30 setembro 2012

REFINARIA - Decisão sobre parcerias cabe à Petrobras, diz Governador


Se a refinaria Premium II vai ter de fato um novo investidor coreano não será decisão do Governo do Estado, garantiu o governador Cid Gomes. Segundo ele, a reunião entre os empresários coreanos da GS Caltex e representantes da estatal está confirmada para a próxima terça-feira (2) e será um primeiro momento de negociação entre as companhias. O encontro da empresa coreana com a Petrobras foi antecipado ao O POVO pelo governador, logo após voltar da Coreia do Sul, na edição do dia 19 passado.

“Vou só apresentar as duas (empresas). A decisão é da Petrobras. Não quero dar margem para que digam que estou intervindo em decisões que não são minhas”, argumentou. O governador disse ainda que não terá nenhum poder de decisão e que a demanda é da estatal. “Essa é uma demanda da Petrobras. Pura e exclusivamente da Petrobras. Não tenho nenhum poder de decisão”. Segundo ele, foram confirmados o vice-presidente de Energia, Refino e Petróleo, o executivo geral de Refino e um assessor técnico da GS Caltex. “A Petrobras confirmou também três pessoas”, disse, que seriam os gerentes executivos do Tributário, Maria Alice Deschamps, e de Abastecimento Corporativo, Arlindo Moreira, além do Geral de Planejamento Corporativo.

O prazo final de 2017 previsto para a entrega da refinaria Premium II do Ceará ainda poderá ser revisto caso a Petrobras encontre um parceiro para o projeto. Cid Gomes relembrou que, em reunião com a presidente da estatal, Graça Foster, ela explicou que a refinaria é uma demanda do País, mas sozinha a estatal não terá como viabilizar o projeto antes. Na ocasião, Foster explicou o detalhamento do projeto da refinaria e destacou que ela é necessária porque o país está exportando petróleo e importando derivados a um preço mais alto. Disse ainda que o projeto é viável desde que os custos sejam de até 38 mil dólares por barril. 

A Coreia é o terceiro país com menores custos, atrás de China e Índia. “A Petrobras sabe que tem sofrido na construção da Abreu e Lima em Pernambuco e ela relatou isso”, disse acrescentando que a GS Caltex tem experiência em construção de refinaria e indicadores de produtividade que são referência no mundo.
 
O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.