15 setembro 2012

Retribuição de Gentileza - Por: Dihelson Mendonça


Ontem, após a extensa jornada que foi o debate ocorido no auditório da Associação Comercial do Crato, já íamos nos dirigindo às nossas residências, quando eu e o meu amigo Antonio Sávio passávamos ali na esquina da Rua da vala com a Av. Duque de Caxias, quando fomos gentilmente convidados pelo Rivaildon e pelo Neudes ( Capitão ) para bater um papo e tomar um refrigerante. É sempre um desafio agradável quando pessoas de ideologias diferentes se encontram para manter um diálogo de alto nível. 

Conheço o Rivaildon há muito tempo, tanto que nem me lembro de quando nos conhecemos, na verdade, provavelmente numa daquelas muitas recepções e jantares que eu costumava tocar nos anos 90. Ainda não conhecia o Neudes até ontem, a quem fui apresentado, e na verdade,  foi ele que nos convidou, dizendo uma frase super engraçada, "Foi o Dihelson que trocou os microfones...", nisso caímos todos na risada, e iniciou-se uma conversa muito amistosa em que discutimos como cidadãos os problemas do Crato, e suas possíveis soluções.

O Rivaildon não se cansava de tecer elogios à minha capacidade enquanto profissional de imprensa e ao desempenho lá no debate, ( Ele é leitor assíduo do Blog do Crato ) quando realizamos ao mesmo tempo, a transmissão ao vivo através da WebRadio Chapada do Araripe, Site Blog do Crato e mais de 50 outros sites que fazem parte da Rede Blogs do Ceará. Foi um feito inédito para as comunicações via internet do Ceará, pois ontem também se iniciou o nosso sistema de Rádio para Smartphones, Tablets ( IPADs, Samsung Galaxy TAB e outros aparelhos ).

A empolgação do pessoal foi tanta, que eles me fizeram um convite para ir naquele instante até o palanque do candidato Ronaldo, pois queriam o meu apoio ao Ronaldo. A Josane Garcia, nossa grande amiga de longas jornadas, disse que iria até anunciar no comício que eu estava com eles, me arrastando pelo braço, mas ainda não foi dessa vez, Jô.

De qualquer forma, gostaria aqui de agradecer imensamente a gentileza das pessoas que fazem parte da chefia da campanha do Ronaldo 15, que sempre me tratam com todo respeito, não só à pessoa, mas ao profissional, quando fazem referência ao Jornalista, ao Músico, ao Fotógrafo, às profissões que eu exerço, e à minha dedicação à cidade do Crato. Ete tipo de valorização do profissional é muito importante, com grandes idéias, como por exemplo, como colocar para funcionar o Centro Cultural do Araripe, magnífico projeto do atual Prefeito Samuel Araripe, mas que ao meu ver, está sub-utilizado. Nisto e em vários outros pontos concordamos, que é preciso uma maior dedicação a resolver os inúmeros buracos do Crato, A questão do Mercado Wilson Roriz, cujas fotos foram publicadas ontem no facebook por um colega e mostram que há muito ainda para ser feito. 

Aqui no Blog do Crato, desde o início do ano, tomamos um atitude de que não iríamos nos envolver com essas eleições, não publicamos uma só nota política, de agenda de candidatos, etc, por respeito que eu tenho aos meus eleitores, que torcem por "times" diferentes. Por isso não se vê aqui as agendas de ninguém, ou quaisquer denúncias, ainda que outros veículos a publiquem. As nossas opções pessoais ficam reservadas para nossos perfis no Facebook, onde lá, SIM, é livre à manifestação do pensamento. Considero que o Blog do Crato não é minha propriedade, e sim, da cidade, e para isto, mudamos MUITO o estilo, as atitudes, a linha editorial de 1 ano para cá.

Gostaria, portanto de agradecer a gentileza do Rivaildon, do Neudes, da Josane Garcia e de outras pessoas que lá estiveram, num ambiente de Paz, de cordialidade, em que fui convidado.  Agradeço também a Josane Garcia pelo convite a subir no palanque do Ronaldo, como subiria em qualquer palanque, até porque a IMPRENSA tem passe livre para documentar, e eu iria sem qualquer constrangimento, pois levaria comigo o meu compromisso para com a cidade do Crato.  Mas enfim, eu quero aproveitar o espaço para dizer que não tenho nada contra a pessoa do Ronaldo, que foi meu colega de classe, no Colégio Diocesano, algumas críticas que eu possa fazer no Facebook são críticas ao modelo político e não à pessoa em si. Eu não ataco pessoas, nem a honra delas. Isto não é do meu feitio. 

O que posso dizer é que o desejo ao Ronaldo Gomes de Mattos e a sua equipe, caso seja eleito no dia 07 de Outubro, é que olhe mais para o nosso Crato, que procure solucionar os erros que tentamos resolver nesta gestão e não conseguimos, que tentem resolver o problema do Vulcão do Seminário, o probelma do Camelódromo, do Aterro Sanitário, do Centro de Convenções, da Etrada de Santa Fé, do calçamento do Parque grangeiro, do calçamento dos distritos, da construção de 5 avenidas de entorno do Crato, nascendo lá do Centro de Convenções, por dentro, para o Parque Grangeiro, isso criaria novos bairros na cidade, valorizando áreas em que hoje é apenas mato. Que incorporem ao seu projeto de governo o projeto do PRU atual, que transforma a nossa Expocrato numa espécie de Central Park, de área verde da cidade, com pista de cooper, com reflorestamento, com um projeto arquitetônico, que criem a agenda permanente, anual de eventos para ocupar todos os dias, ou toda semana a RFFSA de Shows, de Concertos, de apresentações, exposições de arte, enfim, que cuide mais da nossa cidade. Isso eu peço a todos os candidatos.

Quanto a subir no palanque, isso é menos importante. O importante é se numa possível gestão do Ronaldo, a voz dos artistas finalmente será levada em consideração, se seremos chamados a contribuir para a construção do projeto cultural e artístico da cidade. Quanto a isso, em qualquer governo que se proponha a fazer o que tem de ser feito para o Crato, poderá sempre contar com a minha contribuição em projetos e idéias, até porque todas as diferenças políticas e ideológicas só existem até o dia 07 de outubro. Depois das eleições, vença quem vencer, o novo prefeito será o governante de TODOS os Cratenses, e não apenas daqueles que votaram neste ou naquele. Nisto eu insisto, para que a democracia seja respeitada, a pluralidade de idéias, as críticas construtivas, e que nunca haja PERSEGUIÇÕES às pessoas das outras candidaturas após o pleito. Que somemos forças para a construção de uma grande cidade, de uma sociedade justa, com projetos factíveis, reais, de desenvolvimento sustentável e com a melhoria de vida para a população. Todos os que assim pensarem assim, meu prezado Rivaildon, Josane Garcia, e Neudes, contam o meu apoio se quiserem REALMENTE trabalhar pelo Crato de verdade, de projetos e de realizações, pois eu defendo a minha cidade, antes de tudo.

Agradeço pela noite agradável, a gentileza, e a simpatia de todos.
É bom saber que as eleições passam, mas o respeito e a consideração das pessoas, continua.
Rivaildon, e digo mais: "É uma pena que nem todos os militantes possuem essa devida educação para saber tratar as pessos e os profissionais". O que tenho enfrentado por parte de algumas militâncias de candidatos não está de acordo com os princípios da educação e da gentileza" .

Dihelson Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.