22 outubro 2012

Notícias da URCA - Univesidade Regional do Cariri - Dia 22/10/2012


Reitora se reúne com prefeito eleito do Crato e debate parcerias

A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, e o prefeito eleito do Crato, Ronaldo Matos, estiveram reunidos, no Gabinete da Instituição de Ensino Superior, na última quarta-feira, no intuito de debater parcerias futuras da Universidade com o Município, no desenvolvimento de projetos. Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Reitor, Professor Patrício Melo, além de Pró-Reitores da URCA, e o vereador eleito Luiz Carlos, dentre outros participantes. A Reitora fez uma breve apresentação da Universidade, os seus diversos projetos, dentro da ampla área de atuação regional, e principalmente sua importância para a cidade do Crato, cidade-sede da reitoria, nos aspectos econômico, social e educacional. Ela destacou as políticas relacionadas à educação básica, no que diz respeito à inserção da URCA, com a maioria dos seus cursos voltados para licenciaturas. O meio ambiente, por meio do Geopark Araripe, foi outro projeto de destaque apresentado no encontro, de quase duas horas. O Crato é a cidade que conquistou a sede administrativa do projeto.
URCA presente no 51º Fórum Nacional de Reitores, em Florianópolis

A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, participou do 51º Fórum Nacional de Reitores, aberto no último dia 17, em Florianópolis. O evento foi uma realização da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em parceria com a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). O tema do evento tratou sobre a regulamentação do financiamento federal para as universidades estaduais e municipais. A abertura oficial do Fórum ocorreu no Mar de Canasvieiras Hotel & Eventos, que sediou o evento. Estiveram presentes reitores, vice-reitores e profissionais das universidades filiadas, além de representantes governamentais que possuem relação direta com o ensino superior do país.

Congresso de Turismo dos Campos Gerais tem participação do Geopark Araripe

O Vice-Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Patrício Melo, esteve participando da primeira edição do Congresso de Turismo dos Campos Gerais, no Paraná, realizado na semana que passou. A programação começou na segunda-feira (15), numa promoção do Departamento de Turismo da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). O evento foi encerrado na sexta-feira, com a realização de uma mesa redonda, com a participação do Vice-Reitor, realizado uma abordagem sobre o projeto do Geopark Araripe. O objetivo do evento foi promover a divulgação e discussão do tema no meio acadêmico, profissional e de pesquisa. Propiciou, também, o esclarecimento sobre o tema aos atores envolvidos e à sociedade. Destacando o tema “Turismo e Áreas Naturais”, o congresso abriu espaço para a reflexão sobre o papel da proposta do turismo em áreas naturais e sua influência na região dos Campos Gerais. Também foi destacada a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, com enfoque nas peculiaridades regionais.

A Semana de Estudos Turísticos (Sestur) foi o principal evento técnico-científico de turismo da região dos Campos Gerais, de 1999 a 2011. Foram 12 edições da semana promovidas pelo Departamento de Turismo. Em 2012, a semana transformou-se no I Congresso de Turismo dos Campos Gerais. A iniciativa integra a disciplina Organização de Eventos do curso de Turismo da UEPG. O evento é organizado pelos professores do Departamento de Turismo, contando com a participação dos acadêmicos do segundo ano. A Mesa Redonda teve como moderador professor doutor Gilson Burigo Guimarães, com os temas relacionados sobre o Geopark Araripe (CE), como o Professor Patrício Pereira Melo, também o Professor Afrânio José Soriano, do Geopark Bodoquena, no Pantanal (MS), e o Geopark Naturtejo (Portugal), com Carlos Miguel Neto de Carvalho. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.