09 setembro 2012

Para você Refletir - Por Maria Otilia

No dia 7 de setembro de 1822 o Brasil  fica livre  de  Portugal , deixando de ser colônia para se tornar uma nação “independente”. É importante que  essa data seja lembrada a cada ano, por todo o país, numa tentativa de exercer o civismo e assim mostrar que o patriotismo  pode  e deve ser uma característica do  povo  brasileiro.

No desfile deste ano , aqui na cidade do Crato ,muitas curiosidades  foram notadas, como escolas homenageando grandes escritores, estados  brasileiros, etc. Bem  como apresentando os  seus maravilhosos projetos pedagógicos,etc. Entretanto  algumas escolas precisam pensar e refletir  o que representa o ato de independência para o país e buscar temas nacionais, afinal toda escola tem professor de história,geografia,artes e, acima de tudo, direcionados à proposta cívica. Inclusive com as bandas fanfarras tocando músicas alusivas a esta data. E não tocando música tipo “mata o papai”, como ouvimos durante o desfile.

Cabe a nós  educadores, evitar alguns abusos  durante o desfile, como  a exposição de adolescentes  com shorts minúsculos,  tops, saias curtíssimas, inclusive deixando elas próprias um pouco envergonhadas.
Como diz Rogério Rosa,  comentarista do desfile cívico-militar do Rio de Janeiro , que alguns  abusos de extravagância acabam deixando o compromisso de mostrar a preocupação com um momento tão importante da nossa história numa exibição de modismo e caricaturas que não fazem parte da simbologia do ato, tornando assim um espetáculo onde se mistura as piadinhas e gritos sarcásticos do público com alegorias desnecessárias.

Lembrando  também que quando  prometemos os “chamados pontos de participação” para nossos alunos, estamos cometendo   um grande erro. Não estamos construindo com eles a  importância do desfile como construção da cidadania, do patriotismo. Realmente de  desfilar e comemorarar uma das datas mais importante para o povo brasileiro.

              ...o civismo consiste no respeito aos valores, às instituições e às práticas especificamente políticas de um país. Dessa forma, o civismo é uma questão de cultura política e de filosofia política."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.