10 julho 2012

Juazeiro terá câmeras de vigilância nas ruas, em agosto


No alto do poste da Rua São Pedro, a câmera já está instalada, mas o serviço ainda não começou oficialmente, pois aguarda ajustes finais

Juazeiro do Norte. Em agosto, começa a funcionar o sistema de monitoramento por câmeras de segurança, neste Município. Os serviços serão integrados por meio das Polícias, mas está sendo implantado pela Secretaria de Segurança de Juazeiro do Norte. Em princípio, serão implementadas dez câmeras estratégicas, seis delas móveis no Centro da cidade e área de acesso aos principais bairros. 
Por questões técnicas, o sistema deixou ser implementado há dois meses. Caixas de energia foram adquiridas em São Paulo, para serem ligadas às câmaras. Desde sexta-feira passada, os equipamentos estão sendo montados. As outras quatro câmeras serão fixas na Avenida Padre Cícero, na saída e entrada de Juazeiro para o Crato. Essas, que são as mais complexas para o sistema 24 horas de vigilância, serão automáticas e acionadas na central, que já está montada, na situação de irregularidade dos veículos identificados. A meta é reduzir em cerca de 80% o índice de criminalidade na cidade. Por conta dos crescentes índices de criminalidade, outros Municípios do Cariri têm investido nesse tipo de vigilância. Em Aurora, Altaneira, Assaré, Brejo Santo e Farias Brito, esses sistemas já estão funcionando, na tentativa de conter práticas delituosas nas cidades. Em Aurora, as câmeras de segurança foram instaladas em todas as entradas e saídas da cidade, praças públicas, Centro e nos Bairros de Araçá, São Benedito e Capela de São Francisco, locais onde havia grande vulnerabilidade e concentração de infratores. São 20 câmeras que filmam toda a movimentação da cidade.

Monitoramento

O monitoramento das imagens é feito por três funcionários do Município que permanecem de plantão diuturnamente. A central de monitoramento das imagens fica numa sala cedida pela Polícia Militar à Secretária de Segurança do Município. Mas, além do circuito de segurança, os 30 agentes do Programa Pró-cidadania garantem a ronda permanente por 24 horas, numa parceria com o Governo do Estado. 
O investimento de aproximadamente R$ 80 mil em segurança já rendeu bons resultados em Aurora. Em 2009, quando ainda não havia o circuito, a criminalidade era alta, com arrombamentos frequentes registrados no comércio da cidade e furtos de veículos. Em 2010, já com as câmeras, o índice de criminalidade foi reduzido pela metade. Em Farias Brito, desde 2010, existem 15 filmadoras em áreas da cidade. A sala de monitoramento de Juazeiro do Norte conta com quatro integrantes de Guarda Municipal treinados, que farão revezamento. Outros agentes, segundo o comando da GM, passarão pelo treinamento. Na sala, estarão também agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. 
O subcomandante da Guarda, José Cláudio de Oliveira Belino, afirma que a sala de monitoramento irá captar imagens de praticamente toda a Rua São Pedro, principal do comércio, das vias principais que dão acesso ao comércio, além da praça Padre Cícero, Rua Padre Cícero, área do bairro Triângulo e na Avenida Castelo Branco com a Avenida Padre Cícero, num dos cruzamentos mais movimentados da cidade. Ele destaca as vantagens que esse serviço também terá para a organização do trânsito, principalmente nos períodos de maior movimentação, durante as romarias, que se iniciam no segundo semestre. Segundo o chefe operacional do monitoramento, Benjamim Santos, nos primeiros dias de implantação do sistema, já deverá ser notada uma mudança em relação à redução dos índices de criminalidade, com os assaltos no Centro da cidade, principalmente, inibindo as saidinhas bancárias. Benjamim afirma que a tendência é os assaltantes saiam do centro e procurem outras áreas e, até mesmo, cidades da região onde não há registros de sistemas de monitoramento. De acordo com o chefe do monitoramento, as áreas mais periféricas da cidade estarão sendo acompanhadas, até porque as entradas para essas áreas estarão ao alcance das câmeras de alta resolução, que podem ser acionadas pelo monitor, ou simplesmente realizarem esse giro de forma automática. O serviço custará R$ 40 mil mensais de manutenção, por meio da empresa Corpvs, vencedora da licitação, com contrato de prestação de serviço a ser renovado em até 60 meses.
Especiais
Cada câmera terá um contador específico. Todo um sistema de fibra ótica já foi montado pela empresa. As câmeras são especiais, voltadas para este tipo de serviço, denominadas "speed dome". São as giratórias, com alcance de até 800 metros e que perfazem um giro de 350º. 
As câmaras fixas estarão voltadas exclusivamente para a leitura automática de placas de veículos que entram e saem de Juazeiro em direção ao Crato. Os equipamentos identificam se os carros estão ou não irregulares, em casos específicos de serem clonados ou roubados. Depois, emitem alarme na central, ao localizar o carro. O sistema começou a ser projetado no ano passado, e a previsão era começar a implantar até o final do ano de 2011.
Mais informações:
Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, Rua Beata Maria de Araújo, S/N - Romeirão
Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3587.3305

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.