28 outubro 2012

Técnicos da Arce vão fiscalizar usinas de energia eólica no Ceará


Durante os meses de novembro e dezembro, serão realizadas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará [Arce], fiscalizações em 12 usinas eólicas.

Fazem parte da lista: Icaraí I [27,3 MW] e Icaraí II [37,8 MW], localizadas no município de Amontada; Colônia [18,9 MW], Taíba Águia (23,1 MW) e Taíba Andorinha [14,7 MW], em São Gonçalo do Amarante; Icaraí [16,8 MW], em Amontada; e Embuaca [27,3 MW], Faísa I [29,4 MW], Faísa II [27,3 MW], Faísa III [25,2 MW], Faísa IV [25,2 MW] e Faísa V [27,4 MW], que ficam no município de Trairi.

O objetivo das fiscalizações é verificar o andamento das obras e se estão em conformidade com os cronogramas estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica [Aneel], observando e analisando as razões dos eventuais atrasos.

 As referidas usinas são vencedoras do Leilão de Energia de Reserva no 03/2009, realizado em dezembro de 2009 pela Aneel, por delegação do Ministério de Minas e Energia. Todas firmaram contratos que previam a operação comercial a partir de 1o de julho de 2012.

Segundo Dickson Araújo, integrante da Coordenadoria de Energia da Arce, “devido aos atrasos na conclusão das obras de conexão das Subestações Acaraú II e Pecém II, sob responsabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco [Chesf], e Transmissora Delmiro Gouveia [TDG], respectivamente, os empreendedores solicitaram à Aneel alterações em seus cronogramas de implantação, postergando a previsão de operação comercial para o ano de 2013, logo que as instalações de transmissão estiverem prontas”.

A Arce tem acompanhado os pedidos de alteração dos cronogramas das usinas em questão e fiscalizado o andamento de todas as obras que se encontram nessa situação, no Estado do Ceará.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Arce ( Via Yuri Guedes )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.