29 setembro 2012

COMPANHIA DE TEATRO DO CRATO REPRESENTARÁ O CEARÁ EM FESTIVAL NACIONAL


A Companhia Cearense de Teatro Brincante foi convidada para representar o Ceará no oitavo festival nacional de teatro que se realizará na cidade de Vitoria, capital do Espírito Santo que, em termos de artes cênicas, é referencia no País. A Companhia vai com dois espetáculos próprios “A Comedia da Maldição e A Donzela e o Cangaceiro”. Na delegação são 16 pessoas entre atores, atrizes e técnicos. O festival arcará com todas as despesas e ainda pagará cachês. A prefeitura do Crato também ajudará nas despesas e a viagem está marcada para o dia 16 de outubro. Para o teatrólogo e diretor das peças, Cacá Araujo, o convite é uma coisa rara por se tratar da primeira vez que espetáculos como esses, do interior do Ceará, serem chamados para participar de um evento de tanta magnitude numa região tão distante dos nossos hábitos e costumes e não deixa de ser um reconhecimento ao talento dos que fazem a cultura popular do Crato, do Cariri e do Ceará como um todo.

A Comedia da Maldição é o espetáculo fundador da Companhia Cearense de Teatro Brincante e está em cartaz há mais de oito anos. Conta a historia de um mito brasileiro muito forte no imaginário popular. Uma moça que se amasia com um padre e é condenada a maldição a virar mula sem cabeça. O conto é feito de forma bastante lúdica para todas as idades na tentativa de fortalecer a nossa identidade e valorizar as tradições populares, incluindo a religiosidade regional. Já A Donzela e o Cangaceiro tem uma temática ecológica ambientada no Sitio Fundão. A peça faz uma homenagem ao ambientalista Jeferson da Franca Alencar que aparece como uma esfinge dotada de toda sabedoria que comanda a natureza, incluindo outro mito que é a caipora reverenciada como Deusa protetora das matas e dos animais. O radialista Ed Alencar também está nas homenagens na figura de um cangaceiro chamado Edmundo Virgulino.

Cacá Araujo elege o convite como marco de uma singularidade e um reconhecimento a uma trajetória de pesquisas, dedicação profunda a uma estética eleita fundamentalmente como forma original de se trabalhar teatro a partir da mitologia nordestina e da gestualidade sertaneja. A Companhia de Teatro Brincante já tem dois convites para se apresentar em Portugal e em São Paulo no próximo ano de 2013. De São Paulo, disse Cacá Araujo, há interesse do Centro de Dramaturgia Contemporânea, produtora de textos dramáticos a partir do cotidiano urbano, em fazer uma parceria com a Companhia de Teatro Brincante para produções de trabalhos com conteúdos semelhantes a partir da mitologia e da realidade do sertanejo.

Nota do Editor: Aproveito a oportunidade para fazer a divulgação da peça "A Comédia da Maldição", que será mais uma vez apresentada em Crato, hoje ( 29 ) e amanhã ( 30 ).
A COMÉDIA DA MALDIÇÃO

Cia. Cearense de Teatro Brincante (Crato-CE)
Texto e Direção de Cacá Araújo / Música de Lifanco

29(sab) e 30(dom) de setembro de 2012
Teatro Rachel de Queiroz, 20h
R$ 7,00 (meia e antecipada)
R$ 14,00 (inteira)
12 anos
60 min

"A fantástica e misteriosa história de uma bela jovem que se amancebou com um padre foi condenada à terrível maldição de virar mula-sem-cabeça! Em cartaz desde 2005, uma das mais tradicionais lendas brasileiras recontada num grande espetáculo já visto por quase 20.000 pessoas nos palcos, praças e ruas do Brasil..."

ELENCO:

Cacá Araújo: Tandô
Edival Dias: Padre Sebastião
Henrique Macêdo: Fotógrafo Jorjão
Joênyo Alves: Mãe Luzia
Jonyzia Fernandes: Ana Expedita
Joseany Oliveira: Beata Carmélia e Leide Zefa
Josernany Oliveira: Brincante da Mula
Márcio Silvestre: Vigário Felizberto
Michelle Lima: Cibita
Orleyna Moura: Viúva Fantina
Paulo Fernandes: Dono da Bodega
Pryscylla Cordeiro: Zulmira
Samara Neres: Irmã Francilina e Ladra

Músicos: Lifanco (viola), Jean Alex (rabeca e percussão) e elenco (percussão)

TÉCNICA:

Texto e Direção Geral: Cacá Araújo
Assistência de Direção: Orleyna Moura
Cenografia, Sonoplastia e Iluminação: Cacá Araújo
Maquiagem e Figurino: Joênio Alves
Música: Cacá Araújo e Lifanco
Cenotécnica, Operação de Luz e Som: Wideny Toyota

INFORMAÇÕES:
(88) 8801.0897
(88) 9960.4466
(88) 3523.2168
Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.