31 julho 2012

Moroni lidera a pesquisa do Ibope em Fortaleza




A primeira pesquisa do Ibope para a TV Verdes Mares foi realizada no fim de semana na Capital cearense

Se a eleição para a Prefeitura de Fortaleza fosse hoje, o candidato Moroni Torgan (DEM) seria o eleito. A pesquisa feita pelo Ibope para a Televisão Verdes Mares aponta ainda a preferência do eleitorado sobre os demais concorrentes à chefia do Executivo municipal no dia 7 de outubro. O Ibope ouviu um total de 602 eleitores entre os dias 27 e 29 de julho. Segundo o relatório feito pelo o Instituto, o modelo de amostragem utilizado na enquete é o de conglomerados em dois estágios. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Devidamente registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a pesquisa utilizou entrevistas pessoais com questionários elaborados de acordo com os objetivos da enquete.

Intenções de voto

A primeira pesquisa encomendada pela TV Verdes Mares ao Ibope (estão contratadas mais duas outras além do prognóstico e da boca de urna), após o registro oficial dos candidatos que concorrerão à Prefeitura da Capital, aponta o candidato Moroni Torgan (DEM) em vantagem na disputa pelas intenções de voto. No cenário de intenção de voto estimulada, onde são apresentados os nomes de todos os candidatos aos eleitores entrevistados, Moroni atinge 32% das intenções de voto seguido pelo senador Inácio Arruda (PCdoB), com 15% das citações. O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) obtém 11%, logo à frente de Renato Roseno (PSOL), com 10%.

O deputado estadual Roberto Cláudio (PSB) conseguiu 8% das intenções de voto, ficando à frente de Marcos Cals (PSDB), que somou 6%. Já Elmano de Freitas conquistou 4%. Francisco Gonzaga (PSTU) e Professor Valdeci (PRTB) obtiveram 1%. O candidato André Ramos (PPL) não conseguiu pontuar, segundo o relatório. Os eleitores que declararam a intenção de votar em branco ou nulo totalizam 6%, enquanto outros 6% estão indecisos ou preferem não responder.

Rejeição


Utilizando a medida de rejeição estimulada com múltiplas opções, o Ibope deu aos entrevistados a opção de citar mais de um nome. Entre os candidatos mencionados pelos eleitores de Fortaleza como aqueles em quem não votariam de jeito nenhum, Moroni Torgan é o que atinge o maior índice de rejeição, chegando a 34%. Em seguida aparece Inácio Arruda com 27% das citações de rejeição, imediatamente depois aparece o candidato Elmano de Freitas com 22%, Francisco Gonzaga com 21%. O nome de Marcos Cals registra 16%. Os candidatos professor Valdeci e Roberto Cláudio são citados por 15% dos eleitores pesquisados. Os candidatos Renato Roseno, André Ramos e Heitor Férrer obtêm índices que variaram entre 14% e 12%. Os eleitores que declararam não rejeitar candidato algum são 6% dos entrevistados e outros 9% não sabem ou preferem não responder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.