29 agosto 2012

Venezuelanos conseguem controlar incêndio em refinaria


Brasília - As autoridades da Venezuela informaram hoje (28) que o fogo na refinaria de Amuay foi controlado nesta manhã. Até as primeiras horas desta terça-feira havia fogo em dois tanques da refinaria. Mas José Uray, um dos funcionário do centro de operações da refinaria, disse que o incêndio acabou. O incêndio na região começou no sábado (25).

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, parabenizou as equipes de bombeiros e voluntários na rede social Twitter. “Vamos vencer”, disse o presidente. Segundo o ministro de Petróleo e Mineração, Rafael Ramírez, disse que 222 bombeiros e voluntários trabalharam nas últimas horas para conter as labaredas. O incêndio na refinaria de Amuay começou na área de armazenamento. Segundo o ministro, a área operacional não foi afetada. Pelo menos 41 pessoas morreram no incêndio, 150 ficaram feridas e 33 permanecem hospitalizadas.

Os peritos investigam a suspeita de que a explosão tenha sido causada por um vazamento de gás propano. Para o governo, a etapa de apuração das causas do acidente deve ser priorizada depois de controlado o fogo. A menos de dois meses das eleições presidenciais, o presidente da Venezuela que tenta a reeleição, Hugo Chávez, pediu à população que não se deixe influenciar por tentativas de politização do incidente. As refinarias de Amuay, Bajo Grande e Cardon formam o Centro de Refino de Paraguana, o maior complexo de refinarias na Venezuela, que representa 71% da capacidade de refino no país.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN.

Edição: Talita Cavalcante
Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.