15 setembro 2012

Debate é realizado na Associação Comercial com a presença de todos os candidatos a prefeito do Crato




"A PAZ É POSSÍVEL, QUANDO AS PESSOAS SE RESPEITAM"

Aconteceu na tarde de ontem ( 14 ) no auditório da Associação Comercial e Empresarial do Crato, mais um debate, desta vez, contando com a presença de todos os candidatos a prefeito da cidade do Crato para as próximas eleições. O evento foi dividido em dois grandes blocos, sendo o primeiro voltado às questões ambientais, que contou com pequenas palestras sobre a importância da preservação do meio ambiente proferidas por Dr. William Brito, Dr. Nivaldo Soares e Dr. Iarley Brito. Em seguida, os candidatos foram convidados a responder às perguntas relativas ao tema.

O debate foi dirigido pelo ambientalista Ed. Alencar e teve como mediador o radialista Lucion Oliveira, que procurou antes de tudo, cumprir as regras. Todo o evento foi transmitido ao vivo pelo Blog do Crato, através da webradio Chapada do Araripe, sendo ainda, gravado em áudio e vídeo. Os candidatos Cícero França e Ronaldo Gomes de Matos também levaram seus próprios cinegrafistas, que registraram todo o evento.

Tudo transcorria num ambiente de respeito e seriedade, até que com a chegada de alguns militantes mais fervorosos, começou-se a fazer torcidas organizadas, com aplausos e vaias a cada uma das respostas dos candidatos, o que foi combatido pelo mediador, pois segundo as regras, não era permitido esse tipo de manifestação. Independente dos inúmeros pedidos para que as "torcidas" se acalmassem, estas iniciaram uma escalada cada mais mais preocupante e perturbadora, chegando ao ponto de inviabilizar o debate. O radialista Lucion Oliveira teve que interromper temporariamente e chamar as coordenações de cada candidato para pedir providências. Após alguns minutos, o debate foi reiniciado, entretanto, quando o candidato Cícero França em sua fala abordou o tema de uma reportagem do Jornal do Cariri, em que cita o TCM e o empresário Ronaldo, o clima ficou tenso, e novamente as torcidas agiram com mais intensidade. Temendo o pior, ou seja, uma briga generalizada ( segundo nos informou em entrevista posterior ), o mediador resolveu finalizar o debate na metade, quando os temas livres ainda começavam a ser debatidos. 

CÁ PRA NÓS

Falando agora como eu gosto de falar, sem a "frescura" da linguagem jornalística, no geral, o debate foi muito bom. A idéia do ambientalista Ed. Alencar de fazer um encontro ressaltando as questões ambientais numa cidade como o Crato, foi maravilhosa. O que ele não contava era com a tremenda falta de educação do povo, que mais uma vez demonstrou mais FANATISMO do que comprometimento, e isso eu não me refiro a qualquer candidatura em especial, mas a todas. Eu estava lá, eu gravei em vídeo, e é possível ver claramente a escalada de alguns em tentar tumultuar o debate, e de formas totalmente antidemocráticas, procurar a briga, a provocação e o desentendimento. É preciso que a sociedade cratense amadureça, e possa compreender que DEBATE é coisa séria. Há poucos dias ouvi até de um professor renomado da cidade, porém não muito politizado, que não ia a debate porque lhe parecia briga de gladiadores. Na verdade, essa idéia equivocada é antidemocrática. O problema é que alguns confundem DEBATE com EMBATE e COMBATE. E são 3 coisas totalmente diferentes. Com as hostilidades do final, em que alguns foram às ruas, e soubemos que houve até briga, fica comprovado que Crato está hoje longe de um amadurecimento político. Enquanto imperar a paixão sobre a razão, o Fanatismo sobre a Ética, as pilhérias sobre a seriedade, não teremos uma eleição cuja base deveria ser a RAZÃO, as PROPOSTAS e a SERIEDADE.

Quero parabenizar ao Ed. Alencar, que imbuído das melhores razões possíveis, procurou dar esse presente à sociedade cratense, custeando do seu próprio bolso todas as despesas com o debate ( e ele é um cara que não tem muitas condições para isso ), chegando a trazer de sua residência as taças utilizadas para a água às equipes. Parabéns também ao Francildo, parabéns ao Lucion, parabéns  a todos os envolvidos na realização do evento em si. Isso é indiscutível. Muitas coisas proveitosas também foram colhidas, compromissos ambientais foram assinados, entretanto, poderíamos termos ido muito mais longe, avançado mais, se algumas pessoas que ali estavam, compreendessem o significado de uma palavra simples, que deve vir do berço, que não é todo mundo que tem, mas que com certeza, faz toda a diferença do mundo, e se chama EDUCAÇÃO.

Por: Dihelson Mendonça

COBERTURA FOTOGRÁFICA


Acima: Debate entre os candidatos à prefeitura do Crato na Associação Comercial


Desta feita, todos os candidatos compareceram





Acima, o organizador do debate, ambientalista Ed. Alencar conversa com o vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho


O debate começou com 3 pequenas palestras proferidas pelos ambientalistas William Brito, Nivaldo Soares e Yarlei Brito.


Na foto acima, Dr. Yarlei Brito


A platéia numerosa, lotou o auditório da Associação Comercial e Empresarial do Crato


Acima: Dr. William Brito, cujo discurso sobre o meio ambiente foi bastante aplaudido


Parte do Público presente. Lá fora, a rua tristão Gonçalves estava tomada de pessoas querendo entrar.



O Mediador do Debate, Radialista Lucion Oliveira, que agiu com muita imparcialidade e seriedade


Acima, o candidato pelo PV, Cícero França

 
Acima, o candidato pelo PSB, Dep. Sineval Roque


Acima, o candidato pelo partido dos trabalhadores ( PT ), Dr. Marcos Cunha


Acima, o candidato pelo PMDB, Ronaldo Gomes de Mattos




Acima, foto de um dos documentos apresentados pelo candidato Ronaldo


Fotos: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Um comentário:

  1. A eleição do Crato já está definida pela livre e soberana vontade do povo. O candidato do PMDB é o grande vitorioso, aos outros candidatos resta aguardar as proximas eleições.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.