu gosto musical predileto. O que é cultura? Essa pergunta poderia gerar horas e mais horas de conversa, porém, vou resumir a uma palavra ‘tudo’, isso mesmo, tudo é cultura.
Aquilo que nós vivemos e o que estamos vivendo, faz parte do processo de construção da nossa história, ou seja, é nossa cultura. Estudar história é conhecer a cultura dos povos, assim, é muito importante saber o que aconteceu no passado para não erramos no presente e assim por diante.
Jornalista Eldo Gomes
O texto acima fala da importância da cultuta na vida de cada ser humano.Também podemos afirmar que somente através da educação e da cultura podemos  construir novas posturas, novos saberes.
Temos vivenciado na nossa Escola, atividades culturais de ampliação da jornada escolar.E através destas atividades já sentimos mudanças de comportamento,  novas aprendizagens como  um novo olhar dos alunos para o mundo.Observamos que apenas em 10 meses de oficinas de Hip Hop muitos alunos já despontam como seres humanos mais sensíveis, menos agressivos, mais presentes na escola e melhoria  da aprendizagem cognitiva. Através das aulas de Karaté alunos mais disciplinados, mais tolerantes.O mesmo acontece nas aulas de Redes Sociais, DJ, Banda Fanfarra,etc.
Acreditamos que a Cultura é um dos instrumentos que temos para oferecer a nossas crianças e adolescentes, na busca da formação de uma geração de jovens mais seníveis, mais generosos, tolerantes,etc.
Deixo aqui o meu recado: vamos  investir mais na Secretaria de Cultura do nosso município.Aqui não estamos falando de festividades, eventos. Mas de políticas públicas de inserção e valorização do nosso patrimonio cultural material e imaterial. De ações educativas dentro das escolas.Ações voltadas para crianças e adolescentes que vivem em situação de risco.De descoberta de novos talentos e promoção dos talentos que já temos.
Cultura é inclusão, é uma porta de entrada para que tenhamos uma sociedade mais justa,mais humana.
Lembrando que  a Secretaria de Cultura do Crato não pode e nem deve ser  um apêndice. Seja  um órgão que tenha como missão a construção ,expansão e o fortalecimento das estruturas da sociedade civil voltadas para a criação, produção e difusão cultural e artística. 

Por: Maria Otília
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.