06 junho 2012

Notícias da Urca - Universidade Regional do Cariri - 06/06/2012


Convênio possibilita gestão compartilhada da URCA e Conpam, no Sítio Fundão

O Sítio Fundão, em Crato, passará a ter a parceria da Universidade Regional do Cariri (URCA), para o desenvolvimento de ações na área do ensino, pesquisa e extensão. O termo de cooperação técnico-científico foi assinado entre a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e o presidente do Conselho de Políticas e Gestão de Meio Ambiente (Conpam), Paulo Lustosa. O espaço de 97 hectares faz parte do Geossítio Batateira, do Geopark Araripe.

A perspectiva, a partir de agora, é o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para ações que promovam a ciência e a preservação maior do espaço. Em 2008, por meio de Decreto Estadual nº 29179, de 08 de fevereiro, o Sítio Fundão foi caracterizado como Unidade de Conservação de Proteção Integral. A assinatura do termo aconteceu durante a abertura do Seminário Rio + 20 Cariri – Renovando Nossas Energias, que terminou ontem na universidade. Além da gestão compartilhada, a unidade terá o sistema de segurança da área fortalecido, com a construção de uma guarita na entrada, cercas e a atuação da guarda motorizada no espaço. Segundo Paulo Lustosa, o acordo com a Urca é para que a instituição possa apoiar e se utilizar da unidade para as pesquisas e atividades. “Esse tipo de ocupação é saudável para o parque, no sentido de preservar e inibir o mau uso”, diz ele, ao acrescentar os avanços da sinalização dos geossítios, incluindo o sítio Fundão.

O local passou a ser uma das grandes referências para a cidade do Crato de conservação do meio ambiente. Palco de vários protestos em prol de sua conservação, não apenas ambiental, mas histórica, o Sítio Fundão também poderá passar a ser um centro de visitação, a depender de uma discussão junto à comunidade e adequações na lei, segundo o presidente do Conpam, Paulo Lustosa, que fez a palestra de abertura do seminário. A Reitora da Urca, professora Otonite Cortez, destacou a importância do convênio, que coloca a Urca como gestora da importante área de conservação. Cursos como o de Geografia e o de Ciências Biológicas poderão desenvolver importantes projetos dentro do parque, segundo a Reitora. Ela ainda destacou a importante conquista do Selo Verde do Geopark Araripe, no qual o parque está inserido. A proposta inicial de conservação do acervo histórico do parque, que inclui o engenho de madeira, atualmente em ruínas, e o velho casarão de taipa de andar, poderá ser reavaliada. Segundo Paulo Lustosa, esses projetos poderão passar por outras secretarias, já que a atribuição do Conpam está apenas relacionada ao meio ambiente. O local guarda a memória do ambientalista Jéferson da Franca Alencar, o ecologista que preservou a fauna e flora do Sítio Fundão. O seu neto, Ed Alencar, defende a importância de desenvolver na área o turismo sustentável e para isso diz que deve ser ampliado o processo de discussão com a comunidade.

Parceria da URCA e Assembléia Legislativa inaugura Unidade do Procon em Crato

Um espaço destinado ao atendimento e a defesa dos consumidores está em funcionamento, por meio de parceria da Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Núcleo de Práticas Jurídicas e Assembléia Legislativa do Estado. A parceria para a vinda da unidade do Procon para o Crato foi firmada na última sexta-feira, com assinatura dos termos pela Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e o deputado Fernando Hugo Colares, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor. O Procon do Crato irá funcionar no mesmo local onde atua o Núcleo de Práticas Jurídicas da Instituição. O deputado classificou o momento como histórico, dentro de um caráter social de grande relevância para a população. Estiveram presentes na solenidade, representantes do curso de Direito da URCA, além do Vice-Reitor, Professor Patrício Melo. A Reitora da URCA, professora Otonite Cortez, destacou as demandas sociais que são encaminhadas por meio do Procon, dentro das reais necessidades do consumidor. Conforme a Reitora, o consumidor quer saber da procedência do produto que adquire às boas práticas de fabricação. Professora Otonite ressalta a responsabilidade do cidadão, enquanto consumidor na sociedade atual. “É com imensa satisfação que a URCA assina o convênio de instalação da unidade do Procon, em Crato”, diz. O parlamentar ressalta a importância do Procon para o Cariri, como um braço do consumidor, que sempre está em busca de soluções, externando a forma de revoltar-se ao adquirir o seu bem móvel ou imóvel com problemas. Para o coordenador do Curso de Direito da URCA, Professor Antônio Ambrósio de Oliveira, essa parceria possibilita o aprimoramento dos alunos do Curso de Direito da URCA, além de facilitar o atendimento para grande parte da população. O Curso tem se destacado em avaliações feitas por órgãos como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Recentemente recebeu o Selo OAB 2011. O Procon atuará na defesa dos direitos dos consumidores, de produtos e serviços, por meio de atendimento ao público nas dependências de sua sede. Entre as funções do órgão está receber e analisar denúncias apresentadas por consumidores ou entidades representativa dos consumidores; orientar como proceder e resguardar os direitos dos consumidores; incentivar a conciliação e promover acordos, individuais e coletivos, entre fornecedores e consumidores, dentre outras atribuições.

Novos professores das Unidades Descentralizadas da URCA participam de encontro

Professores aprovados recentemente no Processo Seletivo de Professor Temporário, das Unidades Descentralizadas da Universidade Regional do Cariri (URCA), estiveram reunidos no Salão Verde, da sede administrativa Geopark Araripe, com a Reitora da URCA, Otonite Cortez, o Vice-Reitor, Patrício Melo, diretores de centro e Pró-Reitores. O encontro teve como objetivo promover um receptivo aos novos docentes que assumiram as suas funções em salas de aula das unidades de Campos Sales, Missão velha e Iguatu, na última segunda-feira, dia 04. A URCA realizou em maio concurso destinado ao preenchimento de 168 vagas nos cursos dessas unidades. Com isso, a administração da URCA cumpre o compromisso de levar aos estudantes dessas unidades, com apoio do Governo do Estado, o ensino público, gratuito e de qualidade. Mas, a Reitora ressalta que a luta pelo concurso para Professor Efetivo na Instituição continua sendo realizada.
URCA representada durante o Fórum Estadual de Educação

A Universidade Regional do Cariri (URCA) esteve representada durante o Forum Estadual de Educação, realizado no último dia 28 de maio, em Fortaleza. Participaram do evento os docentes do Centro de Educação da URCA, professor Moreira Firmino (Diretor do Centro) e a professora Dra. Edivone Meire Oliveira (vice-diretora do Centro). As alunas do 6º semestre do Curso de Pedagogia, Vanessa Campos de Sousa, Analine Martins, Mabell Sales Batista e Cícera Sales Pinto também estiveram representando a Instituição. O evento aconteceu na Assembléia Legislativa do Ceará. O Fórum Estadual de Educação, Órgão de Estado – Sistema Nacional de Educação, é uma instância de articulação entre Governo e Sociedade Civil Entre, que tem como monitorar o Plano Nacional de Educação e da formulação, implementação e avaliação do Plano Estadual de Educação; acompanhar a tramitação de projetos legislativos referentes à política nacional e estadual de educação no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa, respectivamente; planejar e coordenar as conferências estaduais e sua implementação, além de zelar e apoiar as conferências municipais.
Na ocasião, estavam presentes representantes das 50 instituições que compõem o Fórum, assim como o Coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes; o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; a secretária de Educação do Ceará, professora Isolda Cela, dentre outras autoridades. As representações presentes lutavam pelos 10% do PIB para a Educação no novo Plano Nacional de Educação.

ASSESSORIA DE IMPRENSA 
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.